Causos & Lendas do Nosso Futebol: VOCÊ SE LEMBRA DO ZAGUEIRO ADEMILTON? - SóEsporte
Colunistas

Causos & Lendas do Nosso Futebol: VOCÊ SE LEMBRA DO ZAGUEIRO ADEMILTON?

O nosso homenageado da semana, nasceu na cidade de Belo Horizonte MG, precisamente no dia 13 de dezembro do ano de 1952, foi por seus pais batizado e registrado como sendo ADEMILTON PERRETT BRAGA, mas para o mundo da bola ele ficou conhecido como o seguro e popular quarto zagueiro ADEMILTON.

Tudo começou nas categorias de base do Cruzeiro Esporte Clube, jogando de quarto zagueiro ou de volante. Como era uma época de muitas estrelas no time azul e branco das Minas Gerais – Piazza, Tostão, Zé Carlos, Dirceu Lopes, Natal, Raul e companhia, dificultando o seu espaço -, ADEMILTON resolveu sair e estrear no futebol profissional jogando com a linda camisa do América Futebol Clube, a terceira força do futebol mineiro.

Quando deixou o América Futebol Clube, ADEMILTON iniciou a sua vida de cigano da bola, passando a vestir e defender várias camisas de clubes brasileiros. Ele teve passagens pelo Araguari Atlético Clube, da cidade mineira de Araguari; Fluminense de Feira Futebol Clube, da cidade comercial de Feira de Santana, BA; Associação Desportiva Jequié, cidade produtora de cacau, BA;  Esporte Clube Vitória, da carnavalesca cidade de Salvador, BA; Esporte Clube Ypiranga, BA; Club Sportivo Sergipe, de Aracaju; Sociedade Desportiva Borborema, o extinto Gavião da cidade forrozeira de Campina Grande, PB; Sampaio Corrêa Futebol Clube, da histórica cidade de São Luís, MA; Botafogo Futebol Clube, da arborizada cidade de João Pessoa PB; Operário Futebol Clube, do estado do Mato Grosso e a Tuna Luso Brasileira, da cidade mãe do carimbó, Belém do Pará.

ADEMILTON foi bicampeão do estado de Sergipe vestindo a camisa alvirrubra do Clube Sportivo Sergipe, nos anos de 1974 e 1975. Ele também teve a oportunidade de ser campeão do interior baiano, desta vez com a camisa tricolor do Fluminense de Feira de Santana. Quando foi no ano de 1982, jogando pela equipe da Tuna Luso Brasileira, o nosso zagueiro resolveu que era a hora de pendurar as suas famosas e disputadas chuteiras.

Aos paraibanos, quando defendeu as cores do Botafogo Futebol Clube e da Sociedade Desportiva Borborema, o Gavião, ADEMILTON deixou aquela boa imagem de um quarto zagueiro leal, seguro, que sabia desarmar e sair jogando e quando preciso dava um chutão para frente. O atacante Magno, ao lembrar do colega da época do Gavião e do Botafogo, assim o definiu: “Um zagueiro acima da média”. Severo, outro companheiro de equipe, resumiu o seu futebol: “Muito bom na marcação, muito seguro”.

Hoje, trabalhando como representante comercial na área hospitalar, ADEMILTON reside no bairro do Intermares, Cabedelo PB, e quando tem um tempinho, senta com o amigo Marcos Wilde, toma um chopp e recorda com bastante saudade daquela época em que não se ganhava dinheiro, não se tinha estrutura, mas o futebol era bonito de se assistir e os estádios lotavam.

Para nós torcedores, cronistas e desportistas paraibanos, ficou a certeza de que o Sr. ADEMILTON PERRETT BRAGA, o popular “zagueiro ADEMILTON”, escreveu o seu nome com tintas douradas e perpétuas na brilhante história do futebol paraibano.

Serpa Di Lorenzo

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.