A bola só vai rolar o dia 12 de janeiro, mas a Copa do Nordeste 2014 já começou nesta terça-feira, quando os 16 clubes que estão na disputa conheceram os seus adversários. Treze pega Potiguar-RN, Ceará-CE e CRB-AL e Botafogo enfrenta Náutico-PE, Sport-PE e Guarany-CE.
A solenidade aconteceu no Espaço Unique, na capital baiana, contando com a presença do presidente da CBF, José Maria Marin, o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Serrano da Rocha, presidentes das federações dos estados que estão na disputa e representantes dos clubes.
A Copa do Nordeste de 2014 será a 12ª edição da competição de futebol realizada no Nordeste brasileiro. Bahia e Pernambuco têm três vagas cada; e Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba e Alagoas têm duas vagas cada.
Uma das novidades dessa edição do torneio será que o campeão ganhará a vaga para a Copa Sul-Americana do mesmo ano.
As equipes se enfrentam em seus grupos, em jogos de ida e volta. Os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para a fase dos jogos eliminatórios, obedecendo a seguinte ordem: 1ªA x 2ºB; 2ºA x 1ºB; 1ºC x 2ºD; 2ºC x 1ºD. As partidas também serão realizadas em regime de ida e volta até a grande decisão.
Após duas partidas, serão conhecidos os semifinalistas e, na sequência, após outras duas partidas, os finalistas.
Em caso de empate em pontos ganhos entre dois ou mais clubes na primeira fase, o desempate para efeito de classificação será definido observando-se os critérios abaixo:
1º) maior número de vitórias;
2º) maior saldo de gols;
3º) maior número de gols pró;
4º) confronto direto (quando o empate ocorrer entre dois clubes);
5º) menor número de cartões vermelhos recebidos;
6º) menor número de cartões amarelos recebidos;
7º) sorteio.
Na fase eliminatória (quartas de final, semifinais e final), em caso de empate de pontos, serão considerados:
1º) maior saldo de gols;
2º) maior número de gols pró assinalados no campo do adversário;
3º) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.