Campeonatos Estaduais do Brasil começam neste fim de semana - SóEsporte
Futebol

Campeonatos Estaduais do Brasil começam neste fim de semana

Os Campeonatos Estaduais do Brasil já vão começar neste fim de semana, então preparamos para você um guia completo de todos os Estaduais do Brasil de 2025.

Acre

O Campeonato Acreano conta com apenas oito equipes em 2025: Adesg, Galvez, Humaitá, Independência, Plácido de Castro, Rio Branco, São Francisco e Vasco. Devido à decisão da federação de introduzir a segunda divisão na próxima temporada, o que resultou no rebaixamento de três times.

Serão sete rodadas, os quatro melhores vão para as semifinais, enquanto os dois últimos serão rebaixados. O Campeonato Acreano começa só no dia 25 de janeiro.

Atual campeão: Independência

Alagoas

Originalmente, a primeira divisão de Alagoas seria composta por oito times. Contudo, o Igaci, que havia sido promovido recentemente e era o atual campeão da Série A2, abandonou tanto a competição quanto a Copa Alagoas devido a dificuldades financeiras.

Como resultado, o clube foi rebaixado automaticamente para a segunda divisão. Portanto, serão sete equipes este ano: ASA, Coruripe, CRB, CSA, CSE, Murici e Penedense. Os quatro melhores vão às semifinais.

O campeonato começa no dia 11.

Atual campeão: CRB

Amapá

Composto por oito equipes: Cristal, Independente-AP, Oratório, Portuguesa-AP, Santana, Santos-AP, Trem e Ypiranga-AP, o Amapaense só deve começar no dia 8 de março. 

Assim como nos outros campeonatos, os quatro melhores vão às semifinais, enquanto os dois últimos são rebaixados.

Atual campeão: Trem

Amazonas

O Campeonato Amazonense é composto por oito times, mas divididos em dois grupos. No Grupo A conta com Princesa do Solimões, Manaus, Parintins e Sete – recém promovido. O Grupo B conta com a presença do Amazonas, Manauara, Nacional e São Raimundo.

Os dois melhores de cada grupo se classificam, e os terceiros colocados disputam um playoff. A abertura acontece no dia 23 de janeiro.

Atual campeão: Manaus

Bahia

Serão dez equipes participando como de costume. As quatro melhores equipes vão às semi e os dois últimos serão rebaixados. Além da dupla BaVi, a edição deste ano contará com Barcelona de Ilhéus, Jequié, Juazeirense, Jacobina, Atlético de Alagoinhas, Jacuipense, Colo-Colo e Porto.

O campeonato começa no próximo sábado (11).

Atual campeão: Vitória

Ceará

O Campeonato Cearense terá dez equipes divididas em dois grupos. No Grupo A conta com Ceará, Cariri, Floresta AC, Horizonte e Maracanã. No Grupo B é composto pelo Fortaleza, Barbalha, Ferroviário, Iguatu e Tirol.

O primeiro de cada grupo avança direto para a semifinal, enquanto o segundo e o terceiro disputam às quartas de finais. Os dois últimos correm risco de rebaixamento.

Os jogos começam só no dia 18 de janeiro.

Atual campeão: Ceará

Distrito Federal

Dez times se enfrentam entre si na primeira fase. Na segunda etapa, o regulamento prevê semifinais em ida e volta e final única em uma arena neutra, provavelmente o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Os últimos dois colocados vão para a segunda divisão.

A competição começa em 18 de janeiro e conta com a presença do Gama, Brasiliense, Capital,  Ceilandense, Ceilândia, Legião, Paranoá, Real Brasília, Samambaia e Sobradinho.

Atual campeão: Ceilândia

Espírito Santo

Na etapa inicial, as dez equipes jogam entre si em turno único, com os oito melhores avançando para as quartas de final, enquanto os dois últimos são rebaixados para uma divisão inferior. Capixaba, Desportiva, Jaguaré, Nova Venécia, Porto Vitória, Real Noroeste, Rio Branco/VN, Rio Branco, Vilavelhense e Vitória são os participantes de 2025.

Nas quartas de final, semifinal e final, os times se enfrentam em partidas de ida e volta, e, caso o placar agregado termine empatado, a decisão será feita por meio de pênaltis. A competição inicia no próximo dia 17.

Atual campeão: Rio Branco

Goiás

O Goiano de 2025 promete ser bem acirrado e competitivo entre Atlético-GO, Goiás e Vila Nova, as três equipes vão disputar a Série B, e o estadual será o termômetro para o início de temporada das equipes. Atlético, Vila Nova, Goiás, Aparecidense, Goiânia, Anápolis, Goiatuba, Goianésia, Jataiense, Crac, Inhumas e Abecat.

Atlético-GO, Vila Nova, Goiás, Aparecidense, Goiânia, Anápolis, Goiatuba, Goianésia, Jataiense, Crac, Inhumas e Abecat são as 12 equipes que vão disputar o campeonato, oito se classificam, enquanto dois são rebaixados. O Campeonato Goiano vai iniciar no dia 15.

