“Capoeira no Ritmo da Educação”, este é o tema do evento organizado pelo Centro Cultural Ginga Nação e o Grupo Capoeira Brasil, sob a coordenação do professor Antonio Guedes, o Ligeirinho. Todas as atividades serão desenvolvidas na Usina Cultural Energisa, na A. Epitácio Pessoa, em João Pessoa, nos dias 18, 19 e 20 de outubro.
O objetivo principal do evento é realizar o ritual de batismo e troca de cordas para os alunos do grupo (crianças, adolescentes e adultos), que conta com turmas espalhadas em vários bairros da cidade, seja em academias ou nas escolas públicas da rede municipal, através do projeto Mais Educação.
“Temos a certeza de que será um momento especial para todos os nossos alunos e capoeiristas da Capital, pois sempre trabalhamos com a perspectiva pedagógica da capoeira no sentido de valorizar as origens do povo brasileiro, de desenvolver nossa identidade cultural, de incentivar a prática do esporte, um modo de vida saudável e, acima de tudo, de preparar cidadãos para o mundo”, a firma o professor Ligeirinho.
A abertura das atividades acontecerá na noite do dia 18, com o espetáculo “Iê Malungo”, da Cia de Teatro de Bonecos Boca de Cena, também responsável pela co-produção do evento. Logo após, terá lugar uma apresentação de maculelê, dança coreografada que usa paus ou lanças e elementos da capoeira.
No dia 19 pela manhã, haverá um seminário com os mestres Kim (CE) e Ulisses (PE) sobre “Educação, ritmo, ritual e respeito” e uma roda de conversa com o mestre Salário Mínimo (BA), ex-aluno do lendário mestre Bimba. À tarde, haverá um batizado para mais de 200 crianças, e, à noite, oficina e lançamento do CD “Mestre Kim e Alunos”.
O evento se encerra no domingo com oficinas, aulões de técnica e rodas de capoeira. Participam também do evento capoeiristas de várias cidades da Paraíba e de outros estados, destacando-se os mestres convidados Lima, Robson, Chico e Zunga (PB), Rafael Magnata (CE) e Risadinha e Caco (BA).
Mais informações, fotos e vídeos no blog: www.capoeirabrasilparaiba.com