A maior competição de base do basquete nacional começa com novidades, neste sábado (dia 8), na capital Curitiba, no Paraná. Pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro Sub-15 de Seleções Feminino e Masculino da 1ª, 2ª e 3ª Divisões contará com um Website exclusivo da competição, onde haverá placar ao vivo, atualizados minuto a minuto, estatísticas das seleções e outros destaques. O site, as estatísticas ao vivo e o FIBA organizer estão sendo desenvolvidos em parceria da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) com FIBA e Sporting Pulse, através de Marcelo Gallicchio, o representante das Américas. Com as atualizações em tempo real mais de 530 atletas representando as 26 federações e o Distrito Federal estarão sendo mapeados durante o evento. O endereço do website é www.brasileirosub15.sportingpulse.net.
“Entramos em contato com a CBB há um mês. Mostramos nosso trabalho e já saímos com a apresentação do Campeonato Brasileiro de Base em Curitiba. Tínhamos um mês para prepararmos tudo, mas queríamos mostrar que era possível. A Sporting Pulse é uma empresa australiana que desenvolve esses programas de Website, Estatísticas ao vivo e o Organizer para a FIBA. Estamos muito contentes com esse trabalho conjunto. Nosso objetivo é atender todas as federações estaduais que estejam interessadas. Com certeza, podemos ajudar no desenvolvimento da modalidade através dessas plataformas que estamos utilizando em Curitiba. Está sendo um belo exemplo de que em pouco tempo é possível gerar um trabalho de muita qualidade. Quero parabenizar a CBB que se mostrou totalmente disposta em mostrar que era possível”, explicou Gallicchio.
Marcelo destacou a parceria que é estendida a todas as federações que estejam interessadas.
“Queremos colaborar no desenvolvimento das competições internacionais. Com o FIBA Organizer queremos ajudar na organização interna das federações, pois além da estatística possui muitas ferramentas internas que servem para administração de atletas. Visualização dos torneios e organização das Federações é o que temos para oferecer. A Federação Paulista já iniciou um trabalho em conjunto conosco para a realização de seus campeonatos e está tudo acertado para iniciarmos esta temporada o trabalho com a Liga de Basquete Feminino (LBF)”, acrescentou.
O primeiro evento do Campeonato Brasileiro foi realizado, nesta sexta-feira (7), com o treinamento dos estatísticos em Curitiba. No sábado (8), a CBB irá realizar mais quatro eventos. O primeiro, às 9h de Brasília, será o Congresso Técnico no auditório do Hotel Bristol Centro Cívico. No mesmo horário, no Ginásio de Esportes do SEST/SENAT, será ministrada a Clinica da Escola Nacional de Arbitragem (ENAB). Às 14h, também no SEST/SENAT, é a vez da Escola Nacional de Treinadores (ENTB). E às 19h, no Ginásio do Circulo Militar, está programada a Cerimônia de Abertura.
A primeira rodada da 1ª Divisão Masculina será disputada no domingo (9) com Rio Grande do Sul x Minas Gerais (8h), Espírito Santo x Ceará (11h), Distrito Federal x Paraíba (14h) e Mato Grosso do Sul x Paraná (17h). Folgam as seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo. Já a competição feminina começa com Amazonas x Rio Grande do Sul (9h30), Mato Grosso do Sul x Pernambuco (12h30), Rio de Janeiro x Distrito Federal (15h30) e Mato Grosso x Paraná (18h30). Folgam São Paulo e Santa Catarina.
A 2ª Divisão Masculina também tem início no domingo com Rio Grande do Norte x Bahia (8h), Pará x Roraima (11h), Santa Catarina x Amazonas (14h) e Pernambuco x Mato Grosso (17h). Já o torneio feminino terá na primeira rodada Maranhão x Ceará (9h30), Minas Gerais x Rondônia (12h30), Espírito Santo x Bahia (15h30) e Paraíba x Alagoas (18h30).
E a 3ª Divisão Masculina será aberta com Maranhão x Piauí (8h), Tocantins x Acre (11h) e Alagoas x Sergipe (15h30). Folgam as seleções do Amapá, Goiás e Rondônia. O campeonato feminino começa com Rio Grande do Norte x Piauí (9h30), Roraima x Acre (14h) e Amapá x Tocantins (17h). Folgam na primeira rodada Goiás, Pará e Sergipe.
Confira a tabela completa do Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino da 1ª Divisão Clique aqui.
Confira a tabela completa do Campeonato Brasileiro Sub-15 Masculino da 1ª Divisão Clique aqui.
O Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15 Feminino e Masculino é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com apoio da Federação Paranaense de Basketball e financiado com recursos do BRADESCO por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte.
Forma de Disputa
De acordo com o regulamento, na primeira fase as seleções foram divididas em dois grupos e jogam entre si, em turno único. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para a fase semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os ganhadores decidem o título, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar.
Agenda do Campeonato Brasileiro
07/08 – Chegada das delegações de 1ª, 2ª, 3ª Divisões
08/08 (09h) – Congresso Técnico
08/08 (10h) – Escola Nacional de Arbitragem (ENAB)
08/08 (14h) – Escola Nacional de Treinadores (ENTB)
08/08 (19h) – Abertura oficial do Campeonato Brasileiro
09/08 – Início dos jogos da 1ª, 2ª e 3ª Divisões
13/08 – Encerramento da 2ª Divisão
14/08 – Saída das delegações da 2ª Divisão
15/08 – Encerramento da 1ª e 3ª Divisões
16/08 – Saída das delegações da 1ª e 3ª Divisões
Os últimos campeões:
2011
1ª Divisão – São Paulo (masculino) e São Paulo (feminino)
2ª Divisão – Paraná (masculino) e Maranhão (feminino)
3ª Divisão – Maranhão (masculino) e Rondônia (feminino)
2012
1ª Divisão – Minas Gerais (masculino) e São Paulo (feminino)
2ª Divisão – Mato Grosso do Sul (masculino) e Minas Gerais (feminino)
3ª Divisão – Mato Grosso (masculino) e Pará (feminino)
2013
1ª Divisão – São Paulo (masculino) e São Paulo (feminino)
2ª Divisão – Espírito Santo (masculino) e Maranhão (feminino)
3ª Divisão – Rio Grande do Norte (masculino) e Alagoas (feminino)
2014
1ª Divisão – São Paulo (masculino) e São Paulo (feminino)
2ª Divisão – Ceará (masculino) e Distrito Federal (feminino)
3ª Divisão – Roraima (masculino) e Ceará (feminino)

















