Conquistas dos considerados grandes clubes da Paraíba - SóEsporte
Futebol

Conquistas dos considerados grandes clubes da Paraíba

Considerados os três principais clubes do futebol paraibano de todos os tempos pela tradição, títulos estaduais e, principalmente, pelas campanhas realizadas em competições regionais e nacionais, Treze, Botafogo e Campinense são os grandes representantes do Estado, no cenário brasileiro.

Domingo foi um dos dias mais importantes para história do futebol da Paraíba, com o Campinense sendo campeão da Copa do Nordeste, maior feito de um clube paraibano, bastando empatar com o ASA-AL, no estádio Amigão, às 16h, em Campina Grande.

No Campeonato Brasileiro, Primeira Divisão, em 1980, o Botafogo ganhou o apelidado pela imprensa nacional, como o ‘matador de tricampeões’. Este conceito positivo alcançado pelo clube alvinegro de João Pessoa depois de as vitórias consecutivas sobre o Flamengo-RJ por 2 a1 , no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro e diante do Internacional-RS, no estádio, Almeidão, em João Pessoa, também por 2 a 1, partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro da Série A.

O outro feito do time paraibano foi ter ficado na terceira colocação do Campeonato Brasileiro da Série C. Porém, alvinegro não conseguiu o acesso para a Série B, pois nessa época, o regulamento recomendava que, ascendiam apenas dois times.

O Campinense, em 1972, conquistou o vice-campeonato nacional da Segunda Divisão. Este é considerado um dos maiores feitos de um clube paraibano na história do futebol brasileiro. No ano de 2003, o time rubro-negro chegou à fase final da Série C, obtendo a quarta posição.

Na temporada de 2008, o Campinense obteve a terceira colocação na Série C, e conseguiu o tão sonhado acesso para a Série B. Além da classificação, o clube obteve o maior público da competição. Vencendo o ASA por 1 a 0, em Arapiraca, gol marcado pelo lateral direito, Fábio.

Neste jogo, no estádio Coaracy da Fonseca, no interior alagoano, com o estádio completamente lotado pela torcida do ASA, o goleiro Pantera  foi expulso ainda no primeiro tempo, com alegação da arbitragem apontando que estava retardando jogo, quando o placar era 0 a 0. O treinador Freitas Nascimento fez um grande movimento no intervalo prometendo denunciar nacionalmente o possível esquema que estava sendo feito pra proteger o ASA e o Campinense venceu o jogo, no segundo tempo, deixando Arapicara-AL, classificado.

No ano de 2013, o time Raposa chega a final da Copa do Nordeste e na disputa do primeiro jogo contra o ASA, vence por 2 a 1, em Arapiraca, garantindo a vantagem, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca-AL. Com isso, pode até perderia por 1 a 0, domingo, mas venceu, no Estádio Amigão em Campina Grande, para comemorar a condição de vencedor do título de campeão da Copa do Nordeste, num feito inédito para o futebol paraibano.

O Treze também conseguiu se destacar em competições nacionais. Em 1999, pela Copa do Brasil, passou pelo Santa Cruz-PE, após espetacular vitória, em Recife, por 4 a 2. Na Segunda fase, deu sufoco no Corinthians, e depois de dois empates por 2 a 2, só foi eliminado na decisão por pênaltis.

Mas, a participação de destaque do Galo da Borborema aconteceu em 2005, mais uma vez na Copa do Brasil. Na Primeira Fase, após ser goleado pela equipe gaúcha do Ulbra por 3 a 0, devolveu a goleada de forma espetacular, 5 a 0. Na fase seguinte, surpreendeu a todos ao eliminar o São Caetano. Pelas Oitavas de Finais, o Treze voltou a mostrar que não estava para brincadeira e eliminou o Coritiba. Pelas Quartas de Finais, após perder por 1 a 0, e devolver o resultado ao Fluminense, só foi eliminado na disputa por pênaltis, por 9 a 8, chegando ao quinto lugar em 2005. É o melhor resultado já obtido por um time paraibano na competição.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe um Comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.