Campeonato Brasileiro Sub-15 Masculino da 1ª Divisão - SóEsporte
Basquete

Campeonato Brasileiro Sub-15 Masculino da 1ª Divisão

bas 15 masA seleção do Distrito Federal se recuperou da derrota para São Paulo e superou o Paraná por 70 a 50 (34 a 27 no primeiro tempo), na abertura da terceira rodada do Campeonato Brasileiro Sub-15 Masculino da 1ª Divisão. O cestinha do jogo foi o brasiliense Danilo Santos, com 25 pontos, enquanto o destaque paranaense foi Jonathan Fernandez, com 15 pontos. A competição está sendo disputada até sexta-feira (dia 13) no ginásio do 8º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, em Joinville. A entrada é franca.

“Não começamos bem a partida, eles abriram uma vantagem de 16 a 11, mas aos poucos fomos reagindo até virar o marcador. O time mostrou muita disposição em certos momentos, principalmente na defesa, mas ainda precisa melhorar alguns aspectos. A partida contra o Rio de Janeiro na próxima rodada será decisiva para conseguirmos uma vaga na semifinal”, explicou o técnico do Distrito Federal, Marco Aurélio Carvalho.

Com 15 pontos do cestinha Yago Santos, a equipe de São Paulo ganhou do Rio de Janeiro por 64 a 36 (36 a 21) e lidera invicta o grupo “B”, com seis pontos (três vitórias). Fabrício Veríssimo foi o melhor do time do Rio, com dez pontos. Os cariocas estão em segundo, com cinco pontos (duas vitórias e uma derrota)..

“Os meninos não entraram com a mesma determinação e o primeiro quarto foi muito equilibrado. A partir do segundo período o time encaixou a defesa, passamos a pontuar e abrimos uma vantagem de 15 pontos ao final do primeiro tempo. Amanhã (terça) vamos buscar a quarta vitória e assegurar a vaga na semifinal”, disse o técnico de São Paulo, Wilians Ribeiro.

Em busca do bicampeonato, a seleção de Minas Gerais venceu Mato Grosso do Sul por 112 a 55 (50 a 27) e soma quatro pontos (duas vitórias) na chave “A”. Os destaques do jogo foram os mineiros André Dantas e Paulo Mira, com 25 e 22 pontos, respectivamente. O principal pontuador sul-mato-grossense foi Fábio Icassatti, com 15 pontos.

“Fizemos uma boa partida e aproveitei para acertar alguns detalhes ofensivos e defensivos. Essas duas primeiras partidas foram importantes para dar mais ritmo de jogo aos jogadores. Vamos ter pela frente duas equipes que estão na briga por uma vaga na semifinal e é importante cometer o menor número de erros. É fundamental encaixar a marcação e fazer uma boa defesa para sair o contra-ataque”, comentou o técnico de Minas Gerais, Júlio Cançado.

E fechando a terceira rodada, o Rio Grande do Sul derrotou a Paraíba por 73 a 41 (47 a 15) e lidera invicto o grupo “A”, com seis pontos (três vitórias). Os cestinhas do jogo foram o paraibano Pedro Mendes, com 23 pontos, e o gaúcho Fabrício Staub, com 17.

A quarta e penúltima rodada da primeira fase terá os seguintes jogos, nesta terça-feira (10): Distrito Federal x Maranhão (14h de Brasília), São Paulo x Paraná (16h), Minas Gerais x Rio Grande do Sul (18h) e Santa Catarina x Mato Grosso do Sul. Os três últimos colocados disputam a 2ª Divisão em 2014.

O Campeonato Brasileiro Sub–15 Masculino – 1ª Divisão é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com o apoio da Federação Catarinense de Basketball e do 8º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina (Joinville), e financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal por meio do convênio com o Ministério do Esporte.

Forma de Disputa

De acordo com o regulamento, na primeira fase as equipes jogam entre si nos seus respectivos grupos. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para fase semifinal, nos seguintes cruzamentos: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os ganhadores decidem o título, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar. Os três últimos colocados disputam a Segunda Divisão em 2014.

Grupos

“A”: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina
“B”: Distrito Federal, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo

Tabela do Brasileiro

1ª Rodada – Dia 7 de dezembro (Sábado)
Maranhão 35 x 143 São Paulo, Rio de Janeiro 52 x 39 Paraná, Mato Grosso do Sul 45 x 70 Rio Grande do Sul e Santa Catarina 88 x 29 Paraíba .

2ª Rodada – Dia 8 de dezembro (Domingo)
Maranhão 85 x 43 Rio de Janeiro, São Paulo 84 x 42 Distrito Federal, Paraíba 29 x 105 Minas Gerais e Rio Grande do Sul 68 x 66 Santa Catarina

3ª Rodada – Dia 9 de dezembro (Segunda-feira)
Distrito Federal 70 x 50 Paraná, Rio de Janeiro 36 x 64 São Paulo, Minas Gerais 112 x 55 Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul 73 x 41 Paraíba

4ª Rodada – Dia 10 de dezembro (Terça-feira)
Distrito Federal x Maranhão (14h), São Paulo x Paraná (16h), Minas Gerais x Rio Grande do Sul (18h) e Santa Catarina x Mato Grosso do Sul

5ª Rodada – Dia 11 de dezembro (Quarta-feira)
Paraná x Maranhão (14h), Rio de Janeiro x Distrito Federal (16h), Mato Grosso do Sul x Paraíba (18h) e Santa Catarina x Minas Gerais (20h)

Dia 12 de dezembro (quinta-feira)
Disputa de 5º ao 8º lugares

3º B x 4º A (14h) e 3º A x 4º B (16h)
Fase Semifinal
1º B x 2º A (18h) e 1º A x 2º B (20h)

Rodada Final – Dia 13 de dezembro (Sexta-feira)
08h00 – Disputa de 7º e 8º lugares
10h00 – Disputa de 5º e 6º lugares
12h00 – Disputa de 3º e 4º lugares
14h00 – Disputa de 1º e 2º lugares
OBS: Horário de Brasília.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.