Campeonato Brasileiro de Squash 2012 na academia Winner, em BH - SóEsporte
Futebol

Campeonato Brasileiro de Squash 2012 na academia Winner, em BH

Federação Mineira de Squash realiza, de 7 a 10 de junho, o Campeonato Brasileiro de Squash 2012 na academia Winner, em BH

Cerca de 120 atletas de vários estados do Brasil participarão do evento, em sua primeira versão disputada exclusivamente por classes. Junto com o evento amador, também será disputada uma etapa do Circuito Brasileiro Profissional de Squash.

Consolidando ainda mais a liderança e o pioneirismo de Minas Gerais no cenário do squash brasileiro, Belo Horizonte sedia, de 7 a 10 de junho na academia Winner (rua Engenheiro Ocelo Cirino, 343, Estoril), o Campeonato Brasileiro de Squash 2012, em sua primeira versão disputada exclusivamente por classes.

Promovido pela Federação Mineira de Squash (FMS), o evento contará com a presença de mais de 120 atletas de vários estados do Brasil. Os jogos acontecerão nos dias 7, 8 e 9 de junho (quinta a sábado), das 9h às 21h, e no dia 10 de junho (domingo), das 9h às 14h.

Junto com o evento amador será disputada também uma etapa do Circuito Brasileiro Profissional de Squash. Uma boa oportunidade para ver nas quadras mineiras alguns dos melhores atletas do Brasil e da América do Sul.

Durante os quatro dias de competição serão disputados mais de 200 jogos, que ao final apontarão os campeões e campeãs brasileiros de 1ª a 5ª classes do ano de 2012.

Segundo Daniel Penna, presidente da Federação Mineira de Squash e organizador do evento, Minas Gerais possui hoje o melhor squash do Brasil: “Somos os atuais campeões nacionais e nos preparamos muito para esse evento, para que possamos nos tornar bicampeões nacionais. Nossos atletas vêm treinando pesado e nossas academias estão cada dia mais lotadas, o que demonstra o quanto o squash vem crescendo em Minas”, diz.

Seguem alguns depoimentos de atletas que participarão das competições como sugestão de pauta

Eduardo Fernandez, 32 anos, de Porto Alegre, joga squash há 19 anos e treina, em média, uma hora e meia por dia. Colecionador de importantes títulos, o atleta foi campeão gaúcho por quatro vezes; é o atual vice-campeão catarinense; número 1 do ranking gaúcho e número 3 do ranking catarinense; foi duas vezes semifinalista do Campeonato Brasileiro na 1ª classe; vice-campeão juvenil sub 17 e campeão do Torneio Universitário da UCSB em Santa Bárbara, na Califórnia, em 2001.

Fernando diz que está preparado para o torneio e que sempre joga buscando o seu melhor desempenho, desfrutando ao máximo as partidas e o evento, que considera importante devido à organização e ao alto nível dos atletas.

O carioca André Carnier, 30 anos, começou a jogar squash aos oito anos de idade acompanhado do seu pai no Rio Squash Clube. Carnier jogou até os 13 anos e só retornou ao esporte aos 22. Durante esse período dedicou-se ao futebol profissional nos Estados Unidos e na França. Desde que retornou, há nove anos, André treina cerca de três horas por dia, contabilizando treino em quadra e musculação.

O atleta foi campeão brasileiro da 2ª classe em 2005 em Brasília; vice-campeão brasileiro da 1ª classe de 2010; bicampeão Bahia Open da 1ª classe em 2012; bicampeão da 1ª classe no Joinville Open de Squash em 2011; tetracampeão da 1ª classe no Búzios Open de Squash em 2007, 2009, 2010 e 2011 e campeão do Pão de Açúcar Open 2011.

Ele espera ser campeão brasileiro da 1ª classe nos jogos que disputará em Belo Horizonte.

