Campeões paralímpicos prestigiam etapa Norte-Nordeste - SóEsporte
Atletismo

Campeões paralímpicos prestigiam etapa Norte-Nordeste

A etapa Norte-Nordeste do Circuito de Atletismo e Natação terminou neste domingo, 16, em Natal, com o dever cumprido. O evento reuniu aproximadamente 350 participantes de doze estados, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e mostrou que as modalidades estão no caminho certo para encontrar novos talentos.

Os campeões paralímpicos da natação Adriano Lima e Joana Silva prestigiaram a competição. Os potiguares posaram para fotos e incentivaram seus conterrâneos. Eles não participaram da etapa, pois seguem direto para os circuitos nacionais que acontecem no segundo semestre.

“Estou feliz por saber que a minha cidade pode receber uma competição tão importante. Não podia perder, foi aqui que eu disputei o meu primeiro campeonato, em 1995”, empolga-se o experiente Adriano Lima, detentor de nove medalhas paralímpicas e que já disputou cinco edições de Jogos Paralímpicos.

A medalhista em Londres-2012 Joana Silva ficou na torcida. “Vim rever as amigas e torcer para que elas consigam o índice para o nacional. Acho muito bom Natal receber essa competição. A cidade tem uma ótima estrutura. Até fiquei com vontade de dar uma mergulho”, declara Joana.

Em Natal, os esportistas disputaram medalhas e buscaram índices para as disputas das etapas nacionais, que serão realizadas a partir de agosto. O nadador Willian de Sá Santos, de 20 anos, da classe S7, foi um dos que chamou à atenção da equipe técnica. Ele conquistou medalha de prata nas quatro provas que disputou (100m livre, 100m costas, 50m livre e 100m peito).

Os atletas foram acompanhados de perto pelos treinadores das seleções. O chefe da equipe, Leonardo Tomasello, falou sobre os critérios mais importantes na identificação de potenciais.

“O tempo e a colocação não são os fatores mais importantes. Procuramos ver outros pontos que determinam o potencial. Levamos em conta a idade, tempo de treinamento, biotipo, técnica. A partir daí, procuramos o técnico para ver quais são as condições de treino e o que pode melhorar. O Willian é um bom exemplo”, finaliza Tomasello.

Com 12 recordes brasileiros, o atletismo mostrou que a região tem aptidão para a modalidade. Três das novas marcas nacionais foram conquistadas pelo pernambucano Leonardo Amâncio, F57, integrante da seleção brasileira. Os novos recordes foram no lançamento de dardo (28m12), lançamento de disco (32m71) e arremesso de peso (9m67).

Doze estados representaram as regiões Norte e Nordeste (Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Pará, Paraíba, Pernambuco,  Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). O circuito regional é o maior celeiro de atletas e essas etapas são o início para quem sonha em um dia representar o Brasil em grandes competições.

A próxima fase do Circuito será a etapa regional de São Paulo, que será disputada de 11 a 13 de abril.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.