O Campeonato Paraibano de 2013 será paralelo com a Copa do Nordeste que volta de maneira oficial no próximo ano. As duas competições devem começar no mês de janeiro.
Esta é a decisão tomada pela CBF, de acordo com o calendário. É que, com uma antecedência de sete meses para o início da Copa do Brasil 2013 e de quase nove meses para o começo do Brasileirão da Série A, a Diretoria de Competições da CBF divulga o Calendário do Futebol Brasileiro 2013, em que constam as competições coordenadas pela entidade e as competições de referência, quais sejam, os Campeonatos Estaduais e as competições da FIFA e da Conmebol.
Veja o calendário 2013 resumido, lembrando que este é um ano de Copa das Confederações e que, portanto, não haverá jogos durante a competição, entres os dias 15 e 30 de junho:
Início da pré-temporada – 2 de janeiro
Fim da pré-temporada – 18 de janeiro
Campeonatos Estaduais
– De 20 de janeiro a 19 de maio, com 23 datas
Copa do Nordeste
– De 20 de janeiro a 17 de março, com 12 datas.
Copa Libertadores da América
– De 23 de janeiro a 22 de maio – 15 datas
– De 3 de julho a 24 de julho – quatro datas
Copa do Brasil de Futebol Feminino
– De 26 de janeiro a 6 de abril – 10 datas
Copa do Brasil
– De 3 de abril a 22 de maio – oito datas
– De 3 de julho a 27 de novembro – 12 datas
Copa das Confederações
– De 15 de junho a 30 de junho – 16 dias
Amistosos da Seleção Brasileira
– De 6 de fevereiro a 19 de novembro – 15 datas
Campeonato Brasileiro Série A
– De 26 de maio a 9 de junho – cinco datas
– De 7 de julho a 8 de dezembro – 33 datas
Campeonato Brasileiro Série B
– De 25 de maio a 11 de junho – seis dstas
– De 7 de julho a 30 de novembro – 32 datas
Campeoanto Brasileiro Série C
– De 2 de junho a 9 de junho – duas datas
– De 7 de julho a 24 de novembro – 22 datas
Campeonato Brasileiro Série D
– De 2 de junho a 9 de junho – duas datas
– De 7 de julho a 20 de outubro – 16 datas
Copa Sul-Americana
– De 14 de agosto a 28 de agosto – duas datas
– De 23 de outubro a 11 de dezembro – oito datas
Mundial de Clubes
– De 11 de dezembro a 21 de dezembro – 11 dias
Inovação do calendário
O calendário do futebol brasileiro traz inovações importantes para o torcedor na temporada de 2013.
A principal novidade, que surgiu da iniciativa do presidente José Maria Marin, é a criação da Copa do Nordeste, que será disputada de 20 de janeiro a 17 de março, em um total de 12 datas.
Antiga aspiração da comunidade esportiva, a Copa do Nordeste vai integrar e dar ainda maior visibilidade aos clubes da região, que sempre contribuiu de maneira expressiva na revelação de talentos para o futebol brasileiro.
– Há muito o Nordeste merecia uma competição nesse formato, o que contribuirá para que mais clubes ganhem uma maior dimensão nacional, pela visibilidade que o campeonato terá. Tenho certeza de que a Copa Nordeste será um sucesso de público e fico muito feliz por tê-la criado no primeiro ano da minha administração – disse o presidente Marin.
A Copa do Nordeste terá a participação de 16 clubes. Bahia e Pernambuco terão três vagas cada. Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba e Alagoas terão duas cada.
Em quatro grupos, com quatro clubes em cada grupo, classificam-se dois por chave para a fase seguinte. Na primeira fase serão realizados jogos em ida/volta, totalizando seis jogos por clube. As demais três fases serão eliminatórias, também em ida/volta, representando mais seis datas.
Copa do Brasil 2013
A Copa do Brasil terá também relevante mudança em 2013, com a inclusão nas oitavas-de-final dos clubes que disputaram a Copa Libertadores da América do mesmo ano. Antes com 64 clubes, a competição passará a ter 86 equipes lutando para conquistá-la.
Até 27 de novembro serão sete fases, começando em 3 de abril. No início serão 80 times. Mantido o sistema de mata-mata, a competição segue até restarem 10. É neste momento que os clubes que disputaram a Libertadores entrarão na competição. Com 16 equipes, então, segue a mesma fórmula de disputa até se definir o campeão, no dia 27 de novembro.
O Campeonato Brasileiro Série A terá a primeira rodada no dia 26 de maio e a última, no dia 8 de dezembro.
– O calendário 2013 está ajustado às necessidades e particularidades do nosso futebol, em um ano em que o Brasil terá a honra de sediar a Copa das Confederações – finalizou o presidente Marin.
