Coritiba aposta no futebol americano para salvar o semestre - SóEsporte
Futebol

Coritiba aposta no futebol americano para salvar o semestre

Após quase ser rebaixado no Brasileirão, Coxa vê no futebol da bola oval chance de título nacional prometido à torcida para este ano.

O Coritiba acabou de escapar por pouco de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro de Futebol. Muito pouco num ano que começou promissor, dentro e fora do campo (o presidente Vilson Ribeiro prometeu um título nacional para 2013) e que terminou de forma melancólica, pelo menos para os atletas do futebol bretão. Além do vexame na Série A, time foi eliminado precocemente na Copa do Brasil, pelo Nacional de Manaus, e também na Copa Sulamericana, pelo Itagüí, da Colômbia.

 

Mas 2013 não está totalmente perdido para a torcida Coxa Branca, pelo menos no que depender dos jogadores do outro futebol praticado pelo time, o futebol americano. O Coritiba Crocodiles chegou invicto a mais uma final, a quarta seguida, do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. Se o adversário, o João Pessoa Espectros, é motivo de preocupação para jogadores e comissão técnica (os paraibanos também não perderam esse ano); é o próprio retrospecto da equipe que causa preocupação na torcida: o time perdeu todas as outras três finais – chamadas de Brasil Bowl – que disputou. Duas vezes contra o Cuiabá Arsenal (em 2010 e 2012 ) e a terceira contra o Fluminense Imperadores, em pleno Couto Pereira, em 2011, para um público de quase 8 mil pessoas.

 

Além de ambas as equipes estarem invictas esse ano, outros fatos também aproximam o Espectros e o Croco (como o Crocodiles é chamado pela torcida): a última derrota de ambas foi para o atual campeão brasileiro, o Cuiabá Arsenal: o Espectros caiu na semifinal do Brasileiro de 2012 (21 a 20), já o Coritiba perdeu na final por 31 a 23, ambos os jogos foram em Cuiabá. Além disso, esses dois times são os maiores vencedores regionais do Brasil: o Crocodiles foi cinco vezes o melhor time do Sul do país, enquanto os pessoenses são tetracampeões nordestinos. A diferença entre os times fica na experiência: o Espectros está apenas em seu segundo campeonato Brasileiro.

 

O técnico do João Pessoa Espectros, Marcos Aurélio Crispim, o Marcão, resumiu suas expectativas para a partida:

 

“Sem dúvida será um dos melhores jogos de futebol americano já disputados no Brasil. As duas equipes vêm de semifinais duríssimas, que foram decididas nos últimos minutos, e estão igualmente motivadas: o Espectros pela oportunidade de ganhar o título brasileiro na sua primeira final e ainda por cima perante sua torcida, chance que não sabemos quando teremos novamente; já o Coritiba por estar chegando à quarta final, sendo que ainda não conseguiu sair vitorioso” –   comentou Marcão.
O Brasil Bowl 2013 será disputado em jogo único no dia 14 de dezembro, em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa, já que o time da Paraíba, dono do melhor ataque da competição, teve melhor campanha do que os representantes do Paraná. O jogo começará às 17h no horário local (18h pelo horário de Brasília).

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.