Por CBDV
Timão se iguala aos paraibanos em número de pontos, mas tem um jogo a mais; próxima rodada será em outubro
Jogadores do Corinthians comemorando em quadra. Eles estão usando uniformes pretos e vendas nos olhos. Em destaque, o ala Tiago Paraná está curvado para frente, gritando de emoção, com os braços abertos. Atrás dele, o chamador Luiz Felipe e o ala Jefinho aparecem também sorrindo e comemorando. O ambiente é de muita energia e alegria pós gol. Ao fundo, o piso é de ginásio, azul e laranja. Crédito: Mário Luiz/ CBDV.
O CORINTHIANS derrotou a APACE, neste sábado, em João Pessoa (PB), por 1 a 0, e embolou a briga por uma das vagas à final da Liga Nacional Loterias Caixa de Futebol de Cegos. O resultado fez o Timão se igualar aos paraibanos na tabela de classificação, com 15 pontos. Porém, a equipe paulista só tem mais uma partida a fazer, enquanto o adversário jogará mais duas vezes. A AGAFUC, do Rio Grande do Sul, que tem 20 pontos e folgou na rodada deste domingo, já está garantida na decisão do campeonato, em dezembro.
O gol do confronto na quadra do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, palco do duelo, foi marcado pelo ala Tiago Paraná, da Seleção Brasileira. “A gente jamais iria desistir. Sabemos que não será fácil. A APACE tem dois jogos a fazer e a gente tem apenas um. Mas, enquanto houver chance, daremos o nosso máximo e não vamos desistir!”, falou o camisa 9.
A equipe alvinegra volta a jogar pela Liga apenas em novembro, na última rodada da fase classificatória, no duelo paulista contra o já eliminado INV. Antes, em outubro, a APACE visitará a ADESUL, em Fortaleza. Se os paraibanos vencerem, estarão classificados, pois chegariam a 18 pontos e seis vitórias, contra 15 pontos e quatro vitórias do CORINTHIANS. Assim, na última rodada, mesmo se os dois voltassem a se igualar em pontos, o maior número de vitórias colocaria a APACE na decisão.
Guegueu comanda 1ª vitória da APADEVI

Guegueu usa camisa branca da APADEVI com uma listra horizontal vermelha na altura do peito e óculos pretos. Ele está parado, com os dois braços rentes ao corpo, e sorri levemente. A quadra te piso azul e laranja.
Crédito: Alex Barros/ CBDV.
Inspirado, o ala Gledson Barros, conhecido como Guegueu, foi o nome do confronto entre APADEVI e INV deste domingo que encerrou a rodada, em Campina Grande (PB). Multicampeão com a Seleção Brasileira, o camisa 11 marcou os três gols do triunfo por 3 a 0, o primeiro do time campinense na competição.
“Sensação muito boa, vencer sempre é bom. A gente veio batendo na trave, chegamos a abrir 3 a 0 contra o Corinthians [em jogo da segunda rodada que terminou empatado em 3 a 3] e quase levamos a virada. Estamos jogando bem, só não vínhamos conseguindo os resultados. Hoje, graças a Deus, saiu a vitória!”, disse, aliviado, o jogador. O duelo foi realizado na quadra do ICENO (Instituto de Cegos do Nordeste).
Sobre a Liga Nacional
A Liga Nacional, competição inédita no calendário da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), reúne os seis melhores times do país de acordo com a classificação no último Campeonato Brasileiro – Série A.
Todos jogam em suas respectivas sedes e na casa dos mandantes, o que fará cada equipe disputar dez partidas distribuídas ao longo de oito rodadas (há times que jogam mais de uma vez por rodada). As duas que mais pontuarem farão a grande final, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, no dia 6 de dezembro.
