O Fluminense bateu o Boca Juniors por 2 a 1, neste sábado (04), no estádio do Maracanã, e conquistou o seu primeiro título da história da principal competição continental. O resultado ainda colocou o futebol brasileiro com um recorde: é o primeiro país a ganhar o torneio cinco vezes consecutivas.
Desde 2019, o Brasil vem levantando a principal taça do futebol sul-americano, sendo duas vezes com o Flamengo (2019 e 2022), duas com o Palmeiras (2020 e 2021) e, agora, com o Tricolor das Laranjeiras. O máximo que outro país conseguiu fazer foi quatro vezes seguidas, justamente com o Brasil e, também, a Argentina. No caso dos hermanos, isso ocorreu entre 1972 e 1975, todas com o Independiente de Avellaneda.
Agora, o Fluminense, com o título, está classificado para as disputas do Mundial de Clubes de 2023 e de 2025. Nesta temporada, os brasileiros podem enfrentar o Manchester City, de Pep Guardiola, na final do torneio, na Arábia Saudita.
Pode comemorar, torcedor do Fluminense: o Tricolor é campeão da Libertadores da América! Neste sábado (04), jogando em um Maracanã abarrotado, os comandados de Fernando Diniz não se assustaram com o hexacampeão Boca Juniors e venceram por 2 a 1, conquistando o seu primeiro título da história.
Os gols que deram a vitória aos donos da casa foram marcados por Germán Cano, aos 36 minutos do primeiro tempo, após bela jogada de Arias e Keno pela direita, e passe perfeito para o centroavante argentino, que completou para o gol de Romero; e por John Kennedy, na primeira parte da prorrogação. Advíncula, no segundo tempo, chegou a empatar para os argentinos, mas de nada valeu.
O Brasil, portanto, se torna o primeiro país a vencer a Libertadores da América cinco vezes consecutivas, com Flamengo (2019 e 2022), Palmeiras (2020 e 2021) e o próprio Fluminense (2023).
TNT