Sem Campinense e Sousa, na primeira fase, que vão disputar o Campeonato do Nordeste, o Campeonato Paraibano de 2013 será disputado em três fases. Praticamente foi aprovada, pelos dirigentes dos clubes, a forma de disputada apresentada pela Federação Paraibana de Futebol, na reunião do Conselho Arbitral.
Foi aprovado que, a competição começa no dia 6 de janeiro. Na primeira será realizado um octogonal com Treze, Botafogo, Auto Esporte, CSP, Cruzeiro, Atlético, Paraíba e Nacional de Patos.
Pelo regulamento, os quatro times se classificam para a segunda fase que será disputada num cruzamento olímpico para se conhecer o campeão da primeira fase. Os dois primeiros garantem vaga na fase final.
Os clubes aprovaram que, estes quatro times se juntam, na terceira fase, a Campinense e Sousa, formado o hexagonal. Mais dois times se classificam para a fase final se juntando aos dois melhores da primeira fase. No quadrangular final será decidido o títulos estadual, também disputando um cruzamento olímpico. A competição vai indicar os representantes no Campeonato do Nordeste, Série D e Copa do Brasil.
A tese levantada pelo presidente do Paraíba, Francisco Nascimento, Tico Miudeza, apontava a formação de dois grupos: Sertão (Nacional, Cruzeiro, Atlético e Paraíba) e Litoral (Treze, Botafogo, CSP e Auto Esporte). Mas, Treze, Botafogo, CSP e Campinense não aceitaram a proposta e os sertanejos foram vencidos por 4 votos a 3.
A reunião do Conselho Arbitral não contou com Atlético, Sousa e Auto Esporte. A presidente da FPF, Rosilene Gomes anunciou um patrocinador que vai pagar R$ 200 mil e doar quatro carros, sendo dois para os clubes (campeão e vice) e dois para os torcedores.
