A Copa do Brasil 2016 começa a sair do papel. A Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBSB) anunciou nesta quarta-feira, dia 9, a realização da competição que vai reunir os principais clubes do país, com a disputa de torneios eliminatórios regionais e etapas já confirmadas em São Luís (MA), Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ). Times como Flamengo (RJ), Vasco da Gama (RJ), Sport Recife (PE) e Sampaio Corrêa (MA) já estão confirmados em razão do histórico de participações e resultados destas agremiações, além da garantia de uma vaga para o Espírito Santo e a indicação de uma equipe por critério técnico. O formato da Copa do Brasil apresenta oito participantes e dos qualifyings Norte/Nordeste e Sul/Sudeste/Centro-Oeste sairão os outros dois clubes.
– Esse é um passo fundamental na massificação e desenvolvimento da modalidade no país. Com a Copa do Brasil, o calendário que todos sonham ver no esporte, começa a tomar forma, teremos mais datas de eventos ao longo do ano e, com isso, estamos criando oportunidades para que os estados e as equipes possam competir, de igual para igual. O beach soccer é um esporte, um esporte nacional, e deve ser tratado como tal – afirmou Rodrigo Royo, presidente da CBSB.
O caminho para chegar à Copa do Brasil 2016 via qualifying é muito simples. Cada federação filiada à CBSB tem o direito de indicar um time, sendo que os pré-requisitos obrigatórios são a presença dessa equipe na primeira divisão local e sua relevância para a modalidade (tradição e ‘camisa’). A inscrição deve ocorrer até a próxima terça-feira, dia 15, e este prazo não será prorrogado. O campeão de cada torneio eliminatório estará automaticamente classificado para as etapas da Copa do Brasil 2016.
Abaixo o calendário da Copa do Brasil 2016.
Qualifying Norte/Nordeste
cidade-sede: Recife (PE)
1 a 3 de abril
Qualifying Sul/Sudeste/Centro-Oeste
cidade-sede: Vitória (ES)
7 a 9 de abril
1ª etapa
cidade-sede: São Luís (MA)
4 a 8 de maio
