A CBF recebeu a turma do Curso de Gestão de Futebol, promovido pela entidade com o Fundo de Legado da Copa do Mundo da FIFA 2014, para as primeiras aulas do oitavo e último módulo, que aborda o tema Comunicação. Nesta quinta-feira (10), quatro profissionais fizeram apresentações no auditório da sede, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
O jornalista Marcio Mac Culloch falou sobre “Gestão de Comunicação de Assessoria de Imprensa”, promovendo atividades práticas com problemas hipotéticos e prováveis soluções apresentadas pelos alunos. Mac Culloch é gerente de Comunicação do Flamengo e cuida da produção de conteúdo em múltiplas plataformas, relacionamento com a imprensa e atendimento de demandas relacionadas ao presidente do clube.
– Clubes, federações e todas as instituições do futebol devem investir na profissionalização do setor de comunicação. Um trabalho bem feito ajuda na tomada de decisões, gestão de crises e evolução da imagem no mercado – afirmou o jornalista.
A palestra de Marcio contou com a participação do diretor de Comunicação da CBF, Fernando Mello, em uma conversa sobre o panorama da imprensa esportiva brasileira na atualidade.
Aperte o play
O gerente de Comunicação da CBF, Douglas Lunardi, abriu a tarde com números e estatísticas que ressaltaram a importância do trabalho com uma TV na web. Ele mostrou canais relevantes no Youtube e destacou os quatro conceitos fundamentais para trabalhar com vídeos na internet: mobile, experiência, conteúdo e segmentação.
A primeira parte do Módulo 8 foi concluída com uma aula de Arnaldo Hase, jornalista que acumula casos de sucessos como a Santos TV e a TV Palmeiras. Este mês, ele começou a trabalhar também com a Fla TV.
– Na internet, um vídeo muito produzido não é sinônimo de resultado. O conteúdo é sempre o mais importante. Com algo atrativo e exclusivo para o torcedor, é possível fazer um bom trabalho sem grandes investimentos – finalizou Hase.
O Curso de Gestão de Futebol continua até sábado (12), quando haverá uma confraternização e a entrega dos certificados.
O Curso de Treinadores da CBF – Licença PRO teve uma quinta-feira (10) de intercâmbio na troca de ideias entre os técnicos, professores e alunos. Com a presença do espanhol Antonio Flores, o dia rendeu, com aulas teóricas e práticas na Granja Comary.
No quadro negro um espanhol, do outro lado uma turma de respeito. Nomes como o do técnico Dunga, os pentacampeões mundiais Roque Junior e Ricardinho, além de Doriva, Hélio dos Anjos, Rodrigo Mendes e tantos outros profissionais que já passaram pelos outros cursos da CBF e agora chegaram ao nível PRO.
– É um orgulho para mim ministrar aulas para uma turma de nível tão elevado. Você fala as coisas, debate os assuntos e percebe que todos estão captando e refletindo sobre os temas. É assim que todos nós evoluímos. O futebol é internacional e suas ideias também. Esse intercâmbio é essencial – comentou o professor da Federação Espanhola, Antonio Flores.
O dia começou na sala de aula. O tema foi a organização defensiva e ofensiva. Estratégias e formas de treinar estas formações. Após o almoço, o que foi debatido pela manhã passou para a prática no campo. Uma verdadeira aula ao ar livre, com caixas de som, microfone direto com o professor, tradução simultânea e arquibancada.
– É um momento de crescimento dos técnicos brasileiros. Aqui estamos aliando quem conhece a prática, que são os muitos ex-jogadores, com a parte teórica, do acadêmicos, e a junção dessas ideias engrandece o curso. Algumas coisas já conhecíamos, outras são novas e podem ser adaptadas aqui, sempre respeitando a cultura do nosso futebol – disse o técnico da Seleção Brasileira, Dunga.
Com programação extensa, o Curso de Treinadores – Licença PRO segue na Granja Comary até o dia 17. Nesta sexta-feira (11), também começará a Licença A, que contará com a participação dos três técnicos das categorias de base da Seleção Brasileira, além do auxiliar da Principal, Andrey Lopes.

















