Estudantes de engenharia de 16 instituições de ensino estão em contagem regressiva para colocar à prova 18 carros off-road. Denominados Baja SAE, os veículos foram projetados e construídos dentro das instituições de ensino exclusivamente para a Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Nordeste, que será realizada entre os dias 7 e 9 de novembro, no Estádio Municipal de Camaçari, na Bahia. O evento constitui etapa preparatória para a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, aglutinadora de talentos da engenharia automotiva brasileira, que em março último teve no pódio duas equipes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2 –, campeã e vice, respectivamente. A Etapa Nordeste vem com 18 equipes inscritas (o mesmo em 2013), de 10 Estados, sendo oito do Nordeste – Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – e duas do Norte – Amazonas e Para, num total aproximado de 320 estudantes. Pernambuco e Paraíba possuem quatro equipes inscritas cada. Os Estados da Bahia e do Rio Grande do Norte contam com duas cada. Já Alagoas, Amazonas, Ceará, Pará, Piauí e Sergipe possuem uma cada. Todas as equipes terão de submeter os carros a provas estáticas e dinâmicas, supervisionadas por juízes, engenheiros da indústria da mobilidade. As provas começam no dia 7 com apresentações orais dos projetos. No dia 8, serão realizadas as avaliações de segurança, conforto e motor, além de provas dinâmicas que envolvem aceleração, tração e desempenho de dirigibilidade. No dia 9, os carros enfrentam o enduro de resistência, com três horas de duração, a prova mais esperada, realizada em terreno acidentado e com muito barro e outros obstáculos. Com exceção das apresentações orais, as demais provas são abertas ao público. A equipe Mangue Baja 1, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), também foi a vencedora da competição regional no ano passado, disputada por 14 equipes entre 18 inscritas. Nacional – A Etapa Nordeste constitui oportunidade para a troca de conhecimentos entre as equipes e o aperfeiçoamento dos veículos off-road, que irão disputar a competição nacional, realizada anualmente no primeiro semestre, em Piracicaba, interior de São Paulo, com cerca de 70 equipes de todas as regiões do Brasil. Regionais – Além da Etapa Nordeste, existem mais duas competições regionais, também preparatórias: a Etapa Sudeste, que foi realizada em agosto, em Minas Gerais; e a Etapa Sul, agendada para 14 a 16 de novembro, no Distrito Industrial de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Carros – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP, que devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto. “As competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam aos futuros engenheiros a oportunidade de por em prática as teorias aprendidas nas salas de aula e, assim, desenvolver capacidades e a paixão necessárias a uma boa formação profissional”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL. | |
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