Por Tadeu Casqueira
Rio de Janeiro
O ciclo passado foi fechado com o sentimento de dever cumprido com a conquista da inédita medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Londres-2012. As vitórias sobre equipes como Lituânia, Bélgica e Finlândia, colocaram o Brasil no patamar das seleções mais respeitadas do mundo. Para manter o bom nível, a Seleção Brasileira Masculina de Goalball inicia o novo ciclo paralímpico a partir deste sábado (23), na cidade Jundiaí, onde ficará até o próximo dia 6 de abril para a realização da I Fase de Treinamento.
O maior objetivo para o ciclo 2013-2016 é sem dúvida alguma a conquista do ouro nos Jogos Rio-2016, no entanto, outras competições importantes surgem como desafios. Para este ano, a preparação será para a disputa do Parapan-Americano da IBSA, confirmado de 9 a 15 de julho, na cidade de Colorado, nos Estados Unidos.
Os treinamentos serão realizados na cidade de Jundiaí (SP), em três locais. No período da manhã, de 8h às 9h30, os atletas treinam a parte física na academia do Centro Universitário Padre Anchieta, após seguem para a Associação Primavera de Esportes onde, às 10h, fazem trabalho com bola. À tarde, às 16h – exceto terça -, os treinamentos serão realizados no Centro Esportivo Jardim Ângela. Essa fase de treinamento será através do Siconv, num acordo entre o Ministério do Esporte e o Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB.
Sistema de convênios
Entre as ações contempladas no Siconv estão o incremento de mais fases de treinamento – com contrações de novos profissionais para maior acompanhamento -, aquisições de novos materiais, participações em intercâmbios – com objetivo de troca de experiências entre países – e presença em competições internacionais de grande porte.
O gerenciamento dos convênios é feito por meio do portal Siconv (Sistema de Convênios – www.convenios.gov.br), que centraliza todas as informações em uma única base e permite que todos os órgãos – CPB, Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ministério do Esporte, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União – tenham acesso. O processo, assim, oferece transparência na troca de informações entre as instituições e facilita o trâmite desde a análise inicial do projeto até a prestação de contas.
Confira a convocação
Atletas
Alexsandro dos Santos Lopes – UEEJAA (PA)
Filippe Santos Silvestre – URECE (RJ)
Jeferson Ramos Vieira – URECE (RJ)
José Roberto Ferreira de Oliveira – APACE (PB)
Leandro Moreno da Silva – CESEC (SP)
Leomon Moreno da Silva – ABDV (DF)
Max Diego Rosário Nascimento – UEEJAA (PA)
Rafael Tavares de Morais – CEPREVI (SP)
Romário Diego Marques – CESEC (SP)
Comissão Técnica
Alessandro Tosim – Técnico
Artur José Squarisi de Carvalho – Coordenador
Diego Gonçalves Colletes – Auxiliar Técnico
Arthur Disnard Mangabeira Bentes – Assistente Técnico
Rafael Loschi da Silva – Fisioterapeuta
Hesojy Gley Pereira Vital da Silva – Médico
Fabiana Aparecida da Silva Batista Milioransa – Apoio
José Maurício Bittencourt – Apoio
