CBB convoca assembleia para discutir possibilidade tirar chancela oficial do NBB - SóEsporte
Basquete

CBB convoca assembleia para discutir possibilidade tirar chancela oficial do NBB

Em nota publicada em seu site oficial, a Confederação Brasileira de Basquete na última quinta-feira anunciou uma assembleia geral a ser realizada no dia 14 de outubro de 2022, às 16h, para discutir a possibilidade de tirar a chancela oficial do NBB – Novo Basquete Brasil, que organiza atualmente o principal campeonato de clubes de basquete masculino no país. 

Segundo a nota oficial de número 090/2022, a CBB alega que a LNB (Liga Nacional de Basquete), entidade que organiza o NBB, “vem reiteradamente desrespeitando suas obrigações e deveres previstos no termo de compromisso e seus aditivos, bem como descumprindo seus deveres e obrigações estatutárias enquanto membro da CBB”.

Também um processo por parte da LNB contra a CBB está tramitando no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

O motivo é que a Liga Nacional de Basquete conseguiu no começo da semana uma liminar para que o Paulistano dispute a Liga Sul-Americana de basquete no lugar da Liga Sorocabana.

O processo foi movido pela LNB contra a CBB (Confederação Brasileira de Basketball) e a equipe do interior. A Fiba (Federação Internacional de Basquete) também foi incluída na ação para tomar ciência da decisão tutelar. 

A Fiba-Américas abriu uma vaga extraordinária para o Brasil, e segundo o entendimento da LNB, de acordo com as regras, caberia ao clube a vaga já que ele foi o sétimo colocado na última edição do NBB. A LNB envia as indicações a confederação e cabe a CBB oficializá-las porque é ela o órgão associado a Fiba.

Porém, a CBB indicou a Liga Sorocabana para a vaga. O clube foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro organizado pela própria confederação, que é a segunda divisão da modalidade.

Na última semana, a Liga Nacional de Basquete informou que acionaria a CBB na Justiça por causa da escolha da Liga Sorocabana para o torneio. A equipe do interior de São Paulo não faz parte do NBB e tampouco da LNB.

De acordo com a LNB, a confederação desrespeitou acordo estabelecido em 2009, pelo qual as equipes escolhidas para torneios internacionais serão definidas por mérito e pela própria liga nacional.

A LNB afirma que o Termo de Cooperação assinado pela liga e pela CBB em 2009 dá à LNB o direito de definir as equipes nacionais classificadas para competições internacionais através do NBB, que equivale ao Campeonato Brasileiro de basquete. O acordo foi ratificado em 2018.

Na assembleia, será discutido o termo de rescisão do Termo de Compromisso, e aditivos, firmados com a LNB. O acordo entre CBB e LNB ocorreu em 2009, quando a LNB começou a organizar o principal campeonato do país, chamando de NBB, no lugar do Campeonato Brasileiro.

Na nota, a CBB argumenta que atualmente a entidade “hoje se encontra em franco processo de reestruturação e recuperação de sua credibilidade, reunindo plenas condições para a direção, promoção, organização e realização de todos os de Campeonatos Nacionais de Basquetebol, na categoria Masculina Adulta”.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.