A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) entregou, nesta terça-feira (dia 29), para a Federação Internacional de Basketball (FIBA) sua carta formalizando seu credenciamento a um dos quatro wild cards para a Copa do Mundo da Espanha, que será realizada de 30 de agosto a 14 de setembro de 2014. Na carta, assinada pelo presidente da CBB, Carlos Nunes, a Confederação responde detalhadamente aos quesitos exigidos pela entidade internacional.
“Nesse momento quero agradecer o apoio das entidades governamentais e esportivas, dos jogadores, da comunidade do basquete, patrocinadores, apoiadores e da mídia nessa empreitada”, disse Nunes.
Brasil e Estados Unidos são os únicos dois países que disputaram as 16 edições do Campeonato Mundial. De 1935 a 2012, o Brasil sediou e organizou 33 competições internacionais da FIBA e FIBA Américas, sendo oito Campeonatos Mundiais.
A Seleção Masculina está em 10º lugar no Ranking Mundial da FIBA e conquistou dois títulos mundiais, três medalhas olímpicas, cinco medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos e 18 títulos sul-americanos, entre outras vitórias. Em Londres 2012, após uma ausência de 16 anos, a Seleção Masculina voltou a se classificar para os Jogos Olímpicos e terminou a competição em quinto lugar.
A decisão da FIBA sobre os quatro países convidados para a Copa do Mundo será divulgada durante a reunião da entidade nos dias 1º e 2 de fevereiro, em Barcelona, na Espanha.