O paulista Filipe Soares, 44 anos, joga squash há 30 anos e atualmente é o presidente da Federação Paulista de Squash. Seu treino diário é de cinco horas, contando com pilates.

Soares foi campeão brasileiro master 40 em 2009; vice-campeão sulamericano master A em 2010; campeão brasileiro master 40 em 2010; campeão sulamericano master 40 em 2011 e campeão paulista 2011.

Sua expectativa é de um campeonato muito equilibrado, por ser disputado entre os melhores de cada estado do país. Em julho, Filipe representará o Brasil no Mundial Master de Squash em Birmingham, na Inglaterra.

O mineiro Alysson Corrêa, 38 anos, natural de Belo Horizonte, pratica squash há cinco anos e treina em média uma hora por dia.

Corrêa foi campeão Capixaba 3ª classe em 2008; campeão Capixaba  4ª classe em 2008; campeão do Enjoy Internacional de Squash em 2009; campeão master em 2010 e vice campeão mineiro em 2007, 2010 e 2011.

Para o atleta, o campeonato é uma excelente iniciativa dos realizadores, uma vez que Minas Gerais é respeitada pelo bom squash que possui. “Isso nos dá responsabilidade a cada circuito. Então, é sempre com grande expectativa que aguardo cada um”, diz Corrêa. Ele conta que está bem preparado e que sua rotina antes de um torneio importante como esse sempre muda em termos de alimentação, treinamentos e conduta social.

O também mineiro Pedro Veiga, 17 anos, de BH, atual número 2 do squash juvenil brasileiro e número 7 no profissional, já conquistou importantes títulos em campeonatos brasileiros e internacionais: medalha de prata por equipe no Panamericano Juvenil 2011 em El Salvador; medalha de bronze por equipe e medalha de bronze nas duplas masculinas no Sulamericano Adulto 2011 no Peru; medalha de prata nas duplas mistas no XI Sulamericano Juvenil de Squash no Paraguai; medalha de prata na categoria sub 19 no Campeonato Brasileiro de 2010; vice-campeão brasileiro sub 19 em 2011; medalha de prata no Panamericano por equipes em El Savador, em 2011; medalha de ouro nas duplas mistas e medalha prata nas duplas masculinas do Sulamericano Juvenil de Squash em 2012 no Chile.

Atualmente, Veiga vem se preparando para o Campeonato Mundial Juvenil de Squash que acontecerá em julho no Qatar. “Nos países dos Emirados Árabes o squash é um esporte de altíssimo nível e de muita tradição. Os jogadores são excelentes, alguns são os melhores do mundo. Por isso venho treinando exaustivamente, cerca de cinco vezes por semana e em dois períodos, fora os torneios, que são muito bons para pegar ritmo. Além da experiência que adquirimos nos torneios mundiais, devido ao nível dos atletas, sempre reencontramos vários amigos de diversos países e adquirimos muito conhecimento, troca de cultura, além das viagens para países próximos. Dessa vez vamos conhecer o Egito e o Paquistão”, diz o atleta.

Pedro participará da etapa do Circuito Profissional de Squash 2012 na Winner e está aguardando a realização do sorteio final, após o qualifying, para saber quem serão seus adversários. “Espero jogar muito bem e dar o máximo que eu puder. Minha expectativa é chegar na semifinal”.

Giovanna Veiga, irmã de Pedro, também coleciona títulos importantes: vice-campeã na categoria sub 11 no Sulamericano 2010 em Belo Horizonte; 3º lugar na categoria sub 13 no Sulamericano 2011 no Paraguai; 1º lugar na sub 11 no Quito Junior Open 2010 no Equador;  2º lugar na sub 15 e 1º lugar na 3ª classe no Campeonato Brasileiro de 2010; vice-campeã sub 15 e campeã da 3ª classe feminino no Campeonato Brasileiro em 2011.

A atleta  treina cerca de 3 horas por dia e está confiante na performance dos atletas mineiros e brasileiros nas competições.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.