Celebrando a história: exposição relembra o inédito título mundial do basquete feminino - SóEsporte
Basquete

Celebrando a história: exposição relembra o inédito título mundial do basquete feminino

Prepare-se: o jogo vai recomeçar. Lá se vão mais de 30 anos de um título histórico. Em 12 de junho de 1994, a Seleção Brasileira feminina de basquete vencia a China por 96 a 87 no Sydney Entertainment Centre (Sydney/Austrália), para sagrar-se campeã mundial.

Uma conquista inédita e muito especial que será recontada na exposição ‘Meninas de Ouro – 1994’, no Shopping Anália Franco (Tatuapé/zona Leste), em São Paulo, com entrada gratuita. A inauguração será no sábado, dia 8 de março, às 11h, data em que ‘e celebrado também o ‘Dia Internacional da Mulher’, e contará com a presença do time campeão e da comissão técnica para um bate-papo com a imprensa. A exposição estará aberta ao público até o dia 6 de abril.

Desacreditado antes do embarque para a Oceania, o Brasil apostava na experiência de Hortência e Paula, e na juventude de Janeth, Leila e cia., e terminou em segundo lugar no Grupo C, na fase classificatória. Na segunda fase, as brasileiras superaram Cuba e Espanha e eliminaram a poderosa seleção dos Estados Unidos, então atual campeã olímpica, na semifinal.

Na grande final, a Seleção Brasileira derrotou a China, coroando uma campanha irretocável. Vale lembrar que a conquista precedeu à conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996.

A heroica campanha será retratada em um espaço de 260m², oferecendo uma imersão audiovisual com fotos inéditas, itens exclusivos usados pelas campeãs na competição e até a sensação de estar na arquibancada no momento da conquista.

Uma experiência perfeita para reviver a ‘era dourada’ do basquete feminino brasileiro e o feito inesquecível das atletas Adriana, Alessandra, Cintia, Dalila, Helen, Janeth, Leila, Hortência, Paula, Roseli, Ruth e Simone, e da comissão técnica formada por Miguel Angelo da Luz (técnico), Sérgio Maroneze (auxiliar técnico), Waldir Pagan (supervisor), Raimundo Nonato (chefe de delegação), Hermes Balbino (preparador físico), Marli Kecorius (médica), Marísia Lebeis (fisioterapeuta), José Pedro Felício (atendente) e Sérgio Barros (assessor de imprensa).

– A exposição mantém viva a chama desta conquista mágica e tão importante para o basquete brasileiro e possibilita que outras gerações conheçam a história destas meninas de ouro.
– ‘Magic’ Paula, campeã mundial.

– O Mundial de 1994 é, sem dúvidas, uma das maiores conquistas do esporte brasileiro. É uma geração que merece sempre ser relembrada e homenageada. A exposição vai contar bastidores dessa conquista, trazer uma série de itens das atletas e momentos nunca exibidos no Brasil.
– Claudio Cordeiro, jornalista e curador da exposição.

A exposição ‘Meninas de Ouro – 1994’ é uma realização da Chá de Rabiscos e tem o apoio de Federação Internacional de Basketball (FIBA), Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Liga de Basquete Feminino (LBF).

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.