CPB: Paralimpíadas Escolares começam na terça-feira - SóEsporte
FutSal

CPB: Paralimpíadas Escolares começam na terça-feira

Competição reunirá mais de 1.200 atletas de 24 estados e Distrito Federal, entre os dias 16 e 19 de outubro, em São Paulo

Maior evento esportivo do planeta para atletas com deficiência em fase estudantil, as Paralimpíadas Escolares 2012 terão 1.201 participantes de 24 estados e do Distrito Federal, disputando 10 modalidades: Atletismo, Bocha, Judô, Tênis de Mesa, Vôlei Sentado, Futebol de 5 (para cegos), Futebol de 7 (para paralisados cerebrais), Goalball, Natação e Tênis em Cadeira de Rodas.

O número de inscritos neste ano supera o recorde de 958 participantes em 2011. A maior delegação é a de São Paulo com 197 integrantes, sendo 135 atletas, e a menor do Mato Grosso com apenas dois atletas num grupo de seis pessoas. Apenas os estados de Roraima e Tocantins não terão representantes.

A cerimônia de abertura da sétima edição das Paralimpíadas Escolares será marcada pela presença dos atletas que integram o Time São Paulo, entre eles alguns que já participaram do evento quando mais novos. É o caso do medalhista de ouro nos 200m rasos nos Jogos Paralímpicos de Londres, Alan Fonteles.

“Comecei minha carreira esportiva nas Paralimpíadas Escolares, em 2007. Lá viram meu potencial e em 2008 fui convocado para o Mundial Juvenil e para as Paralimpíadas de Pequim. É uma felicidade imensa para mim voltar e poder agora ser exemplo para os novos atletas”, afirma o velocista que será o porta-bandeira do seu Estado, o Pará, no desfile das delegações.

Considerada celeiro de novos talentos, as Paralimpíadas Escolares são importantes para o desenvolvimento do esporte de base e promovem a inclusão social e a saúde.

“Além da oportunidade de identificarmos novos talentos, o maior legado das Paralimpíadas Escolares é uma geração de jovens que acreditam no esporte como forma de exercer sua cidadania”, destaca Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Além do CPB, participam da organização das Paralimpíadas Escolares o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Secretaria Municipal dos Transportes, Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura.

Nmero de atletas por Estado
Acre 57
Alagoas 28
Amapá – 26
Amazonas 16
Bahia 7
Ceará – 33
Distrito Federal 77
Espírito Santo – 42
Goiás – 44
Maranhão – 22
Mato Grosso 2
Mato Grosso do Sul 72
Minas Gerais 97
Pará – 80
Paraíba – 29
Paraná – 63
Pernambuco 21
Piauí – 8
Rio de Janeiro 121
Rio Grande do Norte 23
Rondônia – 31
Rio Grande do Sul 39
Santa Catarina 104
São Paulo – 135
Sergipe – 24

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.