Considerados os três principais clubes do futebol paraibano de todos os tempos pela tradição, títulos estaduais e, principalmente, pelas campanhas realizadas em competições regionais e nacionais, Treze, Botafogo e Campinense são os grandes representantes do Estado, no cenário brasileiro.
Domingo foi um dos dias mais importantes para história do futebol da Paraíba, com o Campinense sendo campeão da Copa do Nordeste, maior feito de um clube paraibano, bastando empatar com o ASA-AL, no estádio Amigão, às 16h, em Campina Grande.
No Campeonato Brasileiro, Primeira Divisão, em 1980, o Botafogo ganhou o apelidado pela imprensa nacional, como o ‘matador de tricampeões’. Este conceito positivo alcançado pelo clube alvinegro de João Pessoa depois de as vitórias consecutivas sobre o Flamengo-RJ por 2 a1 , no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro e diante do Internacional-RS, no estádio, Almeidão, em João Pessoa, também por 2 a 1, partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro da Série A.
O outro feito do time paraibano foi ter ficado na terceira colocação do Campeonato Brasileiro da Série C. Porém, alvinegro não conseguiu o acesso para a Série B, pois nessa época, o regulamento recomendava que, ascendiam apenas dois times.
O Campinense, em 1972, conquistou o vice-campeonato nacional da Segunda Divisão. Este é considerado um dos maiores feitos de um clube paraibano na história do futebol brasileiro. No ano de 2003, o time rubro-negro chegou à fase final da Série C, obtendo a quarta posição.
Na temporada de 2008, o Campinense obteve a terceira colocação na Série C, e conseguiu o tão sonhado acesso para a Série B. Além da classificação, o clube obteve o maior público da competição. Vencendo o ASA por 1 a 0, em Arapiraca, gol marcado pelo lateral direito, Fábio.
Neste jogo, no estádio Coaracy da Fonseca, no interior alagoano, com o estádio completamente lotado pela torcida do ASA, o goleiro Pantera foi expulso ainda no primeiro tempo, com alegação da arbitragem apontando que estava retardando jogo, quando o placar era 0 a 0. O treinador Freitas Nascimento fez um grande movimento no intervalo prometendo denunciar nacionalmente o possível esquema que estava sendo feito pra proteger o ASA e o Campinense venceu o jogo, no segundo tempo, deixando Arapicara-AL, classificado.
No ano de 2013, o time Raposa chega a final da Copa do Nordeste e na disputa do primeiro jogo contra o ASA, vence por 2 a 1, em Arapiraca, garantindo a vantagem, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca-AL. Com isso, pode até perderia por 1 a 0, domingo, mas venceu, no Estádio Amigão em Campina Grande, para comemorar a condição de vencedor do título de campeão da Copa do Nordeste, num feito inédito para o futebol paraibano.
O Treze também conseguiu se destacar em competições nacionais. Em 1999, pela Copa do Brasil, passou pelo Santa Cruz-PE, após espetacular vitória, em Recife, por 4 a 2. Na Segunda fase, deu sufoco no Corinthians, e depois de dois empates por 2 a 2, só foi eliminado na decisão por pênaltis.
Mas, a participação de destaque do Galo da Borborema aconteceu em 2005, mais uma vez na Copa do Brasil. Na Primeira Fase, após ser goleado pela equipe gaúcha do Ulbra por 3 a 0, devolveu a goleada de forma espetacular, 5 a 0. Na fase seguinte, surpreendeu a todos ao eliminar o São Caetano. Pelas Oitavas de Finais, o Treze voltou a mostrar que não estava para brincadeira e eliminou o Coritiba. Pelas Quartas de Finais, após perder por 1 a 0, e devolver o resultado ao Fluminense, só foi eliminado na disputa por pênaltis, por 9 a 8, chegando ao quinto lugar em 2005. É o melhor resultado já obtido por um time paraibano na competição.
