As seleções de São Paulo e do Rio Grande do Sul estão classificadas para a fase semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-15 Masculino da 1ª Divisão, que está sendo disputado no ginásio do 8º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, em Joinville. As outras duas vagas serão definidas após os confrontos da rodada desta quarta-feira entre Minas Gerais x Santa Catarina, no grupo “A”, e Rio de Janeiro x Distrito Federal, no “B”.
A equipe paulista ganhou do Paraná por 75 a 39 (31 a 24 no primeiro tempo) e garantiu o primeiro lugar invicto no grupo “B”, com oito pontos (quatro vitórias). Os cestinhas foram Iago Santos (SP) e João Melo (PR), com 19 e 17 pontos, respectivamente.
“Conseguimos os dois primeiros objetivos: a vaga na semifinal e terminar em primeiro lugar. Independente do adversário na próxima fase vai ser a partida mais difícil do campeonato. Hoje não fizemos um bom primeiro tempo e os jogadores que vieram do banco fizeram a diferença para conseguirmos a vitória”, disse o técnico de São Paulo, Willians Ribeiro.
Já a seleção gaúcha superou Minas Gerais, atual campeã brasileira, por 76 a 72 (35 a 34) e assegurou a liderança invicta da chave “A”, com oito pontos (quatro vitórias). O destaque do jogo foi o mineiro Paulo Muller, com 40 pontos, enquanto o gaúcho Geovani Ferreira foi o melhor de sua equipe, com 28.
“Sem desmerecer os adversários, o nosso objetivo desde o início era ficar entre os quatro primeiros colocados. Agora é manter o foco e buscar uma vaga na decisão do título. Um dos pontos positivos da nossa campanha é que todos os jogadores que entram mantém o ritmo do jogo. Além disso, existe muita união dentro e fora da quadra entre eles”, comentou o técnico do Rio Grande do Sul, Thiago Rauber.
Na abertura da quarta rodada o Distrito Federal ganhou do Maranhão por 74 a 42 (36 a 18) e chegou aos cinco pontos (duas vitórias e uma derrota) no grupo “B”. Os principais pontuadores foram o maranhense Nicholas Silva e o brasiliense Danilo Santos, com 14 e 11 pontos, respectivamente.
“O time não conseguiu fazer uma boa apresentação, mas a vitória foi muito importante em termos de classificação. Amanhã (quarta) faremos um jogo decisivo contra o Rio de Janeiro. O vencedor garante a vaga na semifinal, enquanto o perdedor vai disputar do quinto ao oitavo lugares. Será um jogo difícil para os dois lados. Para conseguir a vitória precisamos jogar concentrados, fazer uma boa marcação e cometer o menor número de rros”, avaliou o técnico do Distrito Federal, Marco Carvalho.
E no fechamento da penúltima rodada da primeira fase, Santa Catarina derrotou Mato Grosso do Sul por 64 a 44 (32 a 24). Os cestinhas foram o sul-mato-grossense Fábio Icassatti, com 16 pontos, e o catarinense Jânio Farias Júnior, com 15,
A rodada desta quarta-feira terá a seguinte programação: Paraná x Maranhão (14h de Brasília), Rio de Janeiro x Distrito Federal (16h), Mato Grosso do Sul x Paraíba (18h) e Santa Catarina x Minas Gerais (20h). A entrada é franca. Os três últimos colocados disputam a 2ª Divisão em 2014.
O Campeonato Brasileiro Sub–15 Masculino – 1ª Divisão é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com o apoio da Federação Catarinense de Basketball e do 8º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina (Joinville), e financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal por meio do convênio com o Ministério do Esporte.
Forma de Disputa
De acordo com o regulamento, na primeira fase as equipes jogam entre si nos seus respectivos grupos. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para fase semifinal, nos seguintes cruzamentos: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os ganhadores decidem o título, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar. Os três últimos colocados disputam a Segunda Divisão em 2014.
Grupos
“A”: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina
“B”: Distrito Federal, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo
Tabela do Brasileiro
1ª Rodada – Dia 7 de dezembro (Sábado)
Maranhão 35 x 143 São Paulo, Rio de Janeiro 52 x 39 Paraná, Mato Grosso do Sul 45 x 70 Rio Grande do Sul e Santa Catarina 88 x 29 Paraíba .
2ª Rodada – Dia 8 de dezembro (Domingo)
Maranhão 85 x 43 Rio de Janeiro, São Paulo 84 x 42 Distrito Federal, Paraíba 29 x 105 Minas Gerais e Rio Grande do Sul 68 x 66 Santa Catarina
3ª Rodada – Dia 9 de dezembro (Segunda-feira)
Distrito Federal 70 x 50 Paraná, Rio de Janeiro 36 x 64 São Paulo, Minas Gerais 112 x 55 Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul 73 x 41 Paraíba
4ª Rodada – Dia 10 de dezembro (Terça-feira)
Distrito Federal 74 x 42 Maranhão, São Paulo 75 x 39 Paraná, Minas Gerais 72 x 76 Rio Grande do Sul e Santa Catarina 64 x 44 Mato Grosso do Sul
5ª Rodada – Dia 11 de dezembro (Quarta-feira)
Paraná x Maranhão (14h), Rio de Janeiro x Distrito Federal (16h), Mato Grosso do Sul x Paraíba (18h) e Santa Catarina x Minas Gerais (20h)
Dia 12 de dezembro (quinta-feira)
Disputa de 5º ao 8º lugares
3º B x 4º A (14h) e 3º A x 4º B (16h)
Fase Semifinal
1º B x 2º A (18h) e 1º A x 2º B (20h)
Rodada Final – Dia 13 de dezembro (Sexta-feira)
08h00 – Disputa de 7º e 8º lugares
10h00 – Disputa de 5º e 6º lugares
12h00 – Disputa de 3º e 4º lugares
14h00 – Disputa de 1º e 2º lugares
OBS: Horário de Brasília.