O Chelsea está na final do Mundial de Clubes da FIFA depois que o gol de Romelu Lukaku nos deu uma vitória por 1 a 0 sobre o Al Hilal em Abu Dhabi.
Os Blues só haviam chegado à final desta competição uma vez, há 10 anos, mas teremos uma segunda chance de colocar as mãos no troféu neste sábado, graças em grande parte a uma exibição dominante no primeiro tempo no Estádio Mohammed Bin Zayed .
O Clube publicou em seu site o seguinte texto que o soesporte república em português
“Tivemos a melhor posse de bola e as chances durante o primeiro tempo, com Mateo Kovacic e Romelu Lukaku combinando para causar muitos problemas aos nossos adversários sauditas. O gol de abertura parecia estar chegando há algum tempo, quando Kovacic avançou com a bola e liberou Kai Havertz. Quando o alemão deu uma segunda mordida em seu cruzamento, ele ricocheteou em um zagueiro do Al Hilal e caiu de forma convidativa para Lukaku à queima-roupa. Não era o tipo de chance que nosso atacante estava prestes a deixar passar, acertando a bola no fundo da rede”.
“Quase ampliamos a vantagem logo após o intervalo, quando Havertz finalizou de forma atrevida por cima do goleiro, apenas para vê-lo sair da trave, mas Kepa Arrizabalaga também precisava mostrar seu talento nos Emirados Árabes Unidos com duas excelentes defesas para manter a nossa vantagem, com o Al Hilal revidando, sustentado pelo forte apoio dentro do estádio, até que algumas pernas frescas do banco do Chelsea nos ajudaram a recuperar o equilíbrio e ver o jogo de forma relativamente confortável nos momentos finais”.
A seleção
Com Edouard Mendy só se juntando à seleção dos Emirados Árabes Unidos esta manhã após seu heroísmo na Copa das Nações Africanas, Kepa Arrizabalaga continuou como goleiro. Andreas Christensen fez sua 150ª aparição pelos Blues em um retorno a três zagueiros, ao lado de Antonio Rudiger e Thiago Silva, este último retornando ao time após seu retorno tardio da seleção brasileira.
À frente deles, Marcos Alonso entrou na lateral esquerda, enquanto o também espanhol Cesar Azpilicueta capitaneou a lateral da direita e Jorginho continuou com Mateo Kovacic no meio-campo. Hakim Ziyech, Romelu Lukaku e Kai Havertz formaram os três primeiros, com Mason Mount entre os substitutos do Chelsea, depois de ser forçado a sair com uma lesão durante a vitória da FA Cup no fim de semana sobre o Plymouth.
Thomas Tuchel ainda estava ausente da linha lateral depois de testar positivo para Covid, deixando os treinadores da primeira equipe Arno Michels e Zsolt Low para assumir o papel prático, embora nosso treinador principal permaneça fortemente envolvido, se não pessoalmente.
Começa a campanha do Mundial de Clubes
Na verdade, foi o Al Hilal quem teve o primeiro chute do jogo, depois de ganhar a posse de bola no meio-campo e tentar uma tentativa ambiciosa driblando lentamente sem preocupar Kepa, apesar de receber grandes aplausos do grande número de torcedores sauditas que fizeram a viagem a Abu Dhabi.
Na verdade, embora este fosse oficialmente um terreno neutro, logo ficou claro que o Chelsea era um time visitante em tudo, menos no nome, tão fortemente eram os torcedores dos Blues que fizeram a viagem de 3.500 milhas em menor número que os sauditas empunhando megafones, que vaiaram durante qualquer período prolongado de posse do Chelsea.
Em uma abertura interrompida por faltas de ambas as equipes, Thiago Silva retribuiu com um chute rasteiro de longa distância, que teve força, mas não precisão. Ziyech chegou perto depois de um trabalho brilhante de Christensen para ganhar a bola e subir para o meio-campo para abrir espaço antes de encontrar Azpilicueta na direita. O espanhol marcou Ziyech à entrada da área, mas o seu remate passou por cima da barra.
No entanto, estávamos começando a pressionar, pois foi necessária uma última intervenção de um zagueiro do Al Hilal para impedir que Lukaku entrasse no gol, antes que Jorginho e Alonso tivessem chutes bloqueados na área.
A primeira defesa aconteceu quase exatamente aos 15 minutos, quando Lukaku entrou atrás da defesa do Al Hilal, mas o goleiro Abdullah Almuaiouf sufocou seu chute à queima-roupa e o belga foi marcado fora-de-jogo. Lukaku então teve mais oportunidades, quando Azpilicueta mandou a bola rasteiro para o gol, mas o atacante não conseguiu fazer o contato que precisava, e depois atirou direto para o goleiro sob forte pressão quando Kovacic tentou passar.
Liderança merecida
Essa pressão crescente significou que não foi nenhuma surpresa quando o Chelsea abriu o placar logo após meia hora, e novamente foi uma jogada envolvendo um bom trabalho de Kovacic que terminou com Lukaku, uma combinação que ameaçava um gol há algum tempo. Desta vez Kovacic investiu a maior parte do campo com a bola, apesar de muita pressão, antes de deslizar um passe à frente de Havertz na esquerda.
