Copa de 2022 já iguala a marca de uma edição com mais disputa de pênaltis
Uma tendência que vem acontecendo, a Copa do Mundo de 2022, no Catar, infelizmente ocorreu: as disputas de pênaltis. E o Mundial, com somente metade das quartas de final já disputadas – além das oitavas de final já concluídas, já igualou a marca de uma edição com mais disputa de pênaltis. Mas tem tudo para superar e assumir o “recorde” isolado.
Em 2022, até o momento dos 10 jogos eliminatórios, quatro determinaram os classificados nas disputas de pênaltis. Ou seja, 40% das partidas do ‘mata-mata’ terminaram empatadas no Catar.
Nas oitavas de final ocorreu com Japão x Croácia (3 a 1 para os croatas) e Marrocos x Espanha (3 a 0 para os marroquinos; e nas quartas de final ocorreu com Brasil x Croácia (4 a 2 para os croatas) e Argentina x Holanda (4 a 3 para os holandeses).
Além da Copa do Catar, as edições que tiveram quatro disputas de pênaltis em confrontos eliminatórios foram em 2018 na Rússia, 2014 no Brasil, 2006 na Alemanha e 1990 na Itália.
Só que estas no fim registraram apenas 25% dos jogos de eliminação com disputa de pênaltis (16 partidas no total).
Caso a Copa do Catar mantenha a marca aproximada de 40%, pelo menos terá duas ou três disputas de pênaltis nos seis jogos que ainda restam. Se forem seis disputas de penais no total serão 37,5% e sete serão 43,75%.
A disputa por pênaltis em confrontos eliminatórios de Copa do Mundo, por regulamento, foi estabelecida a partir do Mundial de 1978. Nos Mundiais anteriores (entre 1930 e 1974), qualquer confronto que terminasse empatado deveria ser repetido, dois dias depois, para ser conhecido um classificado.
De 1978 até 2022, a Copa do Mundo já teve 34 disputas de pênaltis. A Argentina se tornou nesta sexta-feira a seleção que mais vezes ganhou disputas de pênaltis: 5 de 6. Brasil, junto com a Espanha, estão empatadas em segundo lugar, com seleções que mais vezes definiram a vaga na marca da cal – os brasileiros com três vitórias e os espanhóis com apenas uma.


















