O Brasil continua imbatível no futebol de 5. Nesta quinta-feira, derrotou os anfitriões da Copa América IBSA 2017, o Chile, por 5 a 1, no Estádio Municipal de Colina, com direito a dois gols de Ricardinho. O camisa 10 alcançou, assim, a marca de 100 com a camisa da Seleção. Nonato, Bill e Cássio também balançaram as redes do adversário, que descontou com Victor Silva – artilheiro da competição, com sete gols.
Os atuais bicampeões continentais permanecem na liderança, com nove pontos. O próximo compromisso será também o duelo mais aguardado: nesta sexta, às 11h (de Brasília), o Brasil disputa o maior clássico da modalidade, contra a Argentina, vice-líder – os “hermanos” têm sete pontos, assim como os colombianos, mas melhor saldo de gols (11 a 3).
CONFIRA a tabela completa AQUI.
Vale lembrar que foram justamente os argentinos os últimos a conseguirem derrotar os brasileiros, em maio de 2013, pelo Torneio de San Luis, no México (2 a 1). De lá para cá, a equipe dirigida pelo técnico Fábio Vasconcelos jogou 55 vezes, incluindo oito diante dos arquirrivais, e não perdeu mais.
O jogo
Luan, Damião, Cássio, Ricardinho e Nonato. A formação titular nas duas apresentações anteriores – vitórias sobre Peru (9 a 0) e México (2 a 0) – voltou a ser utilizada desde o início do confronto com os donos da casa, que tinham alguns torcedores presentes ao campo.
O primeiro tempo foi impecável e, talvez, tenha mostrado o melhor da Seleção Brasileira nessa Copa América até o momento. Aos 8 minutos, Ricardinho conduziu a bola pelo meio da defesa chilena e bateu por entre as pernas do goleiro. Depois, aos 10, Nonato fintou o marcador, levou a bola para a esquerda e soltou a canhota com força para fazer o segundo.
No minuto seguinte, veio o gol histórico de Ricardinho, que chutou prensado e viu a bola correr devagar para tocar as redes.
“Estou muito feliz. Claro que isso não é o mais importante, é apenas uma conquista individual, mas mostra que, nesses 12 anos de Seleção, contribuí bastante fazendo gols, que é minha principal função”, falou o camisa 10.
Antes do apito para o intervalo, Bill ainda guardou mais um: o camisa 9 gingou para um lado, cortou para o outro e chutou sem chances para o goleiro Benjamin Cruz.
Na etapa final, depois do gol de Cássio, logo no minuto inicial, o duelo ficou truncado. Devido ao forte calor no Chile, as duas equipes se cansaram. O técnico Fábio poupou alguns titulares, especialmente Ricardinho, e o adversário aproveitou para ir para cima. Victor Silva, que já havia desperdiçado um pênalti – chutou na trave direita do goleiro Vinícius –, não desistiu até conseguir marcar, aos 8. Foi o primeiro gol sofrido pelo Brasil.
A rodada
No primeiro jogo do dia, a Colômbia bateu o México por 2 a 0, com gols de Juan Quintero e Jhon Gonzalez. Depois, a Argentina atropelou o Peru: 8 a 0. Lucas Rodríguez e Nicolás Véliz fizeram três cada. O veterano Silvio Velo guardou mais dois.
Nesta sexta, além de Brasil x Argentina, a Copa América terá um duelo importante para a definição dos classificados ao próximo Mundial. O Chile, com três pontos, encara o México, que ainda não pontuou. Se vencer, deverá se garantir em Madri, na Espanha, palco da próxima Copa do Mundo, já que, na outra partida da quarta rodada, dificilmente a Colômbia não vencerá o Peru.
Neste cenário, peruanos e mexicanos ficariam zerados e não poderiam mais alcançar os chilenos. Assim, Brasil (já garantido por ser o atual campeão), Argentina, Colômbia e Chile seriam as seleções com passaporte carimbado para o Mundial.