Passando por incertezas com o novo presidente Ednaldo Rodrigues, a Confederação Brasileira de Futebol ainda não confirmou se competições das categorias de base e futebol feminino serão disputados em 2022. Segundo alegou o dirigente, a instituição fará uma revisão orçamentária para diminuir os investimentos nesses torneios.
Com a direção da CBF sob nova direção, muitas mudanças vão ocorrer. Para iniciar, ainda não se sabe quando ou se competições femininas, como Brasileirão Feminino Série A2 e A3, e disputas das categorias de base masculina, como Brasileirão Sub-23, irão acontecer nesta temporada. Se respaldando que esses certames são completamente custeados pela entidade, o mandatário da CBF quer “acochar” gastos e reavaliará valores investidos, análise técnica, formato de disputa das competições e critério de participação das equipes.
“As competições serão reavaliadas, em formatos que possam dar competitividade e diminuir custos. Tem três clubes de um estado que jogam entre eles e praticamente não saem para jogar, evitando assim três viagens. E têm grupos que estavam sendo feitos que um clube era prejudicado, viajando seis vezes para cumprir a programação. Por isso, a parte técnica está estudando totalmente a competição”, revelou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, em entrevista ao Globo Esporte.
Vale ressaltar, que o Ceará foi campeão do Brasileirão Sub-23 em 2020 e vice em 2021. Para 2022, porém, o time alvinegro não está inscrito. A equipe feminina do Vovô está disputando a Série A2, que ainda não tem previsão para início, desde 2019. Essas competições não correm o risco de serem extintas, segundo afirma o presidente da CBF, mas ainda não tiveram calendários divulgados. A Série A2 do feminino, por exemplo, tinha previsão para ser iniciada em maio. Porém, até o atual momento não se sabe quando será dado o pontapé inicial no certame e nem quando será finalizado.
“A CBF banca 100% da competição. Em viagens, hospedagens, alimentação, traslados, arbitragem… Então é natural que quem paga a conta procure ver a forma mais correta a ser paga. Que tenham mais paciência porque não pretendemos excluir, mas reavaliar sim”, finalizou.
Até aqui, a única competição de base confirmada é o Campeonato Brasileiro Sub-20, mas com formato diferente dos anos anteriores. Em um grupo, estarão integrados os times Corinthians, São Paulo, Santos, Palmeiras, Bragantino, Grêmio, Internacional, Athletico-PR, Chapecoense e Atlético-GO. O Ceará vai estar na outra chave, ao lado de Fortaleza, Bahia, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro.
Fonte: meuvozao.com
![](https://soesporte.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Logo-320x91-1.png)