Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino da 1ª Divisão - SóEsporte
Basquete

Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino da 1ª Divisão

Paraná (1º B) x Rio Grande do Sul (2º A) e São Paulo (1º A) x Rio de Janeiro (2º B). Esses são os confrontos da semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino da 1ª Divisão, que está sendo realizado no Centro de Esportes e Lazer Ney Braga, na cidade paranaense de São José dos Pinhais. Os vencedores disputam o título no domingo (dia 15), às 14h de Brasília. A rodada desta sexta-feira (dia 13) começa com a disputa de quinto ao oitavo lugares: Espírito Santo x Minas Gerais (14h) e Santa Catarina x Distrito Federal (16h). A entrada é franca.

A seleção gaúcha garantiu a segunda vaga do grupo “A” na semifinal do Brasileiro, ao vencer a equipe mineira com uma vantagem de 30 pontos, 76 a 46 (45 a 15 no primeiro tempo), na abertura da rodada desta sexta-feira (13). As cestinhas da partida foram a armadora Ketholin Camilo (MG) e a ala Gabriela Soares (RS), com 24 e 20 pontos, respectivamente. O técnico Celso Gomes analisou a conquista gaúcha.

“Chegamos mais longe do realmente esperávamos, pois tivemos dois desfalques de pivôs importantes na véspera da viagem. Improvisamos uma equipe onde estamos usando a lateral de pivô e as duas armadoras para antecipar os passe e neutralizar as adversárias. O time gaúcho é leve e bastante rápido, o que permitiu o contra-ataque e aumentar a vantagem sobre as mineiras. Amanhã (sábado) vamos para a semifinal com a mesma determinação e mostrar o melhor basquete que pudermos”, analisou o técnico gaúcho.

Na liderança invicta do grupo “A”, com oito pontos (quatro vitórias), as paulistas venceram Santa Catarina por 72 a 49 (35 a 18). Com 18 pontos, a cestinha foi a armadora paulista Paloma de Lima. A ala Julia Schmauch, capitã catarinense, anotou 14 pontos. Marcelo Gomes falou sobre a busca do tetracampeonato paulista.

“Estou muito contente com o que mostramos até agora. Mas sabemos que a partir de amanhã (sábado) os jogos ficarão cada vez mais difíceis. Enfrentaremos o Paraná na semifinal e sabemos que temos que entrar com muito foco se quisermos chegar à final do campeonato. Conquistamos o primeiro objetivo que era a classificação e vamos buscar o tetra para o estado de São Paulo”, contou Marcelo.

Na penúltima partida da rodada, o time do Distrito Federal venceu a Paraíba por 54 a 33 (22 a 20). Com o resultado, a equipe da Capital Federal disputará de 5º ao 8º lugar, enquanto as paraibanas disputam a 2ª Divisão em 2014. A cestinha foi a ala-armadora Isabela Soares com 17 pontos. Para a Paraíba, a pivô Maria Eugênia Bastos converteu nove pontos.

“A vitória sobre a Paraíba foi um passo importante para esta geração que está aqui representando o Distrito Federal. São meninas muito novas e sem experiência, que em sua maioria nunca disputaram um campeonato. Estamos trabalhando para nos mantermos na primeira divisão e acredito elas tenham o potencial para isso”, afirmou Joaquins Feitosa, técnico do Distrito Federal.

A seleção paranaense derrotou o Rio de Janeiro por 57 a 43 (32 a 18), na disputa que definiu as posições dos semifinalistas da chave “B”. Líderes invictas com oito pontos (quatro vitórias), as paranaenses enfrentam neste sábado (14), às 18h, as gaúchas na briga pela vaga na final do Brasileiro, enquanto cariocas e paulistas lutam pela outra vaga, às 20h. Com 24 pontos, a cestinha da disputa foi a armadora Maria Paula Albiero (PR). Pelo time carioca, a pivô Marília Awe anotou nove pontos.

