Campeonato Brasileiro Sub-15 Masculino da 1ª Divisão - SóEsporte
Futebol

Campeonato Brasileiro Sub-15 Masculino da 1ª Divisão

Rio Grande do Sul (1º A) x Distrito Federal (2º B), às 18h de Brasília, e São Paulo (1º B) x Minas Gerais (2º A) são os confrontos da semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-15 Masculino da 1ª Divisão, que está sendo disputado no ginásio do 8º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, em Joinville. Os vencedores disputam o título na sexta-feira (13), às 14h. A rodada desta quinta-feira (dia 12) começa com a disputa de quinto ao oitavo lugares: Rio de Janeiro x Mato Grosso do Sul (14h) e Paraná x Santa Catarina (16h). A entrada é franca.

O Distrito Federal garantiu sua vaga na semifinal e o segundo lugar no grupo “B” (sete pontos, três vitórias e uma derrota) ao superar o Rio de Janeiro por 68 a 62 (31 a 34 no primeiro tempo). O cestinha da partida foi o brasiliense Danilo Santos, com 26 pontos. Os destaques do Rio de Janeiro foram Matheus Varela, João Santos e Fabrício Veríssimo, todos com 14 pontos.

“Foi uma partida muito disputada desde o início, mas nós sempre acreditamos na vitória. O grupo é muito unido e a vaga na semifinal é um prêmio para o nosso trabalho e dedicação. Agora vamos encarar o Rio Grande do Sul com a mesma determinação para buscar a vaga na final”, disse o ala/armador do Distrito Federal, Danilo Santos, de 14 anos, que joga no Lance Livre, em Brasília.

A seleção de Minas Gerais, atual campeã brasileira, assegurou a quarta e última vaga na semifinal ao vencer Santa Catarina por 69 a 56 (29 a 29). Os principais pontuadores foram o mineiro Flanderson Cardoso e o catarinense Jânio Faria Júnior, com 17 e 14 pontos, respectivamente.

“Alcançamos nosso primeiro objetivo que era a semifinal. Agora vamos com tudo para cima de São Paulo. Não existe favorito, são cinco contra cinco. Mas para conseguirmos a vitória precisamos fazer uma excelente defesa e ter o contra-ataque. Vai vencer quem errar menos”, explicou o técnico de Minas Gerais, Júlio Eduardo Cançado.

Na abertura da rodada desta quarta-feira (11), o Paraná derrotou o Maranhão por 75 a 49 (30 a 28) e vai disputar do quinto ao oitavo lugares. Os principais pontuadores foram Fábio Marconi (PR) e Lucas Ribeiro (MA), com 24 e 20 pontos, respectivamente. O Maranhão jogará a 2ª Divisão em 2014.

“É claro que nosso objetivo era ficar entre os primeiros colocados e disputar uma medalha. Mas não foi possível. Agora vamos buscar mais duas vitórias e garantir o quinto lugar. Essa competição está sendo uma experiência importante na vida desses atletas e também procuro passar para eles um pouco mais sobre tática e ensinamentos do basquete”, disse o técnico do Paraná, Emerson de Souza.

Já Mato Grosso do Sul ganhou da Paraíba por 55 a 33 (24 a 9), com 18 pontos do cestinha Wanderlei Oliveira. Com esse resultado, os sul-mato-grossenses terminaram em quarto lugar na chave “A”, com cinco pontos (uma vitória e três derrotas) e enfrentam o Rio de Janeiro na briga pelo quinto ao oitavo lugares. A Paraíba, quinta colocada de “A”, vai disputar a 2ª Divisão em 2014.

“Estou muito feliz com o desempenho desses meninos, que jogaram com muita coragem as quatro partidas da primeira fase. Eles mostraram muita garra e se superaram. Vamos buscar a sétima colocação para permanecer na 1ª Divisão, mas se terminar em oitavo também será um bom resultado”, avaliou o técnico do Mato Grosso do Sul, Dirceu Garcia, que não pode contar com seis atletas por causa das provas escolares.

O Campeonato Brasileiro Sub–15 Masculino – 1ª Divisão é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com o apoio da Federação Catarinense de Basketball e do 8º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina (Joinville), e financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal por meio do convênio com o Ministério do Esporte.

Forma de Disputa

De acordo com o regulamento, na primeira fase as equipes jogam entre si nos seus respectivos grupos. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para fase semifinal, nos seguintes cruzamentos: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os ganhadores decidem o título, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar. Os três últimos colocados disputam a Segunda Divisão em 2014.

Grupos

“A”: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina
“B”: Distrito Federal, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo

Tabela do Brasileiro

1ª Rodada – Dia 7 de dezembro (Sábado)
Maranhão 35 x 143 São Paulo, Rio de Janeiro 52 x 39 Paraná, Mato Grosso do Sul 45 x 70 Rio Grande do Sul e Santa Catarina 88 x 29 Paraíba .

2ª Rodada – Dia 8 de dezembro (Domingo) 
Maranhão 85 x 43 Rio de Janeiro, São Paulo 84 x 42 Distrito Federal, Paraíba 29 x 105 Minas Gerais e Rio Grande do Sul 68 x 66 Santa Catarina

3ª Rodada – Dia 9 de dezembro (Segunda-feira) 
Distrito Federal 70 x 50 Paraná, Rio de Janeiro 36 x 64 São Paulo, Minas Gerais 112 x 55 Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul 73 x 41 Paraíba

4ª Rodada – Dia 10 de dezembro (Terça-feira) 
Distrito Federal 74 x 42 Maranhão, São Paulo 75 x 39 Paraná, Minas Gerais 72 x 76 Rio Grande do Sul e Santa Catarina 64 x 44 Mato Grosso do Sul

5ª Rodada – Dia 11 de dezembro (Quarta-feira) 
Paraná 75 x 49 Maranhão, Rio de Janeiro 62 x 68 Distrito Federal, Mato Grosso do Sul 55 x 33 Paraíba e Santa Catarina 56 x 69 Minas Gerais

Dia 12 de dezembro (quinta-feira)
Disputa de 5º ao 8º lugares

Rio de Janeiro x Mato Grosso do Sul (14h) e Paraná x Santa Catarina (16h)
Fase Semifinal
São Paulo x Minas Gerais (18h) e Rio Grande do Sul x Distrito Federal (20h)

Rodada Final – Dia 13 de dezembro (Sexta-feira) 
08h00 – Disputa de 7º e 8º lugares
10h00 – Disputa de 5º e 6º lugares
12h00 – Disputa de 3º e 4º lugares
14h00 – Disputa de 1º e 2º lugares
OBS: Horário de Brasília.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.