Campeonato Paraibano indefinido e sem favorito - SóEsporte
Colunistas

Campeonato Paraibano indefinido e sem favorito

O Campeonato Paraibano de Futebol Profissional, edição 2012, caminha para um final prometendo grandes emoções. Os resultados da décima sexta rodada mostraram que existe um equilíbrio entre as equipes que brigam pelo G4 e pela conquista da primeira fase. O Campinense assumiu a liderança ao fazer o dever de casa vencendo o Auto Esporte por 2 X 1 mesmo sem jogar bem e se beneficiar da derrota do seu maior rival o Treze que perdeu fora de casa para o Botafogo por 2 X 1. Completando o G4 aparece o Paraíba ocupando a terceira posição e em seguida vem a equipe do Sousa.

Na briga pela conquista da primeira fase tem havido uma alternância na liderança da competição envolvendo os quatro primeiros colocados e nessa reta final faltando duas rodadas para se conhecer o vencedor da fase não dá para apontar um favorito. A vantagem no momento é do Campinense que soma 30 pontos ganhos com um saldo de 16 gols marcados, mas Treze também com 30 pontos com saldo de 10 gols, Paraíba com 28 pontos com 8 vitórias e o Sousa somando também 28 pontos porém com 7 vitórias, já lideraram a fase e continuam brigando por sua conquista.

O ganhador da fase levará uma grande vantagem na briga pelo título do Campeonato, pois estará automaticamente classificado para uma possível final do Campeonato, na hipótese de haver ganhador distinto na segunda fase.

O Campinense tem a melhor situação do momento por depender apenas de si para conquistar a primeira fase. Dentre seus dois jogos restantes o mais complicado será na próxima quinta-feira, 19 de abril, em João Pessoa contra o CSP que ainda tem chances de classificação e precisa da vitória para continuar acreditando numa classificação que a meu ver é dificílima. O Campinense já passou por um momento parecido como o atual na décima primeira rodada quando precisava vencer o Nacional na cidade de Patos e acabou perdendo por 2 X 1 embolando a competição e passando até a correr riscos de sair do G4 nas rodadas seguintes.

Na última rodada, domingo, 22 de abril, encerrando a primeira fase o Campinense joga em casa contra o já rebaixado Esporte de Patos. Aqui a raposa poderá ter o apoio de um grande número de raposeiros se a equipe entrar nesse jogo precisando da vitória para conquistar a primeira fase da competição. Conquista essa que aumentaria em muito as chances do Campinense conquistar o Campeonato quebrando a hegemonia do Treze. Para fazer essa festa o Campinense terá primeiramente que derrotar o CSP e aí sim poderá abrir caminho para uma grande arrancada, pois terá vantagens até o último jogo da final.

O outro lado da moeda é que uma derrota do Campinense para o CSP seria fatal para suas pretensões em relação à conquista da primeira fase. O empate também não deverá ser um bom resultado, digo isso porque seus concorrentes mais próximos jogarão na quarta-feira, 18 de abril: o Treze jogará em casa como favorito contra o Nacional de Patos; Paraíba em casa como favorito enfrentará o Flamengo e o outro adversário direto que é o Sousa vai até João Pessoa enfrentar o Auto Esporte que vai apenas cumprir tabela. O Campinense terá a vantagem de jogar sabendo das suas necessidades haja vista que entrará em campo conhecendo os resultados dos seus concorrentes e isso só aumentará a motivação de seus jogadores. Outro ponto positivo é que mesmo o jogo sendo em João Pessoa o Campinense deverá ter um bom número de raposeiros incentivando a e quipe contra o CSP.

O CSP teve um crescimento tardio na competição e isso deverá lhe custar caro que é a provável ausência no mata mata da segunda fase. Independente de classificação, o CSP poderá complicar a vida do Campinense em caso de vitória tirando as chances da raposa de conquistar a fase.

Se Treze, Paraíba e Sousa vencerem seus adversários será uma ducha de água fria para as pretensões do CSP que poderá desmotivar seus jogadores no confronto contra o Campinense.

De momento não dá para apontar um favorito para a conquista do título do Paraibano de 2012, isso porque a competição tem mostrado um equilíbrio entre as quatro agremiações que se encontram no G4.

Essas equipes Campinense, Treze, Paraíba e Sousa são as equipes que mais têm se destacado no Campeonato mantendo um nível de regularidade desde o início da competição.

Para se ter uma idéia o Sousa só perdeu dois jogos no Campeonato sendo um deles para o Campinense por 1 X 0, jogando no Marizão em Sousa pela décima quinta rodada. Venceu o Campinense no Amigão por 3 X 2 e teve dois bons empates fora de casa contra o Treze 2 X 2 e contra o Paraíba 0 X 0.

Para mim, a grande surpresa da competição foi o Paraíba de Cajazeiras que está muito perto de conseguir sua classificação para o mata mata e ainda sonha com a conquista da primeira fase. O Paraíba ainda não perdeu em casa e conseguiu duas boas vitórias em seus domínios contra o Treze 2 X 1 pela sexta rodada e contra o Campinense 1 X 0 pela  décima segunda rodada.

O Treze que briga pelo Tricampeonato teve um empate em casa contra o Sousa por 2 X 2 e outro contra o Campinense por 1X 1, sendo que sua única derrota jogando em Campina Grande foi para o Campinense por 2 X 1 pela décima quarta rodada.

Dos times que estão fora do G4 sonhando com uma vaga no mata mata  a situação é muito difícil pois dependem de uma série de combinação de resultados envolvendo os times do G4 (Campinense, Treze, Paraíba e Sousa). Aqui acredito que no máximo uma dessas equipes poderá se classificar para a segunda fase, sendo que o Botafogo terá jogos menos difíceis um contra o Esporte de Patos fora de casa e o último contra o Flamengo em João Pessoa. O Nacional enfrentará o Treze fora de casa e o CSP em casa, enquanto que o CSP terá o Campinense e o Nacional de Patos como foi dito.

O futebol jogado pelas equipes do G4 tem sido um futebol de boa qualidade, porém que não apresentou nenhuma equipe superior às demais em seus confrontos diretos seja em casa ou fora de casa.

Os elencos das equipes têm mostrado bons jogadores desde os goleiros até os atacantes, de forma que cada jogo tem sido uma história diferente. Os jogadores de meio campo têm criado boas jogadas, os alas têm aparecido bem no apoio, os defensores têm feito o melhor possível para conter os atacantes e os goleiros têm realizado grandes defesas.

Com base nos jogos que pude acompanhar nos estádios, vi pelo menos um jogo de cada equipe, eu diria que o grande favorito para ganhar o Campeonato será a equipe que conquistar a primeira fase, pois terá uma série de vantagens até se conhecer o campeão. Uma dessas vantagens será sempre fazer o jogo da volta em casa e jogar por dois resultados iguais em relação ao saldo de gols.

Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes ao final da primeira fase, o desempate, para efeito de classificação, dar-se-á conforme a seguinte sequência de critérios: maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols assinalados, maior número de gols assinalados no campo do adversário, confronto direto, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos, partida extra e, permanecendo o empate, cobrança de penalidades.

Ao clube campeão paraibano de 2012 asseguram-se as indicações de participação no Campeonato Brasileiro de Futebol 2012 – Série D, na Copa do Brasil 2013 e Copa do Nordeste 2013.

eugeniopacelli_futebolcampeonatoparaibano2012@hotmail.com

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.