Ele é o grande artilheiro da história do Botafogo, atuou durante anos vestindo a camisa alvinegra, foi o autor do primeiro gol da equipe da estrela vermelha no Estádio José Américo de Almeida, O Almeidão, e está na memória dos torcedores pelos chutes milimetricamente calculados que lhe renderam o apelido que carregou durante toda a carreira.
Desde o primeiro gol, em um empate diante do Treze por 1 a 1, Chico Matemático balançou as redes por 107 vezes. Um desses momentos foi em 1975, quando ele marcou o primeiro gol do Botafogo no Almeidão, na partida diante do Auto Esporte.
Neste domingo (25), Chico voltou ao gramado do José Américo, mas desta vez para ser homenageado pela diretoria do clube. O ex-jogador recebeu das mãos do vice-presidente Francisco de Assis, a camisa oficial do Belo com seu nome gravado nas costas. “Eu fico realmente muito feliz em poder vestir esta camisa novamente, é bom ter o trabalho reconhecido assim”, falou.
E o reconhecimento ainda rendeu um Diploma de Honra ao Mérito entregue pelo Vice-Presidente do Departamento Social, Francisco Di Lorenzo Serpa. “É com orgulho que representando toda a diretoria entrego este documento ao grande Chico”, declarou Serpa.
E o ex-atleta ainda afirmou que está entusiasmado com as homenagens que o Botafogo vem prestando àqueles que fizeram a história do time. “Eu espero que muitos outros passem por este momento”.
Chico é o terceiro a receber as honras. Valdeci Santana e Ferreira já foram presenteados com a camisa e o diploma. Todas as partidas do Campeonato Brasileiro da Série D 2013 jogadas em casa terão ex-jogadores sendo congratulados.