A Seleção Brasileira de Beach Soccer conquistou neste sábado um feito inédito. Conseguiu pela primeira vez derrubar seu principal adversário em uma final, a Rússia, atual campeã do mundo e bicampeã da Copa Intercontinental.
Não foi nada fácil, mas o Brasil venceu na prorrogação, após um gol de Bruno Xavier, eleito na sexta-feira o Melhor Jogador da temporada, e conquistou o título da Copa Intercontinental.
A conquista da competição também marca a volta do técnico Alexandre Soares à Seleção Brasileira. O treinador, que estava fora da equipe desde 2011, reassumiu o comando da Seleção cinco dias antes de embarcar para os Emirados Árabes e conseguiu resgatar o espírito de grupo. O Brasil havia sido vice-campeão em 2011 e 2012 (perdendo para a Rússia) e no ano passado terminou em quinto lugar.
– Estou muito feliz, depois de três anos fora da Seleção Brasileira ter retornado e ter feito um grupo que soube assimilar perfeitamente o jogar, pensar e agir em equipe, o comprometimento de um com o outro, o espírito de dedicação, de luta e de entrega pelo sistema que nós implementamos. E o resultado veio por meio da coletividade, que é o que a gente está querendo daqui pra frente. Através da coletividade também conquistamos todos os prêmios individuais da competição, além do título que é o principal. Foi um trabalho fantástico! Em poucos dias, todos se conscientizaram de como deveríamos trabalhar e jogar. Agora é buscar uma nova estrutura de trabalho, valorização de todos para que a gente consiga essa quinta estrela que estamos correndo atrás – destacou Alexandre Soares.
O experiente goleiro Mão foi eleito Melhor Jogador e Melhor Goleiro da competição. Bruno Xavier foi um dos artilheiros da Copa.
– Independentemente de ter sido escolhido o Melhor Goleiro e Melhor Jogador, algo inédito no Beach Soccer mundial, agradeço a Deus por essa oportunidade que ele me abençoou individualmente e coletivamente. Só tenho a agradecer. Vamos agora pensar no futuro, precisamos melhorar, que as coisas voltem a ser como antes e creio que isso já está acontecendo. Só a volta do Alexandre Soares já foi um passo importante para a revolução do Beach Soccer e para melhorar o esporte. Estamos muito felizes com ele, com a comissão técnica e com o nosso coordenador Luiz Flaviano Furtado, agora é comemorar, descansar e pensar pra frente -afirmou Mão.
A partida deste sábado foi bastante equilibrada. O Brasil, como já era esperado, encontrou uma Rússia taticamente organizada e rápida nos contra-ataques, mas soube se superar nos momentos importantes do jogo. A vitória brasileira só foi consolidada no último minuto da prorrogação, com um gol de Bruno Xavier, após o empate por 2 a 2 no tempo regulamentar. Fred e Rodrigo marcaram para o Brasil, enquanto Romanov e Perimitin descontaram para os russos.
– Foi uma bela conquista, pelo jeito que foi o jogo e o que mais comoveu o grupo foi a sensibilidade do Brasil nos dando força, todos nos mandando mensagem, coisa fora do normal do que estamos acostumados. O grupo se entregou, toda a comissão técnica. Sabíamos da responsabilidade de conquistar esse título e da importância dele. Gostaria de agradecer a todos que estão juntos nessa nova fase do Beach Soccer. Estão todos de parabéns, o Mão hoje foi muito exigido e mostrou o seu valor, como todos os jogadores – avaliou Bruno Xavier.
Betinho, um dos jogadores com mais títulos no Beach Soccer, comemorou o título inédito da Copa Intercontinental.
– Junto com os meus companheiros consegui conquistar um título que eu ainda não tinha no meu currículo, me consagrando como um dos maiores vencedores do esporte. Gostaria de agradecer a todos os meus companheiros, amigos e familiares por esse feito – contou ele que, entre as várias conquistas, é heptacampeão brasileiro, tetracampeão da Copa do Mundo, campeão mundial de clubes, campeão carioca, bicampeão capixaba, campeão sul-americano, campeão russo, campeão da Champions League, campeão das Eliminatórias da Copa do Mundo, Copa do Brasil.
Luiz Flaviano Furtado, coordenador de Beach Soccer nomeado pela CBF, que também integra a delegação em Dubai, destacou.
– A Seleção Brasileira de Beach Soccer está de parabéns pelo profissionalismo e comprometimento demonstrados aqui em Dubai.
Resultados finais:
7o. lugar – Japão 6 x 1 Estados Unidos
5o. lugar – Emirados Árabes 2 x 4 Marrocos
3o. lugar – Irã 0 x 3 Portugal
Final – Rússia 2 x 3 Brasil
Classificação: Brasil, Rússia, Portugal e Irã
Prêmios individuáis: Melhor Goleiro – Mão (Brasil) Artilheiros – Shishin (Rússia), Goto (Japão) e Bruno Xavier (Brasil) Melhor Jogador – Mão (Brasil)

















