Comitê Paralímpico das Américas anuncia data dos Jogos ParaSul-Americanos na Colômbia 2026 - SóEsporte
Futebol

Comitê Paralímpico das Américas anuncia data dos Jogos ParaSul-Americanos na Colômbia 2026

Atletas em disputa na Competição de Futebol de Cegos – Brasil X Peru no Parapan Santiago, 2023 | Foto: Miriam Jeske/CPB @miriamjeske_ @ocpboficial

O Comitê Paralímpico das Américas (APC) anunciou na última sexta-feira, a data dos Jogos ParaSul-Americanos de 2026, que acontecerão nas cidades de Valledupar e Agustín Codazzi, ambas na Colômbia. O evento acontecerá de 5 a 16 de julho do ano que vem. A confirmação foi feita durante uma cerimônia na Plaza Alfonso López, em Valledupar, com presença de autoridades esportivas e políticas, além de uma celebração cultural com mais de 2 mil pessoas.

A competição deve reunir cerca de 1.200 atletas de 12 países em 13 modalidades. O evento marcará o início oficial do ciclo paralímpico rumo aos Jogos de Los Angeles 2028. As sedes desta edição dos Jogos ParaSul-Americanos haviam sido oficializadas pela entidade no dia 30 de junho de 2024.

Esta será a segunda edição do evento. A primeira foi realizada em 2014, em Santiago, no Chile. A edição seguinte, prevista para 2018 em Buenos Aires, na Argentina, acabou sendo cancelada por questões financeiras, interrompendo a continuidade da competição. A retomada em 2026 simboliza um novo capítulo para o movimento paralímpico sul-americano.

O lançamento oficial contou com a presença de Julio César Ávila Sarriá, presidente do APC, Patrícia Duque Cruz, ministra do Esporte da Colômbia, José Aldiver García, presidente do Comitê Paralímpico Colombiano (CPC) e dos prefeitos Ernesto Orozco Durán (Valledupar) e Hernán Baquero Rodríguez (Agustín Codazzi).

Durante a cerimônia, também foram apresentados o lema oficial dos Jogos, “A lenda nunca para”, e o mascote “Tobalito”, inspirado na árvore cañaguate (nativa da América do Sul), símbolo de força e resistência. Criado pelo estudante Carlos Arzuaga Bacca, o personagem representa o espírito resiliente dos atletas paralímpicos.

“Este é apenas o ponto de partida. Estamos mostrando ao mundo que estamos prontos para organizar os Jogos com inclusão, sensibilidade e excelência. Queremos que cada atleta paralímpico se sinta parte deste território, porque merece as mesmas oportunidades e motivos para viver que todos os outros.”, afirmou Elmer Jiménez Silva, diretor dos Jogos.

Confira a seguir as modalidades dos Jogos ParaSul-Americanos 2026:
Atletismo
Badminton
Basquete em cadeira de rodas
Bocha
Ciclismo
Futebol de Cegos
Goalball
Halterofilismo
Natação
Tênis de mesa
Tênis em cadeira de rodas
Tiro com arco
Vôlei sentado

*Com informações do Comitê Paralímpico das Américas (APC)

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.