CPB convoca jogadores para Mundial no Egito - SóEsporte
Futebol

CPB convoca jogadores para Mundial no Egito

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio de sua diretoria de Esportes de Alto Rendimento e da coordenação técnica de halterofilismo, anuncia nesta sexta-feira, 25, a convocação de 25 atletas para o Mundial da modalidade de Cairo 2025, que será disputado entre os dias 11 e 18 de outubro, no Egito.

É a maior delegação brasileira na história da competição, com 16 atletas mulheres e nove halterofilistas homens. O recorde anterior havia acontecido em Dubai 2023, com 23 halterofilistas (14 mulheres e 9 homens).

A formação da Seleção Brasileira que irá ao Egito levou em consideração os Critérios de Entrada para a competição estabelecidos pelo CPB e divulgados em março deste ano.

CONFIRA AQUI A CONVOCAÇÃO COMPLETA

Foram convocados 21 atletas que alcançaram o índice A nas duas fases do Circuito Paralímpico Loterias Caixa de halterofilismo realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, em março e em junho, respectivamente.

Além deles, quatro halterofilistas também asseguraram seu lugar na equipe brasileira por outros critérios, como a conquista da medalha nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

Bicampeã paralímpica (Tóquio 2020 e Paris 2024) e campeã Mundial em Dubai 2023, a paulista Mariana D’Andrea está entre os convocados. A atleta conquistou há dois anos a primeira medalha de ouro entre adultos do Brasil em um Mundial da modalidade e ainda se tornou recordista mundial da categoria até 79kg, com um levantamento de 151kg.

A carioca Tayana Medeiros, medalhista de ouro na categoria até 86kg em Paris 2024 e no Parapan de Santiago 2023, e a manauara Maria de Fátima, bronze na categoria até 67kg, e a mineira Lara Lima, bronze na categoria até 41kg, ambas conquistas na capital francesa no ano passado, também estão entre os convocados.

Os atletas que irão representar o Brasil vão se concentrar no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, nos dias 3 e 4 de outubro, e embarcam para Cairo na sequência em um único voo.

Antes do Mundial, a Seleção Brasileira disputa a Copa do Mundo da modalidade, que será realizada em Santiago, no Chile, entre os dias 15 a 17 de agosto. Foram convocados 16 atletas para a competição.

Esse será o primeiro Mundial de halterofilismo após os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, quando o Brasil encerrou a participação na modalidade com quatro medalhas, sendo duas de ouro e duas de bronze.

A participação no Mundial de halterofilismo também é critério obrigatório para os atletas poderem participar dos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028, uma vez que faz parte do processo qualificatório determinado pela World Para Powerlifting (WPPO), a Organização Mundial de halterofilismo paralímpico. 

Na última edição do Mundial de halterofilismo, em Dubai 2023, a delegação brasileira finalizou a competição com a melhor campanha da história, com quatro medalhas no total, sendo três na categoria adulta e outra no júnior.

Além da conquista na competição de equipes, a paulista Mariana D’Andrea obteve um ouro na categoria até 79kg, a primeira medalha dourada do Brasil em Mundiais entre os adultos, e a mineira Lara Lima conquistou mais dois pódios – ouro no júnior e bronze no adulto, ambos pela categoria até 41kg. 

O Brasil tem até hoje oito pódios adultos em Campeonatos Mundiais, cinco deles em disputas individuais. Duas dessas conquistas são da paulista Mariana D’Andrea, sendo um ouro (Dubai 2023) e uma prata (Geórgia 2021). O país também possui três bronzes, com a mineira Lara Lima (Dubai 2023), o baiano Evânio Rodrigues da Silva (México 2017) e a paranaense Márcia Menezes (Dubai 2014).

Além dessas medalhas, o país tem três pratas em disputas por equipes na história da competição. Uma em Dubai 2023, com sua equipe feminina, e outras duas com seu time misto – Geórgia 2021 e Cazaquistão 2019. 

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.