Cerimônia celebra início dos Jogos Universitários Brasileiros em Joinville
Por Alexandre Santos, JUBs
Estão oficialmente abertos os Jogos Universitários Brasileiros de 2023, sediados na cidade de Joinville. Na noite da segunda-feira, uma cerimônia realizada no Centreventos Cau Hansen celebrou o início da maior competição universitária da América Latina.
Conhecida como a Cidade das Flores, Joinville foi a grande protagonista da festa. Estiveram presentes, além do prefeito Adriano Silva, a secretária de esportes Caroline Rodrigues, o presidente da Federação Catarinense de Desporto Universitário, Manoel Rebelo, e o presidente da Fundação Catarinense de Esporte, Paulo André Jukoski, o Paulão.
“Precisamos agradecer, em nome dos atletas, às pessoas que tornam possíveis esses Jogos Universitários. O prefeito Adriano Silva esteve na edição de 2021 em Brasília, conhecendo a estrutura, e candidatou a cidade na época. Disse que queria trazer os JUBs e hoje estamos aqui. Temos secretários de vários estados e cidades presentes, o presidente da Federação Internacional do Esporte Universitário, Leonz Eder, que veio da Suíça para acompanhar nossa competição”, registrou Luciano.
A Banda do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville executou o Hino Nacional Brasileiro. A corporação é motivo de orgulho por parte do município, já que se trata da mais antiga corporação de Bombeiros Voluntários do país, sendo fundada em 1892.
O estado de Santa Catarina também ganhou protagonismo nos Juramentos dos Atletas e dos Árbitros, com Nathan Felipe Filgueiras (Xadrez) e Bruna Corrêa Garcia (Handebol), respectivamente. A tocha olímpica universitária foi conduzida pela atleta joinvilense Lhays Stolarski, que disputou o Tênis de Mesa no Mundial Universitário de 2023, na China.
Também estiveram presentes a velocista e tetracampeã paralímpica Ádria Santos, e o nadador Eduardo Fischer, responsável pela quebra de mais de 30 recordes sul-americanos. A bandeira da Federação Catarinense de Desporto Universitário, a FCDU, esteve em posse de João Guilherme de Mattos, atleta de Voleibol. Ele também integrou a delegação brasileira que fez parte da edição deste ano da Universíade, na China.
A Capital Nacional da Dança veio à tona com as apresentações do Programa Dançando da Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos e da Liga das Escolas de Samba de Joinville. A tradição germânica do município foi retratada na performance dos alunos da Escola Municipal Professora Valesca May Engelmann. Para finalizar, foi anunciada a Escola do Teatro Bolshoi, a única filial da escola coreográfica russa no Brasil.
_____Fotos: Saulo Cruz / CBDU________________
Delegações começam a chegar para os JUBs Joinville de 2023
O clima é definitivamente de Jogos Universitários Brasileiros na cidade de Joinville. Neste domingo, acontece a chegada em maior volume das delegações que vão participar da 71ª edição dos JUBs, a maior competição universitária da América Latina.
Atletas e profissionais que representam os 27 estados do país já começam a povoar o boulevard localizado na Expoville, um espaço destinado ao descanso e interação das delegações. Ao todo, são 5 mil participantes divididos em 21 modalidades ao longo dos 14 dias de evento.
“Nós que estamos à frente da delegação do Rio de Janeiro estamos aqui desde o início da semana, mas realmente hoje acontece a chegada dos atletas. São 104 pessoas, com um grupo vindo de avião e outro chegando num ônibus durante o dia. A expectativa, como sempre, é de fazer a melhor competição possível e representar bem o nosso Estado”, comentou Celby Santos, chefe da delegação carioca.
Os Jogos Universitários Brasileiros voltam a Santa Catarina após 13 anos. Em 2010, a cidade de Blumenau foi a sede da competição. Na edição de 2023, o estado tem a maior delegação dos JUBs, à frente de São Paulo e Pernambuco.
“A expectativa é a melhor possível para aproveitar esse campeonato, com a qualidade e o nível técnico que tem. É a primeira vez que estamos jogando tão perto de casa, e a sensação é melhor ainda por estar representando o estado e a região. Essa chegada já tem sido muito boa, com tanta estrutura proporcionada a cada ano”, destacou João Guilherme, de 20 anos, que representa a Unoesc de Chapecó no Voleibol.
A Cerimônia de Abertura dos JUBs de Joinville acontece às 19h30 desta segunda-feira, no Centreventos Cau Hansen. Nesta primeira semana de competição, serão disputadas as modalidades Handebol, Voleibol, Breaking, Cheerleading, Judô, Wrestling, Xadrez e E-Sports.
Os JUBs Joinville são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Prefeitura de Joinville e Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU).