Campeonato Brasileiro Sub–15 Masculino, Paraíba tenta reabilitação - SóEsporte
Futebol

Campeonato Brasileiro Sub–15 Masculino, Paraíba tenta reabilitação

SP x MA_jogo_gdeA seleção de São Paulo venceu a do Maranhão por 143 a 35 (73 a 20 no primeiro tempo) na abertura do Campeonato Brasileiro Sub-15 Masculino da 1ª Divisão. Os cestinhas da partida foram os paulistas Rafael Monteiro e Michael Uchendu, com 23 pontos cada. O principal pontuador maranhense foi Lucas Ribeiro, com dez pontos. A competição será disputada até sexta-feira (dia 13) no ginásio do 8º Batalhão da Polícia Militar, em Joinville (SC). A entrada é franca.

“Apesar da diferença final de 108 pontos, a equipe jogou focada os 40 minutos, com muita seriedade e respeitando os adversário. Conseguimos impor uma marcação forte e isso facilitou o contra-ataque. Agora vamos pensar no próximo adversário que é o Distrito Federal”, disse o técnico de São Paulo, Willians Ribeiro

Na sequência, o Rio de Janeiro contou com 17 pontos do cestinha Matheus Varela para superar o Paraná por 52 a 39 (29 a 21). O destaque paranaense foi João Mello, com 11 pontos.

“Foi uma partida difícil e equilibrada, mas confio muito no talento e na união dos meus jogadores para superar os adversários. O time do Paraná é uma grande equipe e lutou até o final. No intervalo do primeiro para o segundo time pedi para os meninos terem mais tranquilidade nas finalizações porque o jogo ia encaixar. Foi o que aconteceu e conquistamos uma vitória importante”, explicou o técnico do Rio de Janeiro, Igor Barbosa.

No terceiro confronto dia, o Rio Grande do Sul derrotou o Mato Grosso do Sul por 70 a 45, depois de terminar com apenas sete pontos de vantagem na primeira etapa: 39 a 32. Os principais pontuadores do jogo foram o gaúcho Pedro Lopes e o sul-mato-grossense Ronald Liamando, ambos com 21 pontos.

“A mudança de atitude na etapa final foi decisiva para a nossa vitória. O time fez um primeiro tempo muito nervoso, cometendo erros bobos. Conversei com eles no intervalo, procurei passar um pouco de tranquilidade e tirar a tensão da estreia. A tendência é a equipe melhorar de produção”, destacou o técnico do Rio Grande do Sul, Thiago Rauber.

E no encerramento da primeira rodada, Santa Catarina ganhou da Paraíba por 88 a 29 (41 a 17), com 20 pontos do cestinha João Bachtold. O destaque paraibano foi Lucas Pereira, com sete pontos.

“A postura do time durante os 40 minutos foi fundamental para a vitória. Fizemos uma defesa forte dificultando ao máximo as ações ofensivas do adversário, e isso facilitou o nosso contra-ataque. Temos um time bastante homogêneo, sem destaques individuais e com muita disposição e coragem”, comentou o técnico de Santa Catarina, Rafael Muller.

A segunda rodada terá os seguintes confrontos neste domingo (8): Maranhão x Rio de Janeiro (14h de Brasília), São Paulo x Distrito Federal (16h), Paraíba x Minas Gerais (18h) e Rio Grande do Sul x Santa Catarina (20h).

O Campeonato Brasileiro Sub–15 Masculino – 1ª Divisão é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com o apoio da Federação Catarinense de Basketball, e financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal por meio do convênio com o Ministério do Esporte.

Forma de Disputa

De acordo com o regulamento, na primeira fase as equipes jogam entre si nos seus respectivos grupos. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para fase semifinal, nos seguintes cruzamentos: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os ganhadores decidem o título, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar. Os três últimos colocados disputam a Segunda Divisão em 2014.

Grupos

“A”: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul e Santa Catarina
“B”: Distrito Federal, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo

Tabela do Brasileiro

1ª Rodada – Dia 7 de dezembro (Sábado)
Maranhão 35 x 143 São Paulo, Rio de Janeiro 52 x 39 Paraná, Mato Grosso do Sul 45 x 70 Rio Grande do Sul e Santa Catarina 88 x 29 Paraíba

2ª Rodada – Dia 8 de dezembro (Domingo)
São Paulo x Distrito Federal (14h), Maranhão x Rio de Janeiro (16h), Paraíba x Minas Gerais (18h) e Rio Grande do Sul x Santa Catarina (20h)

3ª Rodada – Dia 9 de dezembro (Segunda-feira)
Distrito Federal x Paraná (14h), Rio de Janeiro x São Paulo (16h), Minas Gerais x Mato Grosso do Sul (18h) e Rio Grande do Sul x Paraíba (20h)

4ª Rodada – Dia 10 de dezembro (Terça-feira)
Distrito Federal x Maranhão (14h), São Paulo x Paraná (16h), Minas Gerais x Rio Grande do Sul (18h) e Santa Catarina x Mato Grosso do Sul

5ª Rodada – Dia 11 de dezembro (Quarta-feira)
Paraná x Maranhão (14h), Rio de Janeiro x Distrito Federal (16h), Mato Grosso do Sul x Paraíba (18h) e Santa Catarina x Minas Gerais (20h)

Dia 12 de dezembro (quinta-feira)
Disputa de 5º ao 8º lugares

3º B x 4º A (14h) e 3º A x 4º B (16h)
Fase Semifinal
1º B x 2º A (18h) e 1º A x 2º B (20h)

Rodada Final – Dia 13 de dezembro (Sexta-feira)
08h00 – Disputa de 7º e 8º lugares
10h00 – Disputa de 5º e 6º lugares
12h00 – Disputa de 3º e 4º lugares
14h00 – Disputa de 1º e 2º lugares
OBS: Horário de Brasília.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.