Histórico de contusões volta a atrapalhar sequência no Santos em 2025
Foto: Reprodução/Raul Baretta/Santos
Neymar voltou ao Santos em 2025 em busca de sequência na carreira, mas o fantasma das lesões continua a persegui-lo. Desde sua reestreia pelo clube, o atacante atuou durante três meses, mas já sofreu dois problemas físicos e teve poucas oportunidades de entrar em campo.
A lesão mais recente aconteceu em 16 de abril. Justamente em seu retorno ao time titular após a contusão anterior, Neymar jogou apenas 34 minutos na vitória sobre o Atlético-MG antes de sentir dores novamente.
As lesões têm sido uma constante na vida do jogador nos últimos anos, dificultando seu desempenho em alto nível tanto por clubes quanto pela seleção brasileira. A situação se agravou principalmente após sua saída do Barcelona, onde viveu o auge da carreira.
O perfil das lesões de Neymar na carreira
Neymar convive com problemas físicos desde janeiro de 2014, quando sofreu a primeira lesão grave. A situação, no entanto, piorou a partir de 2017, após sua transferência para o Paris Saint-Germain (PSG), na contratação mais cara da história do futebol.
Menos de um ano depois de chegar ao clube francês, Neymar sofreu uma fratura no pé direito que o afastou dos gramados por 18 partidas. Curiosamente, em 2019, ele teve a mesma lesão e ficou fora da mesma quantidade de jogos.
No total, já são 32 problemas físicos ao longo da carreira, incluindo os ocorridos na atual passagem pelo Santos. A região mais afetada foi a coxa esquerda, com nove ocorrências, contando as duas lesões recentes em 2025.
Contusões afastaram Neymar por longos períodos
As lesões fizeram com que Neymar perdesse um longo tempo de sua carreira. Dados indicam que ele já ficou mais de 1.400 dias afastado dos gramados, somando os períodos de recuperação.
Somente no PSG, o atacante perdeu 137 partidas. Sua passagem pelo clube foi marcada por grande expectativa, mas acabou frustrando a torcida, muito em função das contusões constantes.
Após deixar o futebol francês, Neymar se transferiu para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, em 2023, onde também não conseguiu sequência. No novo clube, sofreu a lesão mais grave da carreira: uma ruptura no joelho que o deixou cerca de um ano sem jogar.
Depois de um breve retorno, com apenas dois jogos disputados, voltou a se lesionar e encerrou sua passagem pelo futebol saudita para retornar ao Brasil.
No Santos, Neymar tenta recuperar ritmo, mas enfrenta novos obstáculos
Anunciado no fim de janeiro, com um contrato inicial de cinco meses, Neymar retornou ao Santos cercado de expectativa. Após algumas semanas de preparação física, teve um início promissor no Campeonato Paulista, com três gols e três assistências em sete jogos.
Porém, uma lesão nas quartas de final contra o Red Bull Bragantino o afastou novamente por um mês. No retorno, entrou em campo no segundo tempo contra o Fluminense, mas voltou a sentir dores já na partida seguinte.
Com cerca de dois meses restantes de contrato, Neymar jogou poucos minutos e recebe um alto salário no Santos. Além disso, as expectativas caíram bastante, para a artilharia do Brasileirão, por exemplo, estão em torno de 34,00, distantes dos favoritos, de acordo com análise.
No momento, não há previsão para seu retorno. Enquanto isso, o Santos passa por um momento difícil no Campeonato Brasileiro e ocupa a vice-lanterna, com apenas quatro pontos em seis rodadas disputadas.
com informações de Francielle Mesquita


