Houve também um elemento de boa sorte no gol, no entanto, quando a primeira tentativa de cruzamento de Havertz foi bloqueada e aterrissou em seus pés para outra jogada, e o segundo ricocheteou de um zagueiro do Al Hilal no caminho de Lukaku dentro da área de seis jardas. , permitindo ao nosso No9 uma finalização simples com o pé direito à queima-roupa.
Tendo anteriormente ficado feliz em jogar no contra-ataque, o Al Hilal agora tinha que tentar ir um pouco mais para o Chelsea, mas quando conseguiu ver o gol, Salem Aldawsari disparou bem por cima da barra de fora da área.
Kovacic continuou a ter uma grande influência no jogo do meio-campo e encontrou Lukaku com uma bola lascada na área, mas a bandeira de impedimento subiu novamente quando ele defendeu a bola e jogou para Ziyech na trave mais distante, antes do Al Hilal A defesa se saiu bem quando o belga cabeceou um cruzamento profundo de Alonso para a zona de perigo, onde Havertz estava esperando para atacar.
Kovacic estava puxando as cordas do meio-campo no primeiro tempo
No entanto, não haveria o segundo gol do Chelsea antes do intervalo, o que significa que entramos no intervalo com uma vantagem estreita e um elemento de controle sobre o jogo, mas sabemos que tivemos que ter cuidado com a ameaça do Al Hilal no contra-ataque. ataque.
Mais do mesmo
Houve uma mudança de pessoal dos Blues ao intervalo, com N’Golo Kanté substituindo Jorginho no meio-campo, mas o padrão de jogo continuou da mesma forma que tinha no primeiro tempo, com o Chelsea sondando pacientemente e Al Hilal tentando levar a bola para seus jogadores avançados nos canais rapidamente.
Não demorou muito para que nossa abordagem paciente quase resultasse no próximo gol, já que Havertz mostrou uma grande habilidade e velocidade para se afastar de seu marcador na bola e tentou levantar um chute por cima do goleiro de uma ângulo apertado, mas viu seu esforço sair do poste.
Embora o jogo estivesse se tornando mais equilibrado, ainda era o Chelsea que parecia mais propenso a marcar o próximo gol e quase chegou ao final de uma bela jogada de equipe de passe inteligente que terminou com Lukaku cabeceando o cruzamento de Kante para o remendo. de Ziyech, mas o guarda-redes conseguiu agarrar o remate de primeira do extremo ao canto superior.
Sob pressão
Faltando meia hora para o fim, o Al Hilal mostrou o quão perigoso pode ser no terço final, quando Matheus Pereira deu um passe para Moussa Marega virar na área, mas Kepa foi rápido na sua linha e se tornou grande para bloquear o tiro.
A ameaça dos sauditas foi aumentando à medida que o jogo avançava e eles ficaram mais desesperados por um empate, o que significa que logo Kepa foi pressionado novamente, mostrando reflexos brilhantes e agilidade para virar o poderoso chute de Mohamed Kanno ao redor do poste com uma mão no máximo. antes de Pereira rematar ao lado do poste esquerdo da entrada da área.
Conseguimos estabilizar o navio um pouco nos estágios finais, o que significa que Kepa não foi obrigado a manter nossa liderança intacta em outras ocasiões. De fato, apesar do Al Hilal ter feito algumas substituições ofensivas, foi outro substituto dos Blues, Mason Mount, que esteve mais perto de marcar no final, quando foi encontrado por outro Lukaku na área, apenas para ver seu chute bloqueado.
O Chelsea sentirá que poderia e provavelmente deveria ter vencido por uma margem maior, mas não ficará muito preocupado com isso depois de reservar nosso lugar na final da Club Workd Cup pela segunda vez em nossa história.
Qual é o próximo?
Estaremos de volta ao Estádio Mohammed Bin Zayed no mesmo horário (16h30 no Reino Unido) no sábado para enfrentar o Palmeiras na final do Mundial de Clubes da FIFA, antes de retornar a Londres.
Chelsea (3-4-3): Kepa; Christensen, Thiago Silva, Rudiger; Azpilicueta (c), Jorginho (Kante h-t), Kovacic, Alonso (Sarr 87); Ziyech (Monte 72), Lukaku, Havertz
Subs não utilizados: Bettinelli, Mendy, Chalobah, Saul, Barkley, Hudson-Odoi, Kenedy, Pulisic, Werner
Artilheiro: Lukaku 32
Reservado: Kovacic 81
Al Hilal (4-2-3-1): Almuaiouf; Alburayk, Jang, Al Bulayhi, Alshahrani; Kanno, Cuéllar; Marega, Pereira (Carrillo 82), Aldawsari (Michael 82); Ighalo
Subs não utilizados: Alowais, Aljadani, Alshehri, Alobaid, Almufarrij, Aljuwayr, Abdulhamid, Jahfali, Tuhayfan, Alfaraj
Reservado: Cuellar 66, Al Bulayhi 84
Árbitro: César Ramos (México)
![](https://soesporte.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Logo-320x91-1.png)