O Campinense perdeu por 2 a 0 para o Fortaleza-CE, fora de casa, no estádio Presidente Vargas, pela pela rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste.
A equipe Rubro-negra volta agora suas atenções para a disputa do Campeonato Paraibano. Na próxima quarta-feira (25), o Campinense vai até o sertão do estado encarar o Sousa-PB
Atual campeão da Copa do Nordeste, o Fortaleza iniciou a sua trajetória em busca do bicampeonato seguido com uma vitória tranquila diante do Campinense, que pouco levou perigo. O 2 a 0 foi construído com gols de Hércules, o primeiro da competição, e Silvio Romero.
O Fortaleza está no Grupo A da Copa do Nordeste e larga com 3 pontos, assim com o Vitória. Ainda restam muitos jogos na rodada inagural. Na segunda rodada, o Tricolor Cearense visita o ABC. Ja o Campinense recebe o Sport.
Tricolor faz primeiro gol do Nordestão
O Fortaleza já conseguiu uma boa primeira chegada no primeiro minuto de jogo, quando Yago Pikachu aproveitou cruzamento, bateu forte e Otávio defendeu em dois tempos. O Tricolor controlou as ações do jogo nos primeiros minutos, mas aos poucos, o Campinense conseguiu fechar os espaços e evitar ceder mais oportunidades de gol.
O Tricolor teve problemas criativos, mas com uma linha alta de marcação recuperou a bola a todo instante, ainda comandando as ações e com uma postura bastante propositiva e evitando qualquer ação do Campinense. O grande problema foi finalização, o que só voltou a acontecer aos 28, novamente com Pikachu, que bateu cruzado e parou em excelente defesa de Otávio. Uma nova chance voltou a acontecer aos 31, quando Pedro Rocha recebeu dentro da área, girou contra a marcação para finalizar e ser mais um a parar em Otávio. O Campinense conseguiu responder logo em seguida, quando Guilheme Escuro finalizou de longe, para fora, mas com algum perigo. A partir daí, o jogo ficou mais intenso, com boas chegadas ao ataque.
A reta final do Fortaleza foi grande. Aos 40, em cobrança de falta, Lucas Esteves bateu com força e a bola saiu muito perto do travessão, tocando no lado de fora da rede. Então nos acréscimos, aos 48, Hércules recebeu de Caio Alexandre já dentro da área e finalizou com força para vencer Otávio e colocar o Tricolor em vantagem. Foi o primeiro gol da Copa do Nordeste 2023.
Vitória tranquila
O cenário para a segunda etapa foi parecido, com o Fortaleza trocando passes e o Campinense mais recuado. A primeira chegada foi aos 4, quando Lucas Esteves finalizou de primeira após cobrança de escanteio, mas direcionou errado.
O segundo gol quase saiu aos 11, com Pikachu, que mais uma vez aproveitou cruzamento para atacar pela direita, mas dessa vez cabeceou para fora. O Fortaleza fez algumas mudanças para oxigenar o seu ataque. Com amplo domínio das ações ofensivas, não demorou a ampliar. Aos 20, a zaga do Campinense vacilou e deixou Silvio Romero livre para receber dentro da área.
O centroavante argentino bateu de primeira e superou o goleiro para marcar o segundo. O jogo seguiu de uma equipe só, com o Campinense sendo completamente inofensivo e mal chegando ao campo de ataque. O Fortaleza mais administrou do que acelerou e parou de criar tanto. A Raposa só foi finalizar aos 29, com Railan, pela direita, mas sem dar muito trabalho a Fernando Miguel, que caiu bem para defender. Já na reta final, o Campinense conseguiu trocar passes no campo de ataque, mas pecou bastante na criação.
Mas o Fortaleza que quase voltou a marcar, quando aos 40, Zé Welison emendou um chute forte de longe e Otávio fez grande defesa. Pouco depois, aos 45, Lucas Esteves chegou livre na área para aproveitar cruzamento de Dudu, mas mandou para fora. O apito final confirmou a vitória cearense.
Na tarde deste sábado (21), o Fortaleza recebeu a equipe do Campinense-PB, pela primeira rodada da Copa do Nordeste 2023, no Estádio Presidente Vargas, e saiu vitorioso pelo placar de 2 a 0. O volante Hércules abriu o marcador e o atacante Silvio Romero fechou o placar.

A primeira etapa foi marcada pelo grande ímpeto por parte do Fortaleza em abrir o placar, pressão esta que fez com que o Leão criasse chances cedo na partida, mas sem efetividade no terço final não conseguiu balançar as redes nos minutos iniciais. O gol tricolor aconteceu nos minutos finais da primeira metade, quando aos 45 minutos, após chute de fora da área do volante Hércules, a bola desvia na zaga adversária e coloca o Tricolor de Aço em vantagem.

Com o placar favorável, o Leão voltou ao segundo tempo com mais liberdade. Seguro defensivamente, o goleiro Fernando Miguel pouco foi acionado na segunda etapa. Dono da posse de bola, o Tricolor de Aço voltou a oferecer bastante perigo à meta adversária quando o técnico Juan Pablo Vojvoda efetuou suas primeiras modificações. Aos 14 minutos o treinador tricolor optou por colocar em campo o atacante Thiago Galhardo e o meia Sammuel no lugar de Pedro Rocha e Ronald.
Com boas triangulações e uma troca de passes rápida, o jovem Sammuel foi responsável pela jogada do segundo gol leonino. Em jogada trabalhada junto do volante Caio Alexandre, o camisa 26 tabelou dentro da grande área, limpou a marcação e passou para Silvio Romero marcar seu primeiro gol na temporada, o segundo do Fortaleza na partida. Com a vantagem de dois gols, o volante Zé Welison e o lateral Dudu entraram no lugar de Hércules e Yago Pikachu para explorarem os espaços deixados pelo adversário. Na reta final, Romarinho foi a campo no lugar de Silvio Romero, dando mais velocidade ao ataque tricolor. Com bons dribles e lançamentos, o camisa 11 tricolor era o responsável pela fase ofensiva da equipe, mas sem muito tempo a partida terminou por 2 a 0.
PRÓXIMO CONFRONTO
O Leão volta a campo contra o Sergipe, às 20h, na quinta-feira (26), pela 2ª rodada da Copa do Nordeste, no Estádio Presidente Vargas.
Redação/Fortaleza


















