Confederação Brasileira pode indicar jogadores do Espectros para Seleção Mundial sub-19 - SóEsporte
Futebol

Confederação Brasileira pode indicar jogadores do Espectros para Seleção Mundial sub-19

Três atletas do time de João Pessoa foram incluídos em lista prévia da CBFA.

200 jogadores de mais de 30 países farão parte das equipes sub-17 e sub-19.

Foto: Rayanne Martins

Foto: Rayanne Martins

A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA)  divulgou na tarde dessa terça, 24, a lista prévia com os atletas brasileiros que estão concorrendo a indicações para fazerem parte da equipe mundial de desenvolvimento da Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF, na sigla em inglês). Serão duas “Seleções do Mundo”, uma na categoria sub-17 e outra para atletas sub-19.

Entre os 74 pré-selecion

ados na categoria sub-19, três são jogadores do João Pessoa Espectros, o linebacker Lucas Veloso, o cornerback Lucas Rodrigues e o tight end Arthur Albuquerque. Ao todo foram selecionados atletas de 18 cidades do país. A próxima etapa da avaliação será a análise de vídeos e estatísticas individuais dos jogadores.Para o técnico do Espectros, Marcos Aurélio Crispim, os três representantes da equipe têm chance de figurarem na lista final:

– É quase um vestibular, são mais de dois candidatos por cada vaga e estamos falando de alguns dos melhores atletas do país, mas nossos três indicados têm chance de passar para a próxima fase. Creio que Lucas Veloso e Lucas Rodrigues, que já jogavam futebol americano  há mais tempo, podem ter um pouco mais de possibilidade do que Arthur, que está no seu primeiro ano no esporte  e corre por fora – explicou o treinador.

Segundo Daniel Condessa, diretor de assuntos internacionais da CBFA, a expectativa da Confederação é chegar a uma lista final de 20 nomes, que representarão o país num grupo de até 200 jogadores das duas categorias, indicados por mais de 30 países. O grupo final passará por um período de treinamentos em janeiro de 2014, na IMG Academy, nos Estados Unidos, a maior academia esportiva do mundo.

Saber inglês é fundamental

Além da capacidade técnica, os requisitos da Federação Internacional incluem fatores extra-campo, como documentação (todos os indicados devem estar com passaporte e visto americano atualizados) e domínio do inglês, já que todos os treinamentos serão feitos nos Estados Unidos, por alguns dos melhores técnicos americanos e europeus, mas sempre na língua do Tio Sam.

– Muitos dos jogadores que se destacam na equipe mundial de desenvolvimento da IFAF e participam da Seleção do Mundo terminam indo para as melhores universidades americanas e alguns têm chegado à NFL, a principal liga profissional dos EUA. Sem dominar o idioma, o atleta não tem chance de competir, mesmo se for bom em campo – contou Gustavo Sousa, ex-professor de inglês e responsável pelo marketing do Espectros – Nesse contexto, o Espectros também se destaca em relação a outros times do país, pois nosso principal patrocinador, o CNA, concede descontos aos atletas que queiram estudar inglês – complementou.

Sucesso em família

Lucas Veloso é irmão mais novo do cornerback Vitor Veloso, também jogador do Espectros e que foi um dos principais destaques da Seleção Brasileira. O irmão mais velho estará em ação com a amarelinha em dois amistosos, contra o Uruguai e Argentina, nos meses de novembro e dezembro, respectivamente, em São Paulo, e é uma das apostas do Brasil em busca da inédita classificação ao Campeonato Mundial da modalidade, cuja próxima edição acontecerá em 2015, na Suécia.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.