Astros do esporte e centenas de pessoas prestigiaram a inauguração da Vila Olímpica Parahyba, na manhã deste sábado (28), em João Pessoa. Participaram do evento, os medalhistas olímpicos do vôlei, Giba e Fofão; o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, bronze nos jogos de Atenas, em 2004, e o nadador paraibano Kaio Márcio, outro protagonista de várias conquistas esportivas.
Durante a inauguração, o governador Ricardo Coutinho e o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, foram homenageados. Para Giba, participar de um momento histórico para a Paraíba é um incentivo ao esporte. “É um momento de grande orgulho participar de um fato histórico para este Estado. Estou honrado em ter sido convidado pelo governador Ricardo Coutinho. Mais ainda, quando lembro que a Vila Olímpica Parahyba não vai servir apenas para atletas profissionais, mas para tirar muitas crianças das ruas e das drogas”, ressaltou.
O nadador Kaio Márcio compartilha do mesmo sentimento de Giba. “Eu fico muito feliz ao vivenciar um momento como este. Quando eu comecei a carreira, eu treinei muito aqui. Então, é fantástico ver a evolução que este espaço conquistou. É uma mudança muito significativa, muito radical. Isso me deixa muito feliz”, comentou. “É uma grande oportunidade de conquistas inéditas, sobretudo em um período tão importante, com a chegada das Olimpíadas do Rio”, prosseguiu o paraibano.
O presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes, enfatizou que a construção do complexo esportivo representa um estímulo ao esporte. “Temos agora algo que vai propiciar a evolução dos nossos atletas. Era uma promessa do governador Ricardo Coutinho, que virou realidade. Um presente para a população, um presente para todos nós”, destacou.
O comerciário Luciano Lima foi uma das centenas de pessoas que estiveram na inauguração, na manhã deste sábado. “Com essa obra grandiosa, eu espero que o Estado agora receba os grandes eventos esportivos nacionais para fazer a nossa alegria”, comemorou.
Estrutura – O novo complexo esportivo conta com três ginásios, os quais contemplarão as mais diversas atividades, a exemplo de handebol, futebol de salão, basquete, ginástica olímpica e rítmica, judô e taekwondo. A capacidade de público nesses equipamentos varia de acordo com os eventos a serem realizados.
O ginásio número 1 foi reformado e aplicado piso sintético com capacidade de público para 712 espectadores. Já o ginásio 2 atenderá à prática de ginástica olímpica, judô, taekwondo e dança, com capacidade para 260 espectadores; e um ginásio aberto para prática dos mais diversos esportes, com capacidade para 243 expectadores.
A Vila Olímpica Parahyba também comporta atividades de fisioterapia, hidromassagem, musculação e ginástica para pessoas da terceira idade, além de dança, ginástica de academia, yoga, taekwondo e tênis de mesa.
Conta ainda com uma pista de atletismo de 400 metros, em piso sintético, recomendado pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), servindo também para a prática de outras modalidades, como salto em altura, salto de vara, salto triplo, arremesso de disco, entre outros.
O complexo também é composto por uma arquibancada com capacidade para 1.611 espectadores, além de possuir vagas para portadores de necessidades especiais, vestiários, alojamento para atletas, sala de reunião, auditório, gabinete médico, cabine de imprensa e refeitório. O gramado obedece ao padrão exigido pela FIFA. Há ainda pista de cooper, com 850 metros com iluminação noturna. O equipamento esportivo foi contemplado com um auditório com capacidade para 110 pessoas, além de três salas para imprensa, dando maior comodidade às transmissões desportivas.
Programação – A inauguração da Vila Olímpica engloba uma programação até este domingo (29). Às 9h, haverá apresentação da Seleção Brasileira de Nado Sincronizado no parque aquático que servirá para treinamentos de seleções de modalidades aquáticas que se preparam para as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
O governador Ricardo Coutinho inaugurou, neste sábado (28), a Vila Olímpica Parahyba, considerado um dos mais modernos complexos esportivos da América Latina. Durante a solenidade, que reuniu personalidades do esporte e da comunidade de João Pessoa, Ricardo destacou que o evento é um marco para a Paraíba e para a Capital, e que o espaço vai deixar um legado para as futuras gerações. Entre os destaques do equipamento, está a construção de uma piscina para o nado sincronizado.
A inauguração da Vila Olímpica faz parte de uma série de obras que marcam os cem dias de gestão do segundo mandato do governador Ricardo Coutinho. “Quando assumi o governo, em 2011, pela minha cabeça passava uma única coisa: não teria valido a pena eu passar pela gestão, assumir todos os compromissos que assumi e que cumpri, se eu não conseguisse legar, através de um Governo, uma grande vila olímpica, como esta, com essa realidade que estamos vendo”, afirmou. “Aqui [no complexo] há R$ 32 milhões em dinheiro do povo paraibano”, prosseguiu.
Ricardo também enfatizou que a inauguração da Vila Olímpica Parahyba é apenas parte de uma série de obras do Governo. “Olhemos para o Centro de Convenções, para os Centros Formadores de Educação, para os hospitais, para as estradas”, explicou. “Nós estamos criando condições objetivas para que a vida dos paraibanos possa evoluir cada vez mais. Só se faz isso com duas coisas. A primeira delas é a aplicação correta do dinheiro, que é público. A segunda é ter a coragem de ousar, de disputar nacional e internacionalmente um lugar para o nosso Estado”, acrescentou o governador.
Ele ainda destacou as conquistas da Paraíba na área econômica. “A Paraíba foi o Estado que mais gerou empregos em 2014, que mais cresceu o setor de serviços, que teve o maior crescimento da indústria”, lembrou. “As conquistas não são apenas na área econômica. São conquistas que valorizam os seres humanos que pertencem a este Estado”, pontuou.
Vila Olímpica – O governador afirmou que a construção da Vila Olímpica Parahyba será uma plataforma de inclusão social. “Quem pratica e ama o esporte dificilmente se desvia para qualquer outro caminho da vida. É através do esporte que conseguimos mostrar para a nossa juventude o caminho saudável, que daremos oportunidade de conquistas às crianças do presente e do futuro. É por isso que, neste complexo esportivo, temos 32 modalidades esportivas”, concluiu.
Após a inauguração, o governador Ricardo Coutinho, ao lado da vice-governadora Lígia Feliciano e dos secretários de Estado, assistiu a uma apresentação da Seleção Feminina de Nado Sincronizado da Paraíba. Também participaram da solenidade, diversos deputados e representantes do esporte paraibano. A inauguração ainda contou com vários medalhistas olímpicos, a exemplo dos jogadores de vôlei Giba e Fofão, e do maratonista Vanderlei Cordeiro.