Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino da 1ª Divisão - SóEsporte
Basquete

Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino da 1ª Divisão

Depois de folgar na primeira rodada do Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino da 1ª Divisão, a seleção de São Paulo estreou com vitória sobre o Rio Grande do Sul por 91 a 43 (42 a 24 no primeiro tempo), nesta terça-feira (dia 10), no Ginásio do Centro de Esportes e Lazer Ney Braga, na cidade paranaense de São José dos Pinhais. Com 18 pontos, a cestinha do jogo foi a armadora paulista Lays da Silva, enquanto a melhor pelo time gaúcho foi a armadora Eduarda Cortinove, com 13 pontos.

“Por conta da estreia, as meninas entraram um pouco nervosas na partida. Elas cresceram durante o jogo e estão de parabéns pela vitória. A nossa armadora Lays foi o diferencial no jogo e foi importantíssima para essa conquista. Sabíamos que o nível dos jogos seria alto e não está sendo diferente”, avaliou o técnico de São Paulo, Marcelo Gomes.

Sob o comando do técnico Júlio Patrício, a equipe de Santa Catarina somou mais uma vitória na competição ao derrotar o Mato Grosso por 86 a 12 (42 a 8), na segunda partida da rodada. A cestinha do confronto foi a ala-pivô Luiza Buch (SC), com 22 pontos. Mariane Crispim anotou sete pontos para o time mato-grossense.

“Já esperávamos que a equipe viesse com menos ansiedade do que na estreia. E elas entraram realmente bem melhor em quadra, e com isso cometeram menos erros na defesa do que contra o Rio Grande do Sul. O Mato Grosso não trouxe dificuldades, mas foi um jogo importante para mantermos o crescimento e seguirmos evoluindo na competição. Amanhã (quarta) estamos de folga, mas precisamos estar bem para enfrentar Minas Gerais na quinta, que será o adversário direto na briga pela classificação”, analisou Julio.

Outro time estreante na competição foi o Rio de Janeiro que ganhou do Distrito Federal por 69 a 37 (35 a 23), com 13 pontos da cestinha Marília Awe. Para a equipe da capital federal, a ala-armadora Isabela Soares anotou onze pontos.

“Conseguimos bons momentos defensivos, mas pecamos no cinco contra cinco e em algumas transições. O time carioca é bem novo e por isso acho que sentiram a estreia. Mas estamos com uma expectativa muito boa de crescer dentro do campeonato”, disse o técnico do Rio de Janeiro, Agostinho Pereira.

Invictas as anfitriãs, comandadas pelo técnico Adilson Junior, conquistaram o segundo resultado positivo na competição ao derrotar o Espírito Santo por 54 a 19 (32 a 2).  A cestinha foi a armadora e capitã Maria Paula Albiero (PR), com 12 pontos. A ala Indiara Fonseca foi a melhor pontuadora da equipe capixaba com seis pontos.

“Começamos bem na partida, com uma defesa muito forte. Ofensivamente cometemos erros de leitura de jogo, de jogada e movimentações, mas conseguimos converter cestas fáceis de contra-ataque e transição. No segundo tempo, as meninas caíram defensivamente e fizeram um jogo equilibrado.  Vamos folgar nesta quarta, mas treinar e se preparar para enfrentar a Paraíba que vem buscar o jogo da vida delas. Acredito que será um jogo difícil e bastante disputado”, contou o técnico paranaense.

A Seleção de Santa Catarina está na liderança invicta do grupo “A”, com quatro pontos (duas vitórias). Em segundo empatados, com dois pontos, estão Mato Grosso (duas derrotas), Minas Gerais (uma vitória), Rio Grande do Sul (duas derrotas) e São Paulo (uma vitória).  Pelo grupo “B”, o Paraná é o primeiro colocado invicto, também com quatro pontos (duas vitórias), seguido de Espírito Santo com três (uma vitória e uma derrota). Na terceira posição empatados aparecem o do Rio de Janeiro (uma vitória) e Distrito Federal (duas derrotas), com dois pontos. A Paraíba é a quinta colocada com um ponto (uma derrota).

A terceira rodada da competição acontece, nesta quarta-feira (11), com os confrontos entre Mato Grosso x Rio Grande do Sul (14h de Brasília), São Paulo x Minas Gerais (16h), Espírito Santo x Distrito Federal (18h) e Paraíba x Rio de Janeiro (20h). Santa Catarina e Paraná folgam na rodada. Os três últimos colocados disputam a 2ª Divisão em 2014. A entrada é franca.

A técnica Anne Amália Sabatini, assistente da Seleção Brasileira Sub-16 Feminina, está em São José dos Pinhais acompanhando todos os jogos como observadora da CBB.

O Campeonato Brasileiro Sub–15 Feminino da 1ª Divisão é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com o apoio da Federação Paranaense de Basketball, e financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal por meio do convênio com o Ministério do Esporte.

Confira as fotos da 2ª rodada do Brasileiro Sub-15 Feminino da 1ª Divisão.

Forma de Disputa

De acordo com o regulamento, na primeira fase as equipes jogam entre si nos seus respectivos grupos. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para fase semifinal, nos seguintes cruzamentos: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os ganhadores decidem o título, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar. Os três últimos colocados disputam a Segunda Divisão em 2014.

Grupos

“A”: Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo
“B”: Distrito Federal, Espírito Santo, Paraíba, Paraná e Rio de Janeiro

Tabela do Brasileiro

1ª Rodada – Dia 9 de dezembro (segunda-feira)
Santa Catarina 52 x 45 Rio Grande do Sul, Minas Gerais 76 x 19 Mato Grosso, Espírito Santo 68 x 33 Paraíba e Distrito Federal 26 x 77 Paraná.

2ª Rodada – Dia 10 de dezembro (terça-feira)
Rio Grande do Sul 43 x 91 São Paulo, Santa Catarina 86 x 12 Mato Grosso, Rio de Janeiro 69 x 37 Distrito Federal e Paraná x Espírito Santo (20h).

3ª Rodada – Dia 11 de dezembro (quarta-feira)
Mato Grosso x Rio Grande do Sul (14h), São Paulo x Minas Gerais (16h), Espírito Santo x Distrito Federal (18h) e Paraíba x Rio de Janeiro (20h).

4ª Rodada – Dia 12 de dezembro (quinta-feira)
Mato Grosso x São Paulo (14h), Minas Gerais x Santa Catarina (16h), Rio de Janeiro x Espírito Santo (18h) e Paraíba x Paraná (20h).

5ª Rodada – Dia 13 de dezembro (sexta-feira)
Rio Grande do Sul x Minas Gerais (14h), São Paulo x Santa Catarina (16h), Distrito Federal x Paraíba (18h) e Paraná x Rio de Janeiro (20h).

6ª Rodada – Dia 14 de dezembro (sábado)
Disputa de 5º ao 8º lugares
3º B x 4º A (14h) e 3º A x 4º B (16h)
Fase Semifinal
1º B x 2º A (18h) e 1º A x 2º B (20h)

Rodada Final – Dia 15 de dezembro (Domingo)
08h00 – Disputa de 7º e 8º lugares
10h00 – Disputa de 5º e 6º lugares
12h00 – Disputa de 3º e 4º lugares
14h00 – Disputa de 1º e 2º lugares
OBS: Horário de Brasília.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.