Mesmo sem ser oficialmente reconhecido pelo Estatuto do Clube, uma marchinha criada em 1978, tida como Hino do Botafogo Paraibano, sempre foi motivo de controvérsias. Primeiro por chamar o Botafogo de “tricolor” quando o Belo é considerado por sua imensa torcida como o “Alvinegro da Estrela Vermelha”.
E agora por, finalmente, ser conhecido o verdadeiro autor da bela música que se consagrou como Hino do Botafogo, por cair no gosto popular. Até ontem era creditado a Livardo Alves a autoria do Hino. Na verdade, o Hino tem letra e música compostas por JADER MONTEIRO PORDEUS, cidadão de 86 anos de idade, residente no Valentina Figueirêdo, músico carnavalesco, que só quer ter o reconhecimento popular da autoria de sua bela música.
“Na semana passada fui procurado por um neto de Seu JADER, o torcedor Leandro Pordeus que, sabendo que eu era historiador do Botafogo, pediu-me prá ir à casa de seu avô prá escutá-lo. E nesta 5ª feira passada fui ao Valentina Figueirêdo conhecer seu JADER. Lá fui recebido por sua família que mostrou toda a documentação comprobatória. Seu JADER tem guardado as partituras da música e um documento com reconhecimento de sua firma, datado de 25 de setembro de 1978, incluindo liberação da letra pela Censura Federal em 27 de setembro de 1978, e registro na Ordem dos Músicos do Brasil – Conselho Regional da Paraíba – datado de 07 de fevereiro de 1996, a cujos originais tive acesso, com cópias que me foram entregues e aqui apresentadas em anexo”, disse o conselheiro do Botafogo, Raimundo Nóbrega.
.
“Recebi também, de presente, um disco em vinil COMPACTO com 4 músicas de autoria de JADER PORDEUS, incluindo o Hino do Botafogo, gravadas em 1978 na voz de JADIR CAMARGO que, por telefone, me confirmou ter conhecimento desse fato”.
“Seu JADER me confidenciou que não era torcedor apaixonado do Botafogo, que ia eventualmente ao Estádio Almeidão, mas que a cidade respirava o Botafogo, todo mundo só falava no Botafogo, na época dirigido pelo industrial paulista José Flavio Pinheiro Lima. E então o músico JADER PORDEUS resolveu documentar com música esse momento da nossa Capital e do Belo”.
Sobre o fato de chamar o Botafogo de tricolor Seu JADER disse que “era torcedor de rádio e que a imprensa Pessoense chamava o Botafogo de Tricolor do Contorno e por isso manteve o jargão”.
“Na verdade, Zé Flavio Pinheiro era torcedor fanático do São Paulo e quando dirigiu o Botafogo acrescentou uma listra fina vermelha à camisa do Clube e passou a chamá-lo de tricolor para se assemelhar a seu tricolor paulista. Esse fato foi contestado pelo Conselho Deliberativo do Botafogo, à época, que o excluiu tão logo Zé Flavio concluiu seu mandato”.
“Assim, para Seu JADER está se restabelecendo a verdade. A partir de agora passamos a reconhecê-lo como autor da música e letra do Hino do Botafogo da Paraíba, o AlviNegro da Estrela Vermelha”.
A matéria foi postada pelo conselheiro do Botafogo, Raimundo Nóbrega, no facebook