O troféu costuma passear no litoral nordestino. São 7 títulos em 17 anos. Foto: Fabio Souza/CBF.
Com um aumento de 50% na lista de participantes, a Série D está basicamente pronta. A partir de 2026, a quarta divisão passa de 64 para 96 clubes, com a presença dos 27 estados. O Nordeste será a região com times. Nada menos que 31, com o Moto Club sendo o último nome da região.
O clube maranhense foi beneficiado por um jogo no Rio Grande do Sul! Na final da Copa FGF, o Brasil de Pelotas superou o Aimoré e ficou com título. Assim, o clube ganhou vaga direta. Consequentemente, a sua vaga através do Ranking da CBF foi repassada. E caiu no colo do rubro-negro de São Luís, que chegará a dez participações.
Portanto, eis a distribuição de participantes por região na próxima edição: 32,2% no Nordeste, 19,7% no Sudeste, 18,7% no Norte, 16,6% no Centro-Oeste e 12,5% do Sul. A única lacuna entre os 96 clubes é sobre o campeão tocantinense de 2025. O União ganhou o título em 5 de abril, mas acabou rebaixado pelo STJD devido a uma escalação irregular. Com a decisão judicial, a reta final será refeita em dezembro. Abaixo, a lista (quase) completa.
Central amplia recorde de participação
A nova Série D, que será disputada de 5 de abril até o dia 13 de setembro, terá 16 grupos de 6 clubes, com dez rodadas na primeira fase.Os quatro melhores avançam ao mata-mata, que começa a partir dos “32 avos de final”, com 64 times envolvidos. Será preciso avançar em quatro mata-matas para alcançar a semifinal e subir.
Porém, além do clássico “G4”, a Série D vai promover mais dois times num mata-mata entre os quatro eliminados nas quartas de final. Ou seja, serão seis acessos. Agora, a campanha para obter o título terá 22 jogos. Considerando só o acesso, o que realmente importa, a conta será de 18 a 20 jogos.
Outra novidade é a classificação à Série D dentro da própria Série D. No caso, basta chegar à terceira fase, os “16 avos de final”. Foi assim que o Central de Caruaru se garantiu na edição de 2026. Inclusive, o clube irá ampliar o recorde geral de participações. Será a 13ª vez.
Clubes com mais participações na Série D
1º) 13 vezes: Central (PE)
2º) 12 vezes: Sergipe (SE)
3º) 11 vezes: Aparecidense (GO)
4º) 10 vezes: Campinense (PB), Moto Club (MA) e São Raimundo (RR)
- Considerando o histórico de 2009 até 2026
A seguir, veja os nomes garantidos no Campeonato Brasileiro da Série de 2026.
31 clubes do Nordeste
Alagoas (3): ASA, CSA e CSE
Bahia (4): Atlético de Alagoinhas, Jacuipense, Juazeirense e Porto
Ceará (5): Atlético, Ferroviário, Iguatu, Maracanã e Tirol
Maranhão (4): Iape, Imperatriz, Moto Club e Sampaio Corrêa
Paraíba (3): Serra Branca, Sousa e Treze
Pernambuco (4): Central, Decisão, Maguary e Retrô
Piauí (3): Altos, Fluminense e Piauí
Rio Grande do Norte (3): ABC, América e Laguna
Sergipe (2): Lagarto e Sergipe
19 clubes do Sudeste
Espírito Santo (3): Real Noroeste, Rio Branco e Vitória
Minas Gerais (5): Betim, Democrata GV, Pouso Alegre, Tombense e Uberlândia
Rio de Janeiro (6): América, Madureira, Maricá, Nova Iguaçu, Portuguesa e Sampaio Corrêa
São Paulo (5): Água Santa, Noroeste, Portuguesa, XV de Piracicaba e Velo Clube
18 clubes do Norte
Acre (3): Galvez, Humaitá e Independência
Amapá (2): Oratório e Trem
Amazonas (3): Manaus, Manaura e Nacional
Pará (2): Águia de Marabá e Tuna Luso
Rondônia (2): Guaporé e Porto Velho
Roraima (3): GAS, Monte Roraima e São Raimundo
Tocantins (3): Araguaína, Tocantinópolis e o campeão tocantinense de 2025
16 clubes do Centro-Oeste
Distrito Federal (4): Brasiliense, Capital, Ceilândia e Gama
Goiás (5): Abecat, Aparecidense, CRAC, Goiatuba e Inhumas
Mato Grosso (5): Luverdense, Mixto, Operário, Primavera e União Rondonópolis
Mato Grosso do Sul (2): Ivinhema e Operário
12 clubes do Sul
Paraná (4): Azuriz, Cascavel, Cianorte e São Joseense
Rio Grande do Sul (4): Brasil de Pelotas, Guarany, São José e São Luiz
Santa Catarina (4): Blumenau, Joinville, Marcílio Dias e Santa Catarina
Com informações de cassiozirpoli.com.br


















