Diferente de edições passadas, a partir de 2025 a Copa do Brasil indica decisão nas cobranças de tiros diretos da marca penal, em caso de empate, nos jogos da primeira e segunda fases. Antes, o time visitante jogava pelo empate. A Paraíba será representada por Sousa e Botafogo-PB.
Do sistema de disputa
Veja o que determina o artigo 18 “O chaveamento que definirá os confrontos da 6ª e 7ª Fases serão conhecidos no sorteio da 5ª Fase de acordo com o Anexo B”.
Enquanto que, o artigo 19 fala “Os mandos de campo da 3ª a 7ª Fase serão definidos através de sorteio público a ser realizado pela DCO”.
O regulamento afirma no artigo 20 “O Clube que somar o maior número de pontos ganhos ao final do confronto dentro do seu grupo estará classificado para as fases seguintes; na 7ª Fase o Clube será proclamado campeão”.
O artigo 21 afirma “Os critérios de desempate para indicar o Clube vencedor de cada confronto são os seguintes: I. 1ª Fase – em caso de empate, a classificação será definida através de cobrança de pênaltis; II. 2ª Fase – em caso de empate, a classificação será definida através de cobrança de pênaltis; III. 3ª à 7ª Fase – em caso de empate em pontos ganhos entre os Clubes ao final da fase respectiva, dentro de cada grupo, o desempate será definido observando os critérios abaixo:
1º. Maior saldo de gols;
2º. Cobrança de pênaltis.
Parágrafo único – A disputa de pênaltis, quando aplicável, deverá ser iniciada em até 10
minutos após o término da partida única ou de volta, a depender da fase.
O artigo 22 determina “O mando de campo de todas as partidas pertencerá ao Clube colocado à esquerda da tabela elaborada pela DCO”.
Finalmente, o artigo 23 destaca que “Ao final da 2ª Fase, os cartões amarelos serão zerados, o que não inclui o cartão vermelho, cuja suspensão automática decorrente permanecerá em vigor.
Parágrafo único – A suspensão automática permanecerá em vigor mesmo se o atleta for
inscrito na COPA DO BRASIL por outro Clube, sem prejuízo de cumprimento de eventual
penalidade aplicada pelo STJD”.
Fotos: Cristiano Santos/Botafogo-PB
