O Campeonato Paraibano da Primeira Divisão de 2026 conclui sua primeira fase neste domingo (22) com uma rodada de cinco jogos, todos decisivos. O Atlético de Cajazeiras está em uma situação inusitada: O Trovão Azul pode cair se perder, mas pode subir se vencer. Estas possibilidades vão depender dos resultados de cada partida.
Veja a classificação


Rodada começa às 18h
São cinco encontros decisivos marcados para domingo, todos às 18h, conforme a tabela da FPF.
Treze x Nacional de Patos, no estádio Amigão, em Campina Grande
Josemarques Domingos
Atlético de Cajazeiras x Confiança de Sapé, no estádio Perpetão, em Cajazeiras
Bruno Cunha
Botafogo-PB x Serra Branca, no estádio Almeidão, na Capital do Estado
Igor Eliel Lima
Esporte de Patos x Campinense, no estádio José Cavalcanti, em Patos
Douglas Magno
Sousa x Pompal, estádio Marizão, na cidade de Sousa
Afro Rocha
Regulamento do Paraibano 2026
Ao final da primeira fase, os dois últimos posicionados na tabela serão rebaixados para a Segunda Divisão de 2027, enquanto que os quatro mais bem colocados se classificarão para a fase semifinal que terá confrontos definidos por cruzamento olímpico (1.º–4.º e 2.º–3.º), em jogos de ida e volta com o mando de campo da segunda partida para os dois melhores colocados da primeira fase, os vencedores dos confrontos decidirão a final do torneio.
A final será disputada em duas partidas de ida e volta e, em caso de igualdade no somatório das duas partidas, tanto na fase final quanto na fase semifinal, a disputa irá direto para as penalidades máximas, sem prorrogação.
Os clubes que terminarem da 3.ª–8.ª posições se classificarão para a disputa da Copa Paraíba a ser disputada no segundo semestre e de realização da Federação Paraibana de Futebol.
Em relação a torneios realizados pela CBF, os três clubes mais bem posicionados na classificação final terão asseguradas na Série D do Campeonato Brasileiro de 2027, exceto se já estiverem garantidos em uma das quatro divisões nacionais do Brasileirão.
Nesse caso, a vaga no Brasileiro da Série D passará para a seguinte equipe mais bem posicionada na classificação final do Campeonato e assim, sucessivamente, se o impasse persistir, da mesma forma o campeão e vice-campeão também se classificação para a Copa do Brasil de 2027, exceto se já obtido a vaga via outros certames, cabendo também aos clubes finalistas vaga assegurada na Copa do Nordeste de Futebol da temporada posterior.
Artilheiros
05 gols
Silvano (Treze)
04 gols
Éverton Heleno (Campinense)
Isaías (Confiança de Sapé)
Luis Henrique (Sousa)
Pingo (Nacional de Patos)
03 gols
Marcelo Toscano (Serra Branca)
Miguel Vinícius (Campinense)


















