Detentor de seis títulos mundiais, quatro brasileiros, um Pan-americano e um Sul-americano de jiu-jitsu, Helder Medeiros está em João Pessoa, onde ministrará uma conferência com o intuito de melhorar a qualidade de ensino, profissionalizar o Jiu-jitsu no Estado, além de inaugurar a ONG Halavanca para utilizar o esporte como ferramenta de mudança de vida. O evento acontece a partir desta quinta-feira (21), na capital.
Hélder Medeiros, conhecido no meio esportivo como Bob Esponja, é o criador da equipe Halavanca Brazilian Jiu-jitsu, existente há cerca de dois anos, que conta com 21 filiais no Brasil, sendo 12 somente na Paraíba, quatro das quais de projetos sociais que beneficiam centenas de jovens carentes.
O atleta percebeu a necessidade da qualificação dos professores para a padronização do ensino de jiu-jitsu, por isso decidiu realizar o evento, que inclui um curso na quinta (21 e 22), bem como o seminário e a graduação dos alunos no sábado (23). Ao final, no domingo (24), serão premiados os melhores do ano, entre professores, estudantes, academias e projetos sociais, no Palazzo Cristal Recepções.
Hélder explicou que uma estrutura organizada e profissional é a chave para atingir os objetivos de sucesso de qualquer equipe. “A conferência Halavanca é um evento inovador no Estado e pioneiro no Brasil. São vários eventos dentro de um só e será o pontapé inicial na busca de tornar a Paraíba uma referência no esporte”, frisou o professor.
Cerca de 300 atletas estão aptos a participar da graduação de jiu-jitsu que acontecerá no sábado (23), às 14h, evento gratuito e aberto ao público que quiser assistir à cerimônia. A professora Anna Carolina, integrante da equipe Halavanca, ressaltou a importância de qualificar e padronizar o ensino do jiu-jitsu. “Os professores recebiam a faixa preta e começavam a ensinar de forma aleatória. Queremos mudar isso e oferecer uma metodologia de ensino que seja respeitada mundialmente e sirva de parâmetros para avaliação reciclagem e aperfeiçoamento”, comentou.
Mais sobre Hélder Bob Esponja Medeiros
Hélder Medeiros reside atualmente em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde é supervisor de um programa de ensino que atende escolas públicas e particulares, além de ser técnico da seleção juvenil dos emirados. Naquele país, o ensino da modalidade faz parte do currículo escolar obrigatório.
O atleta é professor de campeões como Antônio Carlos Cara de SapatoJúnior, detentor do título dos pesos pesados no UFC Brasil 3 e que atualmente luta na categoria dos meio pesados no UFC. Helder teve sua formação no Jiu-jitsu através do lutador de MMA na categoria meio-médio do UFC, Demian Maia, o terceiro no ranking mundial nessa modalidade. Além disso, também foi aluno dos Mestres e fundadores da equipe CheckMat de jiu-jitsu, os irmãos Leonardo e Ricardo Vieira.
