CINCO JOGADORES DO ESPECTROS SÃO CHAMADOS PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA - SóEsporte
Futebol

CINCO JOGADORES DO ESPECTROS SÃO CHAMADOS PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA

Equipe de João Pessoa está entre os times com mais atletas convocados. Lista definitiva sai após período de treinos em São Paulo.

A Confederação Brasileira de Futebol Americano divulgou, nas primeiras horas desse domingo, 14/04, a lista prévia com os convocados para a seleção brasileira da modalidade que irá se preparar para disputar o Campeonato Sulamericano de 2014. O João Pessoa Espectros, atual tri-campeão nordestino, teve cinco atletas chamados; eles agora passarão por um período de treinamento em São Paulo.

Representarão o João Pessoa Espectros na seleção o quarterback Rodrigo Dantas, o jogador de “linha-ofensiva” Rufo Neto, o cornerback Vitor Veloso, o linebacker Igor Nery e o defensive end Marcos Hércules; eles se juntam ao técnico principal do Espectros Brian Guzmán, que é, desde o ano passado, assistente técnico da Seleção e a mais 73 jogadores de todo o país. No total, 23 times do Brasil cederam jogadores para o selecionado nacional. Além dos atletas que atuam no país, também foram chamados 9 jogadores que atuam em universidades, escolas secundárias e times profissionais nos Estados Unidos.

Os jogadores do Espectros, que estão concentrados na cidade de Rio Tinto, realizando um período de treinamento, receberam a notícia da convocação com alegria, mas tiveram pouco tempo para comemorar, como contou o técnico Brian Guzman.

– Todos estamos muito felizes com a convocação, mas só teremos tempo para comemorar quando voltarmos a João Pessoa, para não atrapalhar a preparação do time. – explicou Brian, por telefone.

Segunda chance

Entre os jogadores do Espectros, Rufo Neto e Rodrigo Dantas estão sendo chamados pela segunda vez, mas na última convocação foram cortados da lista final. Dantas, que assumiu o comando das ações ofensivas do Espectros após contusão do quarterback titular Rinaldo Mitref na segunda partida do time no Campeonato Brasileiro do ano passado garante que não vai deixar essa segunda chance passar.

– Ano passado eu fui convocado no grupo de jogadores sub-19 que treinou com a seleção que venceu o Chile no amistoso em Foz do Iguaçu. Se o objetivo naquela época era ganhar experiência, agora eu vou batalhar para ficar com uma das vagas. Jogar o campeonato como titular melhorou minha leitura de jogo e espero mostrar isso na seleção – contou, confiante.

Rinaldo Mitref, que se recupera de cirurgia no joelho foi o único representante dos Espectros no jogo contra o Chile, na ocasião ele deu dois passes para touchdowns e foi um dos destaques na vitória por 32 a zero. Ele também tem esperança de voltar a seleção, mesmo sem ter entrado nessa lista.

– Haverá dois amistosos da seleção esse ano, um em agosto e o outro em dezembro. Até lá eu já estarei plenamente recuperado. Como a comissão técnica já me conhece, vou aproveitar os jogos do Brasileiro para mostrar em campo que tenho capacidade para voltar à seleção – explicou.

Primeira vez

Entre os “novatos” na seleção – Igor Nery, Vitor Veloso e Marcos Hércules – Vitor é uma das esperanças da torcida paraibana para garantir a vaga após seu excelente desempenho nas seletivas que a Confederação Brasileira organizou em 8 cidades para conhecer de perto os jogadores. Dos mais de 500 atletas que foram avaliados nos testes chamados de “combines”, que seguem os mesmos padrões da NFL, a liga profisisonal dos EUA, Vitor bateu três recordes nacionais.

– Os testes dos “combines” são testes físicos e técnicos isolados, mas é na prática de treinos e jogos e no contato diários com os atletas que o Danilo Muller vai fechar a lista, então não tem nada garantido ainda. – explicou, se referindo ao técnico da Seleção.

Da lista de 78 nomes, cerca de 30 ainda serão cortados após o período de treinos chamado de “training camp”, que será realizado no interior de São Paulo entre os dias 27 de abril e 1º. de maio, como explica o técnico da Seleção, Danilo Muller.

– Os objetivos do Training Camp são conhecer melhor os jogadores no limite de sua capacidade, dar uma unidade ao grupo e estabelecer o padrão de jogo da Seleção, que dá sua arrancada de preparação para o Campeonato Sulamericano de 2014, classificatório para a Copa do Mundo de 2015 – comentou.

O João Pessoa Espectros, patrocinado pelo CNA Ruy Carneiro, chegou à semi-final do último Campeonato Brasileiro e foi a terceira equipe com mais atletas convocados para a seleção, empatado com o Cuiabá Arsenal, atual campeão brasileiro. Confira abaixo os dez times com mais atletas convocados:

São Paulo Storm (SP): 12

Fluminense Imperadores (RJ): 10

Cuiabá Arsenal (MT): 05*

João Pessoa Espectros (PB): 05

Coritiba Crocodiles (PR): 04*

Curitiba Brown Spiders (PR): 04

Minas Locomotiva (MG): 03

São José Istepôs (SC): 03

Reptiles (RJ): 03

Corinthians Steamrollers (SP): 02**

*dos convocados que estão jogando nos EUA, 5 disputaram a última temporada brasileira pelo Cuiabá Arsenal e um pelo Coritiba Crocodiles.

**além dos dois atletas do Corinthians convocados, outros dois integrantes da lista atuaram em 2012 pelo Timão e ainda estão sem time para essa temporada.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.