ICB/BA vence APACE da Paraíba por 3×1 e garante o título de 2012, o quarto consecutivo da equipe. O bronze ficou para os gaúchos da AGAFUC, que venceram a APADV/SP nos pênaltis
Goleiro do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012, Fábio Luiz Vasconcelos é o novo técnico da Seleção Brasileira de Futebol de 5 e neste ano participou da Copa Brasil do outro lado.
“É a primeira vez que participo da Copa Brasil não como atleta, mas como observador. O Futebol de 5 está a cada ano mais forte e está difícil pensar na convocação de apenas 15 atletas para a Seleção Principal. Pretendo a partir do ano que vem criar a Seleção Jovem, visando a renovação e trabalho com novos talentos”, afirmou.
Dono do Troféu Revelação 2012, o baiano Tiago Santos do ICB/BA, 20 anos, se encaixaria no perfil.
“Ele é muito bom, tem potencial, mas não tem experiência ainda para encarar um jogo com a Seleção Principal. É um talento a ser trabalhado para os próximos Jogos”, avaliou Fábio.
O Troféu de Melhor Goleiro ficou para Toni, do CEIBC/RJ e o destaque da Copa Brasil 2012 ficou para Ricardo Alves, o Ricardinho, da AGAFUC/RS, que voltou para casa com o bronze e dois troféus: o de Artilheiro (com 11 gols) e Melhor Jogador.
Pela primeira, a Copa Brasil teve o Troféu Gol Mais Bonito, em homenagem ao jogador Nilson Silva, dono do primeiro gol do Brasil em Jogos Paralímpicos e que faleceu neste ano. O dono do troféu foi o zagueiro da APADV/SP Emerson de Carvalho.
“Concluímos nosso calendário esportivo de 2012 com a maior competição de Futebol de 5 do País. As disputas tiveram excelente nível técnico. Esperamos que o ano que vem seja ainda melhor, já que começamos um novo ciclo paralímpico, rumo os Jogos Rio 2016”, disse Sandro Laina, presidente da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV), em discurso.
Realizada pela CBDV com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), da Polícia Militar de São Paulo e patrocínio Loterias Caixa, a Série A da Copa Brasil de Futebol de 5 começou no último dia 20 e teve a participação de 12 equipes de quatro regiões do País – a com exceção do Centro-Oeste, que está na Série B. O Nordeste foi representado pelo ICB, da Bahia; APACE e APADEVI, da Paraíba; da CEDEMAC, do Maranhão; e da ADVP, do Pernambuco. O Norte pela UEEJAA, do Pará. O Sul, ADEVIPAR, do Paraná; e a AGAFUC, do Rio Grande do Sul. O Sudeste pelo CEIBC e URECE, do Rio de Janeiro; APADV, de São Paulo; ADEVIBEL, de Minas Gerais.
