Atletas vindos de todos os cantos do país estão no interior mineiro para o início do Campeonato Brasileiro Sub-17 da 1ª, 2ª e 3ª Divisões. Além dos hotéis onde ficarão hospedados, muitos já conheceram o Centro de Convenções (Cenacon) instalado no Centro de Eventos de Poços de Caldas e foram recebidos pela equipe de coordenadores da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). O primeiro compromisso dos jovens é a Cerimônia de Abertura da maior competição do basquete de base do Brasil, nesta segunda-feira (dia 28) às 19h de Brasília.
Após enfrentarem quatro horas de viagem, a primeira delegação a pisar em terras mineiras foi a de São Paulo. O paulista Lucas Cauê Pereira, de 2,05m, que foi vice-campeão sul-americano com a Seleção Brasileira, está ansioso para o início dos jogos.
“É tudo muito contagiante. Quero aproveitar bastante porque sei que é uma competição muito importante. Cada jogo, cada acontecimento tem que ser vivido intensamente”, afirmou o jovem de 17 anos.
Lucas, que não esteve na conquista do título em 2014, afirma estar confiante e fala sobre as partidas que irão enfrentar. “Aqui temos que dar o máximo da gente como atleta. São Paulo tem uma tradição nos jogos do Brasileiro e não podemos perdê-la”, completou.
Representante do Distrito Federal, Luis Mendonça participa do Brasileiro Sub-17 com o objetivo de voltar ao pódio da competição.
“Queremos nos manter na 1ª Divisão e, quem sabe, ao invés de trazer a medalha de bronze, como em 2014, vamos conseguir a de prata. Aqui tenho a expectativa de fazer bonito e chegar no lugar mais alto que pudermos”, revela o jogador, que demostra ansiedade para entrar em quadra. “Eu amo o basquete e isso aqui é muito importante nessa minha evolução como atleta”, concluiu.
Com muita determinação uma carioca se destaca pela garra e força para conseguir o título da competição. Nathalia Gomes frisou que irá entrar em quadra com muita vontade de vencer.
“Vamos encarar todos os jogos como se fossem uma partida final. Acho que esse pensamento nos levará bem adiante na competição. Nossa equipe está forte e com muita vontade de garantir uma medalha. A expectativa é a melhor possível”, destacou a atleta.
A primeira rodada da 1ª Divisão Masculina será disputada no dia 29 de setembro com Espírito Santo x Pará (8h), Paraná x Santa Catarina (11h), Distrito Federal x Mato Grosso (14h) e Rio Grande do Sul x Minas Gerais (17h). Folgam as seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo. Já a competição feminina começa com Paraná x Espírito Santo (9h30), Distrito Federal x Mato Grosso (12h30), Santa Catarina x Ceará (15h30) e Mato Grosso do Sul x Rio Grande do Sul (18h30). Folgam Rio de Janeiro e São Paulo.
A 2ª Divisão Masculina também tem início no dia 28 de setembro com Bahia x Amapá (8h), Mato Grosso do Sul x Alagoas (11h), Goiás x Pernambuco (14h) e Ceará x Paraíba (17h). Já o torneio feminino terá na primeira rodada Rio Grande do Norte x Pernambuco (9h30), Maranhão x Goiás (12h30), Paraíba x Bahia (15h30) e Minas Gerais x Rondônia (18h30).
E a 3ª Divisão Masculina será aberta no dia 28 de setembro com Rio Grande do Norte x Piauí (8h), Acre x Sergipe (11h) e Tocantins x Roraima (15h30). Folgam as seleções do Amazonas, Maranhão e Rondônia. O feminino começa com Alagoas x Acre (9h30), Piauí x Amazonas (14h) e Amapá x Roraima (17h). Folgam na primeira rodada Pará, Sergipe e Tocantins.
Confira a tabela completa do Campeonato Brasileiro Clique aqui.
Forma de Disputa
De acordo com o regulamento, na primeira fase as seleções foram divididas em dois grupos e jogam entre si, em turno único. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para a fase semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os ganhadores decidem o título, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar.
O Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-17 Feminino e Masculino é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com apoio da Federação Mineira de Basketball, Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e financiado com recursos do BRADESCO por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, programa do Ministério do Esporte.
Agenda do Campeonato Brasileiro
24/09 – Chegada da Equipe de Organização (CBB)
27/09 – Chegada das delegações de 1ª, 2ª, 3ª Divisões
28/09 (08h às 10h) – Congresso Técnico
28/09 (14h às 17h) – Escola Nacional de Arbitragem (ENAB)
28/09 (14h às 17h) – Escola Nacional de Treinadores (ENTB)
28/09 (19h) – Abertura oficial do Campeonato Brasileiro
29/09 – Início dos jogos da 1ª, 2ª e 3ª Divisões
03/10 – Encerramento da 2ª Divisão
04/10 – Saída das delegações da 2ª Divisão
05/10 – Encerramento da 1ª e 3ª Divisões
06/10 – Saída das delegações da 1ª e 3ª Divisões