Atual campeão: Atlético-GO

Maranhão

As equipes competem em 14 rodadas na fase inicial, com os quatro melhores classificados se classificando para as semifinais, enquanto os dois últimos colocados serão rebaixados. Nas semifinais, os confrontos ocorrerão em dois jogos, o mesmo acontecendo na final do torneio, com a equipe de melhor desempenho tendo a vantagem de jogar em casa na partida decisiva. Se houver empate no placar agregado nos dois jogos, tanto nas semifinais quanto na final, a decisão será definida por cobranças de pênaltis.

Imperatriz, Maranhão, Moto Club, Pinheiro, Sampaio Corrêa, Tuntum, Real Codó e IPAE são os times que estarão presentes na edição de 2025. O campeonato começa já neste sábado (11).

Atual campeão: Sampaio Corrêa

Mato Grosso

Academia, Cáceres, Cuiabá, Luverdense, Mixto, Nova Mutum, Operário VG, Primavera, Sport Sinop e União Rondonópolis são os 10 times da elite do Campeonato Mato-Grossense de 2025. Serão nove rodadas, os dois primeiros estão garantidos na semifinal, enquanto do 3º ao 6º colocado se enfrentam nas quartas de final. Os dois últimos são rebaixados. O campeonato começa dia 11.

Atual campeão: Cuiabá

Mato Grosso do Sul

Com novo formato, o Campeonato Sul-Mato-Grossense está previsto para começar no dia 18 de janeiro. A novidade do próximo ano é a forma de disputa na primeira fase. Os 10 times vão se enfrentar em turno único. Após nove rodadas, os dois primeiros colocados estarão classificados direto para semifinal e os dois últimos serão rebaixados. FC Pantanal, DAC, Aquidauanense, Ivinhema, Operário, Águia Negra, Naviraiense, Corumbaense, Costa Rica e Coxim são os participantes.

Atual campeão: Operário

Minas Gerais

O Mineirão é um dos estaduais que passou a ser disputado por grupos. São 12 equipes em três grupos: no Grupo A conta com o Atlético-MG, Tombense, Uberlândia e Betim; no Grupo B será disputado por América-MG, Athletic Club, Itabirito e Democrata GV; Já o Grupo C tem a presença do Cruzeiro, Aymorés, Villa Nova e Pouso Alegre. O campeonato inicia no dia 18.

Na fase inicial, as equipes jogam contra todos os adversários dos outros dois grupos em um formato de turno único. Os líderes de cada grupo, juntamente com o melhor segundo colocado, seguem para as semifinais.

Nas semifinais, as partidas serão realizadas em dois jogos, com ida e volta, assim como na final, até que o campeão seja determinado. Os times classificados do 5º ao 8º lugar na classificação geral irão disputar o Troféu Inconfidência. Já as duas equipes com pior desempenho serão rebaixadas.

A NSports, por outro lado, detém os direitos de transmissão de todas as partidas que não envolvem América, Atlético e Cruzeiro.

Atual campeão: Atlético-MG

Pará

Assim como o Mineirão, o Paraense também irá iniciar no próximo dia 18 e conta com 12 times divididos em três grupos: o Grupo A é composto pelo Caeté, Cametá, Paysandu e São Francisco; no Grupo B estão o Remo, Castanhal, Bragantino e Independente. Já o Grupo C conta com Capitão Poço, Santa Rosa, Tuna Luso e Águia. 

Atual campeão: Paysandu

Paraíba

Auto Esporte-PB, Botafogo-PB, Campinense, CSP, Esporte de Patos, Nacional de Patos, Pombal, Serra Branca, Sousa e Treze são os 10 representantes de 2025. As quatro melhores equipes vão para as semifinais, enquanto os dois últimos estão rebaixados. O campeonato já começa no próximo dia 11

Atual campeão: Sousa

Paraná

Assim como em anos anteriores, 12 equipes se enfrentam, as oito melhores vão para as quartas, os dois últimos são rebaixados. Andraus, Athletico, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Londrina, Maringá, Operário, Paraná Clube, Rio Branco e São Joseense são as equipes participantes. O Paranaense inicia no próximo sábado (11).

Atual campeão: Athletico

Pernambuco

O Campeonato Pernambucano terá 10 equipes: Sport, Náutico, Santa Cruz, Retrô, Central, Afogados, Maguary, Petrolina, Decisão e Jaguar. As duas melhores campanhas garantem vaga direto na semifinal; o 3º ao 6º se enfrentam nas quartas, assim como no Campeonato do Mato Grosso. Os três últimos colocados são rebaixados. O Pernambucano começa sábado (11).

O canal da Federação Pernambucana de Futebol no YouTube, TV FPF Betnacional, vai exibir parte das partidas.

Atual campeão: Sport

Piauí

Na primeira fase, os oito participantes são divididos em dois grupos de quatro: Grupo A conta com Altos, Atlético, Fluminense e River. O Grupo B é formado por 4 de Julho, Oeirense, Piauí e Parnahyba. Dentro de cada grupo, todos jogam entre si em partidas de ida e volta, somando um total de seis rodadas.

Após a primeira fase, o time que terminar em 1º lugar no Grupo A enfrenta o 4º colocado do Grupo B, o 2º joga contra o 3º, e assim por diante, em partidas de ida e volta. O vencedor, com base no somatório dos dois jogos, avança para a semifinal, enquanto os dois times eliminados com a pior campanha geral serão rebaixados. O campeonato também inicia no sábado. 

Atual campeão: Altos

Rio de Janeiro

Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Maricá, Nova Iguaçu, Portuguesa, Sampaio Corrêa, Vasco e Volta Redonda são as 12 equipes que disputarão o estadual mais charmoso do Brasil, destaque para o estreante Maricá. 

Os quatro primeiros colocados disputam a semifinal – lembrando que o primeiro colocado fatura o título da Taça Guanabara, do 5º ao 8º colocado vão disputar a Taça Rio. A competição começa neste sábado.

Atual campeão: Flamengo

Rio Grande do Norte

O Campeonato Potiguar tem um detalhe curioso, a equipe do ABC é o maior campeão estadual do Brasil, com incríveis 57 conquistas. O Potiguar é disputado por oito equipes, as duas primeiras vão às semifinais, do 3º ao 6º vão disputar as quartas, e os dois últimos são rebaixados. A edição de 2025 conta com a participação do ABC, América-RN, Laguna, Globo, Força e Luz, Potiguar, Santa Cruz e Baraúnas. O campeonato também inicia neste sábado.

A TV FNF, da Federação, ainda definirá os jogos que serão transmitidos no canal do Youtube.

Atual campeão: América-RN

Rio Grande do Sul

O Gauchão será disputado de uma inédita em 2025, o sistema de disputa será fase de grupos. Grupo A: Grêmio, São José, Guarany de Bagé e Avenida; Grupo B: Inter, Caxias, Pelotas e Ypiranga; Grupo C: Juventude, Monsoon, Brasil de Pelotas e São Luiz. O campeonato começa no dia 22.

Atual campeão: Grêmio

Rondônia

Apenas sete equipes vão disputar o Rondoniense: Gazin Porto Velho, Barcelona, Rolim de Moura, Vilhena (VEC), Ji-Paraná, Guaporé e Sport Genus. A edição de 2025 mantém o formato do ano anterior, com sete equipes competindo em 12 rodadas na fase de classificação, em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados seguem para as semifinais, que, assim como a final, serão disputadas em partidas de ida e volta. A competição começa em 1º de fevereiro.

Atual campeão: Porto Velho

Roraima

O campeonato deste ano será disputado pelas seguintes equipes: Atlético Roraima, Náutico-RR, São Raimundo, Rio Negro, Progresso, Grêmio Atlético Sampaio (GAS), e Baré. A competição começa dia 8 de fevereiro. 

Atual campeão: GAS

Santa Catarina

Certamente, um dos campeonatos mais equilibrados, o Catarinense deste ano contará com dois estreantes na elite. Trata-se do Caravaggio e Santa Catarina. Além deles, terá a presença do Avaí, Barra, Brusque, Criciúma, Chapecoense, Concórdia, Figueirense, Hercílio Luz, Joinville e Marcílio Dias. O campeonato é formado pelos 12 times, os oito melhores se classificam para as quartas, enquanto os dois últimos caem. O Catarinense inicia no domingo (12).

Atual campeão: Criciúma

São Paulo

O Paulistão é para muitos o melhor e o mais difícil dos estaduais. Além das quatro principais forças, o interior paulista é sempre muito forte e a cada ano isso se comprova. Confira os grupos: Grupo A: Corinthians, Inter de Limeira, Mirassol e Botafogo; Grupo B: Santos, Red Bull Bragantino, Portuguesa e Guarani; Grupo C: São Paulo, Novorizontino, Água Santa e Noroeste; Grupo D: Palmeiras, Ponte Preta, São Bernardo e Velo Clube. O Paulistão começa dia 15.

Atual campeão: Palmeiras

Sergipe

Na fase inicial, América de Propriá, Barra, Carmópolis, Confiança, Dorense, Falcon, Guarany, Itabaiana, Lagarto e Sergipe estarão em um único grupo e se enfrentarão em um turno único, somando nove partidas. O time que terminar em primeiro lugar avança diretamente para as semifinais e garante vaga na Copa do Brasil de 2026. Já as equipes que terminarem entre o segundo e o sétimo lugar jogarão as quartas de final, com jogos de ida, para decidir os dois outros times classificados para as semifinais. Os dois últimos colocados serão rebaixados. O campeonato começa neste sábado.

Atual campeão: Confiança

Tocantins

Na fase inicial, oito equipes competem entre si em partidas de ida, são elas Araguaína, Batalhão, Bela Vista, Capital-TO, Gurupi, Tocantins de Miracema, Tocantinópolis e União-TO. Avançam para as semifinais os quatro times com mais pontos. Nas semifinais, os times se enfrentam em confrontos de ida e volta. A final também será disputada em dois jogos, ida e volta. As duas equipes com pior desempenho na primeira fase serão rebaixadas.

Atual campeão: União

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.