“O time se comportou muito bem defensivamente, falhou em alguns momentos na cobertura, mas não perderam rebotes. Elas também fizeram muito bem a marcação cinco contra cinco. O Rio é uma equipe muito forte e não vencíamos há seis anos essa categoria. Foi uma vitória importante para as meninas. Enfrentaremos agora um time aguerrido que é o Rio Grande do Sul. Já conhecemos as meninas e faremos mais um clássico da região sul”, disse Edilson Junior, técnico paranaense.

A técnica Anne Amália Sabatini, assistente da Seleção Brasileira Sub-16 Feminina, está em São José dos Pinhais acompanhando todos os jogos como observadora da CBB.

O Campeonato Brasileiro Sub–15 Feminino da 1ª Divisão é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com o apoio da Federação Paranaense de Basketball, e financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal por meio do convênio com o Ministério do Esporte.

Classificação:
Grupo “A”

São Paulo – oito pontos (quatro vitórias)
Rio Grande do Sul – seis pontos (duas vitória e duas derrotas)
Santa Catarina – seis pontos (duas vitórias e duas derrota)
Minas Gerais – seis pontos (duas vitória e duas derrota)
Mato Grosso – quatro pontos (quatro derrotas)

Grupo “B”

Paraná – oito pontos (quatro vitórias)
Rio de Janeiro – sete pontos (três vitórias e uma derrota)
Espírito Santo – seis pontos (duas vitórias e duas derrotas)
Distrito Federal – cinco pontos (uma vitória e três derrotas)
Paraíba – quatro pontos (quatro derrotas)

Forma de Disputa

De acordo com o regulamento, na primeira fase as equipes jogam entre si nos seus respectivos grupos. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para fase semifinal, nos seguintes cruzamentos: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os ganhadores decidem o título, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar. Os três últimos colocados disputam a Segunda Divisão em 2014.

Grupos

“A”: Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo
“B”: Distrito Federal, Espírito Santo, Paraíba, Paraná e Rio de Janeiro

Tabela do Brasileiro

1ª Rodada – Dia 9 de dezembro (segunda-feira)
Santa Catarina 52 x 45 Rio Grande do Sul, Minas Gerais 76 x 19 Mato Grosso, Espírito Santo 68 x 33 Paraíba e Distrito Federal 26 x 77 Paraná.

2ª Rodada – Dia 10 de dezembro (terça-feira)
Rio Grande do Sul 43 x 91 São Paulo, Santa Catarina 86 x 12 Mato Grosso, Rio de Janeiro 69 x 37 Distrito Federal e Paraná 54 x 19 Espírito Santo.

3ª Rodada – Dia 11 de dezembro (quarta-feira)
Mato Grosso 27 x 79 Rio Grande do Sul, São Paulo 111 x 41 Minas Gerais, Espírito Santo 67 x 35 Distrito Federal e Paraíba 23 x 64 Rio de Janeiro.

4ª Rodada – Dia 12 de dezembro (quinta-feira)
Mato Grosso 15 x 125 São Paulo, Minas Gerais 56 x 52 Santa Catarina, Rio de Janeiro 59 x 53 Espírito Santo e Paraíba 19 x 63 Paraná.

5ª Rodada – Dia 13 de dezembro (sexta-feira)
Rio Grande do Sul 76 x 46 Minas Gerais, São Paulo 72 x 49 Santa Catarina, Distrito Federal 54 x 33 Paraíba e Paraná 57 x 43 Rio de Janeiro.

6ª Rodada – Dia 14 de dezembro (sábado)
Disputa de 5º ao 8º lugares
3º B x 4º A (14h) e 3º A x 4º B (16h)
Fase Semifinal
1º B x 2º A (18h) e 1º A x 2º B (20h)

Rodada Final – Dia 15 de dezembro (Domingo)
08h00 – Disputa de 7º e 8º lugares
10h00 – Disputa de 5º e 6º lugares
12h00 – Disputa de 3º e 4º lugares
14h00 – Disputa de 1º e 2º lugares
OBS: Horário de Brasília.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.