CBF é reconhecida pela FIFA como referência global no futebol inclusivo - SóEsporte
Futebol

CBF é reconhecida pela FIFA como referência global no futebol inclusivo

Esse reconhecimento está registrado no Guia do Futebol para Pessoas com Deficiência desenvolvido pela entidade máxima do futebol

CBF reforça seu compromisso de tornar o futebol mais acessível durante a gestão do presidente Ednaldo Rodrigues

Staff Images/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi reconhecida pela FIFA como uma referência global na promoção do futebol para pessoas com deficiência. Esse reconhecimento está registrado no Guia do Futebol para Pessoas com Deficiência (FIFA Disability Football Toolkit), publicado recentemente para orientar federações de todo o mundo sobre o desenvolvimento do futebol inclusivo.

Desde o início da gestão do presidente Ednaldo Rodrigues, a CBF tem reforçado seu compromisso de tornar o futebol mais acessível e livre de qualquer discriminação.

“A inclusão, a igualdade e o fim da discriminação são importantes bandeiras que seguiremos defendendo sempre. Nosso propósito é, além de defender, dar voz e apoio a grupos tradicionalmente excluídos do futebol organizado, provendo todas as condições necessárias para que eles desenvolvam suas potencialidades e participem de competições”, destaca o presidente.

Presidente da CBF durante seminário da FIFACréditos: Nayra Halm/CBF

Como evidencia o Guia da FIFA, esse compromisso se reflete em iniciativas concretas, que ampliam as oportunidades para pessoas com deficiência e o seu espaço no ambiente esportivo, sintetizadas a seguir.

Principais iniciativas da CBF para o futebol inclusivo:

Apoio à Seleção de Futsal de Nanismo

Desde 2022, a CBF tem sido uma parceira essencial da Seleção “Brasa” de Futsal Nanismo e da Confederação Brasileira de Esportes para Pessoas com Nanismo (COBEN), viabilizando a participação da equipe em competições como a Copa América e a Copa do Mundo, bem como a representação da COBEN em reuniões da Federação Internacional de Futebol Nanismo.

O apoio contempla o custeio de despesas logísticas e de uniformes, além da integração da equipe ao universo do futebol brasileiro, com a realização de visitas à sede da CBF e ao Museu Seleção Brasileira.

Seleção de Futsal de Nanismo durante visita na sede da CBFCréditos: Joilson Marconne/CBF

Conquistas da Seleção de Futsal Down

A CBF também se orgulha de apoiar a Seleção Brasileira de Futsal Down, administrada pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI).

Em 2024, a equipe conquistou o tricampeonato mundial ao vencer o Trisome Games, na Turquia, com todos os custos de viagem cobertos pela da CBF, por meio de fundos do programa FIFA Forward.

Seleção Brasileira de Futsal Down está sempre em evidência no cenário internacionalCréditos: MARCOS RIBOLLI/CBDI/DIVULGAÇÃO

Parceria com as Olimpíadas Especiais

A colaboração com as Olimpíadas Especiais Brasil tem promovido a inclusão por meio do futebol unificado, modalidade que combina a participação de atletas com e sem deficiência.

No último ano, a CBF apoiou a realização da Copa Brasil de Futebol Unificado, no Rio de Janeiro, e a participação da Seleção de Futsal Unificado nos Jogos Latino-Americanos, em parceria com a CONMEBOL, garantindo os recursos necessários para o crescimento de competições inclusivas e o reconhecimento dos atletas.

Visibilidade do Desporto Paralímpico

Outra iniciativa de grande simbolismo ocorreu na final da Copa do Brasil de 2023, quando Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e bicampeão paralímpico de futebol de cegos, foi convidado a entregar o troféu à equipe campeã.

O gesto destacou a importância da inclusão, especialmente considerando que quase um terço da população brasileira é composta por pessoas com deficiência, segundo dados do IBGE.

Taça da Copa do BrasilCréditos: Rafael Ribeiro/CBF

Relatório de Gestão e Transparência

Em um passo inédito, a CBF incluiu em seu último Relatório de Gestão, referente a temporada de 2023, uma seção dedicada às Seleções Inclusivas. Esta ação, agora referenciado pela FIFA, reafirma que as Seleções Inclusivas são tão importantes quanto qualquer outra equipe nacional.

O presidente Ednaldo Rodrigues participou do webinário de lançamento do “Guia do Futebol para Pessoas com Deficiência”, em dezembro de 2024. Na ocasião, ele apresentou a representantes de mais de 200 federações membros da FIFA as ações concretas da CBF para promover a inclusão no futebol e destacou a importância do material publicado pela entidade máxima do futebol, que incentiva a criação de mais oportunidades para pessoas com deficiência no futebol.

“Este é um trabalho contínuo e a cooperação com a FIFA tem sido essencial para consolidarmos o Brasil como referência em inclusão no futebol. O esporte tem o poder de superar barreiras e transformar a sociedade e é nossa responsabilidade garantir que ninguém fique de fora. Convidamos federações de outros países a somarem forças a este importante movimento”, afirmou Ednaldo Rodrigues.

A CBF parabeniza a FIFA pelo lançamento de seu programa de inclusão e agradece pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido em parceria com a COBEN, CBDI, Olímpiadas Especiais Brasil e CPB, ao mesmo tempo em que reafirma seu compromisso de promover a igualdade de oportunidades no futebol, contribuindo para a superação de desafios estruturais e para que nossos atletas continuem a representar o Brasil com excelência.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.